Connect with us

POLÍTICA

‘Cruzeiro do Sul vai brilhar sempre’, diz Zequinha Lima ao fazer um balanço do Novenário de Nossa Senhora da Glória

Publicado

em

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima (Progressistas), um professor discreto, franzino e inteligência pura, dosa como pouco suas aparições na imprensa. Não anda dando entrevista por qualquer coisa, a menos que o fato mereça, caso da recente festa de Nossa Senhora da Glória, um evento que dura nove dias e atrai para seu município, uma espécie de segunda capital do Acre, os vizinhos de todo o Vale do Juruá, da capital e até de fora do Estado. O Novenário, como também é conhecido, fervilha a economia e a política. O prefeito reconhece o resultado, sobretudo em um momento ímpar, onde passamos um ano e meio travados por uma pandemia. “O evento mexe com nossa cidade, mas Cruzeiro do Sul vai brilhar sempre, independente dessas festas”, diz ele, parido por sua terra. O AcreNews ouviu o prefeito, que estava em Brasília essa semana. Ele faz um balanço da festa. Veja:

AcreNews – Prefeito, Cruzeiro do Sul voltou a brilhar com o Novenário, depois de um ano e meio de incertezas, diante de uma pandemia. A vida voltou ao normal?

Zequinha – Cruzeiro do Sul ela sempre vai estar brilhando, independente de quem esteja na gestão. Esse é um povo diferenciado, um povo muito acolhedor, trabalhador pra caramba. E você me pergunta se as pessoas voltaram a vida normal? Difícil voltar a vida normal. Uma pandemia como essa, por mais que a gente esteja nesse processo, saindo dessa fase um pouco mais aguda, mas as pessoas ainda não voltaram a sua normalidade. As escolas ainda não voltaram com as aulas presenciais m, o povo ainda continua um pouco com receio, mas a ansiedade das pessoas para que possam voltar a fazer o que fazia antes da pandemia é muito grande, haja vista o Novenário. Pelo segundo ano consecutivo a gente teve participação no novenário aqui dos fiéis com muita distância. Pela segunda vez a gente não teve procissão, a gente teve uma carreata e a presença do público na catedral nos eventos religiosos foi reduzida em 50%. Então a gente teve que se adaptar. Essa festa é reconhecida no Brasil inteiro como uma das maiores festas religiosas, onde o povo participa bastante. Então, mesmo com essas restrições, houve uma participação maciça das pessoas na tentativa de agradecer a Deus pela vida e pedir a padroeira proteção e saúde.

AcreNews – Financeiramente qual o balanço da festa? Foi bom quanto para a economia do município?

Zequinha – O novenário é a maior festa que a gente tem em Cruzeiro do Sul e a maior festa do Juruá. A festa que mais se aproxima do Novenário é a Expoacre Juruá. Economicamente falando ela representa muito, porque você tem na religiosidade do nosso povo algo que transforma as pessoas, transforma a economia nesse período. É uma festa que movimenta muita coisa. Não movimenta apenas a sua parte religiosa. Centenas e centenas de pessoas vêm do Brasil inteiro rezar nessa festa e isso tem consequências econômicas altamente positivas, porque o comércio movimenta muito. É claro que a pandemia tem prejudicado esse movimento, mas eu espero que a partir do ano que vem a gente possa ter já um Novenário já bem tradicional com a presença maciça dos fiéis, com a presença maciça do público. A gente precisa melhorar muito a nossa economia e o novenário é uma festa da padroeira. Ela representa esse desenvolvimento, esse despertar, essa movimentação na economia local nos mais diversos setores. Então ficamos todos nós aqui na expectativa de que o ano que vem a gente possa ter uma festa bem tradicional.

AcreNews – O Novenário acaba virando também um grande “comício”, um encontro de políticos. Isso é bom?

Zequinha – Essa festa é uma festa de encontro da classe política aqui no Juruá. Em todas as procissões percebe-se uma presença muito grande da classe política. Então é um encontro. A festa se transforma também no encontro político. As pessoas marcam muitas atividades não só religiosas, mas reuniões políticas, atividades políticas, motivado muito pela festa religiosa. É o momento que a gente recebe a visita de muitos políticos das mais diversas áreas e isso é bom porque atrai a atenção das pessoas que podem trazer investimento para o nosso município, como os nossos parlamentares. E do ponto de vista político é extremamente importante essa festa para despertar o interesse dos nossos parlamentares, da classe política, para que possam trazer investimentos.

AcreNews – Qual o raio-x da economia de Cruzeiro do Sul no momento, levando em conta ser esta a segunda cidade mais importante do Acre?

