POLÍTICA
Veto de Lula a PL da saidinha de presos: Veja como cada senador e deputado do Acre votou
Por Wanglézio Braga
O Congresso Nacional derrubou nesta terça-feira (28) o veto do presidente Lula (PT) à lei do fim da saída temporária, a chamada “saidinha”. A derrubada ocorreu após o presidente definir, por meio de decreto, que as visitas familiares de presos no semi-aberto deveriam continuar. Por isso, deputados e senadores analisaram a questão e resolveram derrubar a decisão do executivo.
A derrota do governo foi expressiva em ambas as Casas, como mostram os placares. No Senado Federal, 11 senadores votaram para manter o veto enquanto que 52 pediram para derrubar. Já na Câmara, 314 derrubaram o veto e 126 votaram para mantê-lo.
No Senado, a bancada do Acre votou em sua totalidade. Os senadores Alan Rick (UB), Sérgio Petecão (PSD) e Márcio Bittar (UB) votaram com o “não”, para derrubar o veto.
Na Câmara a derrubada do veto do petista foi por “unanimidade”. Todos os deputados – Meire Serafim (UB), Antônia Lúcia (Republicanos) Socorro Neri (PP) Gerlen Diniz (PP), Zezinho Barbary (PP), Roberto Duarte (Republicanos), Coronel Ulysses (UB), Eduardo Velloso (UB) – votaram com o “não”.
Com a derrubada do veto, a legislação vai permitir as ‘saidinhas’ apenas para estudos e trabalho externo ao sistema prisional.