GERAL
‘Vi a notícia do roubo de gado e lembrei que ano passado sugeri a criação de uma patrulha rural’, diz empresário Rodrigo Pires
O empresário, produtor rural e fundador do Fórum do Acre 2050, lamentou na manhã deste sábado, 21, após ter acesso a informações sobre roubo de gado nos arredores de Rio Branco nas últimas horas, o fato de a Assembleia Legislativa não ter levado adiante um projeto sugerido por ele para a criação de uma patrulha rural dentro da Polícia Militar. Rodrigo discutiu esse assunto com a sociedade acreana por meio de audiência pública em dezembro de 2020.
A audiência realizada no final do ano passado foi prestigiada pelo secretário de Segurança, Paulo César, e o então secretário de Agricultura, Edivan Maciel. Entre outras medidas, foram discutidas a criação da delegacia civil online, fundo de segurança, patrulha rural e marcação de rebanho de faturamento para evitar roubo. O projeto foi encaminhado para a Assembleia Legislativa, gerou muita expectativa entre os criadores, mas os deputados não deram prosseguimento. “É urgente a ação de uma polícia especializada e específica para proteger quem gera renda no estado do Acre. Criamos uma petição online para pressionar o Governo e até o momento já temos quase 400 assinaturas. O próximo passo é executar o projeto!”, disse Rodrigo à época.
Os crimes mais comuns na zona rural são furtos de animais, maquinários agrícolas, caminhonetes, inclusive com uso de violência contra as famílias, além de ataques de facções criminosas. Com a Base Integrada de Segurança Pública, cerca de 30 mil pessoas que residem ao longo da Transacreana seriam beneficiadas com o serviço de policiamento. Não aconteceu e a imprensa continua noticiando os ataques que os criadores tem sofrido.
You must be logged in to post a comment Login