Zequinha – A economia de Cruzeiro do Sul não é diferente da economia do Brasil. A pandemia trouxe uma série de prejuízos financeiros, alguns irrecuperáveis para a economia local, mas aos poucos observa-se que começa a voltar a sua rotina normal. As pessoas passam a recuperar um pouco daquilo que perderam no período da pandemia. O maior problema que nós temos hoje na nossa cidade não é diferente do Brasil: é o desemprego, que hoje afeta muitas pessoas aqui na nossa cidade. Então a gente precisa motivar e incentivar o empresariado local para que a gente possa tá gerando emprego, tá gerando uma oportunidade de trabalho para muitos jovens que perderam essa oportunidade no período de pandemia. A gente tá trabalhando do ponto de vista de gestão para que a gente possa trazer para nossa cidade muitos investimentos e a gente possa crescer economicamente também.

AcreNews – O cruzeirense respira política. O que já se fala por aí em relação às eleições de 2022?

Zequinha – Fato. O cruzeirense respira política, o acreano respira política. Termina uma eleição e já começa a fazer suas projeções para as eleições de dois anos depois. Aqui não é diferente, ainda mais quando se tem um governador cruzeirense como o nosso. Ele (Gladson) desperta ainda muito mais interesse pela política, pelos bastidores da política. Em qualquer roda de amigos sempre o assunto, a pauta, vai ser a política. O governador, que é daqui da nossa região tem trabalhado muito pelo povo acreano, não só o de Cruzeiro do Sul e isso cria uma expectativa muito grande de que ele possa ser reconduzido ao cargo.

AcreNews – Como é a relação de vocês, do Juruá, com o governador Gladson Cameli?

Zequinha – Cruzeiro do Sul gosta e tem um respeito muito grande pelo governador Gladson. Ele tem despontado nos últimos anos como uma liderança em destaque a nível de Estado. Você pega por exemplo o fato de o governador ser cruzeirense, o presidente da Assembleia cruzeirense, vários deputados estaduais que tem raízes fincadas aqui no Juruá, assim como deputados federais. Isso fortalece muito a região e a expectativa do cruzeirense é que a gente possa ter uma eleição a partir do ano que vem onde a gente possa garantir os espaços do Juruá dentro da política e essa movimentação nos bastidores elas acontecem no dia a dia. Eu que tô dentro da prefeitura percebo isso. A gente sente isso e a gente tá no meio disso porque a gente espera que o cruzeirense possa escolher o seu novo governador, seus novos representantes da política o ano que vem com muita sabedoria, com muita inteligência para que essas pessoas possam representar muito bem o nosso estado e a nossa região.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POLÍTICA

Acre se destaca no desenvolvimento educacional prisional

Publicado

em

Por

Mesmo em meio à pandemia, o Acre avançou no desenvolvimento educacional prisional.  De acordo com dados do Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional (Sisdepen), órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Estado ficou em nono lugar na classificação, com o aumento de 43,69% em 2021, comparado com o ano anterior. As atividades avaliadas vão desde a participação em exames nacionais a atividades culturais, esportivas, em saúde, educação e leitura.

O presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC), Arlenilson Cunha, reforça que os números mostram o comprometimento e o envolvimento de todas as instituições do governo com a ressocialização e a reintegração social.

“Figurar entre os dez primeiros estados da federação em aumento de atividades educacionais é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo, por meio da equipe da Divisão de Educação Prisional, em parceria com a Secretaria de Educação”, explica.

Em 2020, foram inscritos 365 apenados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que já foi um recorde. Em 2021, o número foi superado, com 470 inscritos.

“Conseguimos aumentar a oferta de vagas em educação formal escolar de 190 para cerca de 250 em Rio Branco. Tivemos aumento da participação dos apenados no projeto de leitura e nos exames nacionais”, explica Margarete da Frota, chefe da Divisão  de Educação Prisional do Iapen.

Sisdepen

Sisdepen é a plataforma de estatísticas do sistema penitenciário brasileiro que sintetiza as informações sobre os estabelecimentos penais e a população carcerária.

Continue lendo

POLÍTICA

Encontro presidencial entre Brasil e Peru irá celebrar acordo para exportação de carne

Publicado

em

Por

O governador do Acre, Gladson Cameli, anunciou nesta semana a realização de um encontro presidencial entre Brasil e Peru, que será realizado em Porto Velho (RO), no dia 3 de fevereiro, quinta-feira, com a presença do chefe do Executivo brasileiro, Jair Bolsonaro, e o presidente do Peru, Pedro Castillo. Na ocasião será assinado um acordo bilateral para exportação de carnes.

De acordo com informações da resolução legislativa peruana, a finalidade do encontro é fortalecer e ampliar a agenda bilateral em temas de interesse comum.

O governador lembrou que as conquistas do futuro acordo refletem todo o trabalho de planejamento que teve início com a luta pela Ponte do Rio Madeira e a execução do anel viário de Brasileia e Epitaciolândia, entre outros investimentos em infraestrutura que têm sido realizados, apesar do enfrentamento à pandemia que assolou o mundo.

“Para garantir o desenvolvimento do estado, apoiamos o agronegócio e o comércio com os países fronteiriços. Esse acordo será muito importante para a exportação da carne brasileira, abrindo novos mercados e facilitando a nossa produção e exportação, gerando emprego e renda para nossa população”, destacou Cameli.

Continue lendo

POLÍTICA

Governo do Estado leva mais de R$ 3,7 milhões em investimentos para Brasileia, Capixaba e Xapuri

Publicado

em

Por

A pedido do governador Gladson Cameli, o secretário de Infraestrutura, Cirleudo Alencar, cumpriu extensa agenda nesta quarta-feira, 26, em Brasileia, Capixaba e Xapuri. Os municípios serão contemplados com o repasse de massa asfáltica para a pavimentação de ruas e serviços de tapa-buracos, além da reforma e inauguração de prédios públicos. Provenientes de recursos próprios do Estado, os investimentos somam mais de R$ 3,7 milhões.

Para a maior cidade do Alto Acre, o governo cederá, por meio de convênio, 700 toneladas de massa asfáltica e garantiu ainda a pavimentação de 1,5 mil metros de vias urbanas. O anúncio foi feito diretamente à prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem. De acordo com o titular da Seinfra, os trabalhos devem ser iniciados já nos próximos dias.

Em Brasileia, governo do Estado anunciou convênio com a prefeitura para o repasse de 700 toneladas de massa asfáltica e pavimentação de 1.500 metros de ruas. Foto: Jean Lopes/Seinfra

“As empresas estão contratadas e solicitei prioridade para que o serviço comece na próxima semana. Mesmo no inverno, o governo tem trabalhado com responsabilidade em todo o estado. O governador Gladson Cameli tem realizado parcerias com as 22 prefeituras acreanas, ouvindo as principais demandas de cada cidade e ajudando a resolver os problemas”, declarou Alencar.

Fernanda Hassem agradeceu o apoio prestado pelo governo acreano e afirmou que várias comunidades de Brasileia serão beneficiadas. “Vamos poder asfaltar ruas dos bairros Alberto Castro, Leonardo Barbosa, Samaúma I e Três Botequins. Somos movidos pelo trabalho de atender a expectativa popular e fico muito feliz quando vejo o governo do Estado conhecendo a nossa realidade e se propondo a ajudar”, afirmou.

Rua onde mora Josimar Soares está entre as contempladas com pavimentação em asfalto. Foto: Jean Lopes/Seinfra

O aposentado Josimar Soares comemorou ao saber que a rua onde vive há uma década está entre as contempladas com pavimentação. A chegada do asfalto era bastante aguarda pela comunidade, que enfrenta os transtornos causados pela falta de infraestrutura. “Recebemos essa notícia com muita satisfação e alegria por a gente estar saindo da pior para melhor”, revelou.

Reformas, mais asfalto para Capixaba e inauguração da unidade da Defensoria Pública em Xapuri

Em Capixaba, também foram assegurados insumos necessários para o asfaltamento 1,5 mil metros de ruas e a confirmação das reformas do ginásio poliesportivo, terminal rodoviário e centro cultural. Somente com essas ações, o governo do Acre investirá R$ 1,5 milhão na cidade.

Para Capixaba, governo assegurou pavimentação de 1.500 metros de ruas e reforma do centro cultural, ginásio poliesportivo e terminal rodoviário. Foto: Jean Lopes/Seinfra

O prefeito Manoel Maia comemorou a parceria proposta pelo Estado. “Essa é uma ajuda que chega em boa hora para melhorar e organizar as ruas do nosso município. Vamos mapear aquelas que mais estão precisando no momento e nos mobilizar para dar apoio a esse trabalho, que será executado em breve”, pontuou.

Em março, Xapuri contará com unidade própria da Defensoria Pública Estadual. O prédio orçado em R$ 378,6 mil está em fase de conclusão. O espaço de 180 metros quadrados contará com recepção, duas salas para defensores públicos, sala de assessoria, banheiros sociais, copa, despensa, depósito e garagem.

Em março, unidade da Defensoria Pública Estadual será inaugurada em Xapuri. Foto: Jean Lopes/Seinfra

Outra importante conquista para o município centenário será a presença permanente de um defensor público. “Os cidadãos de Xapuri são atendidos por advogados dativos há muitos anos. Com a vinda de um profissional, além da economia que isso gerará, nosso público será melhor assistido”, explicou Simone Santiago, defensora pública geral do Estado.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas