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Educação do Estado lança e-book para divulgar métodos de inclusão de alunos com TDAH nas escolas

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Em resposta ao aumento significativo de diagnósticos de alunos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) nas escolas da rede pública, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) lançou na primeria quinzena de julho o e-book “Guia para inclusão de alunos com TDAH no contexto escolar”. O material visa subsidiar os profissionais da educação no atendimento a esse público-alvo e será utilizado nas escolas da rede estadual a partir do segundo semestre de 2024.

Como o TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta o comportamento e pode prejudicar a aprendizagem, a equipe do Departamento de Educação Especial da SEE identificou a necessidade de fornecer orientações claras aos professores, gestores e coordenadores pedagógicos sobre como lidar com esses alunos.

Guia visa subsidiar profissionais da Educação no atendimento às crianças com TDAH no ambiente escolar. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Especialistas do departamento realizaram uma ampla revisão da literatura existente sobre TDAH e consultaram o parecer do Conselho Estadual de Educação. O resultado é um e-book abrangente, que explica o que é o TDAH, seus efeitos no ambiente escolar e oferece exemplos de intervenções práticas para minimizar as dificuldades. A construção do material levou seis meses.

“As escolas traziam essa dificuldade para nós, de como lidar com estudantes com TDAH e, em função dessa dificuldade, elas estavam sempre buscando um apoio de professor mediador. E aí, como esse não é um público que é indicado para ser atendido por professor mediador, desenvolvemos o guia para orientar todos os profissionais sobre os ajustes possíveis que irão contribuir para amenizar as dificuldades que se apresentam em sala de aula”, explica Hadhianne Peres, chefe do departamento.

Chefe do Departamento de Educação Especial, Hadhiane Peres explica que guia surgiu da necessidade dos profissionais da educação saberem como lidar com alunos com TDAH. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Preparar os professores para lidar com diferentes formas de aprendizagem é essencial para apoiar e promover o desenvolvimento dos alunos. As orientações fornecidas no guia têm como objetivo facilitar a integração dos alunos com TDAH com seus colegas, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.

“Esse guia é tudo o que nós, professores regentes, precisávamos, porque, quando a criança chega, começamos notar a diferença de uma para outra. Existem muitas crianças em uma turma e elas pensam e aprendem de todas as maneiras. Esse guia veio para nos ajudar a identificar cada transtorno. Eu já li e reli e estou encantada com o guia. Ele vai nos ajudar na elaboração de estratégias para lidar com cada criança”, enfatizou a professora Maria Enilda Portela, da Escola Luísa Batista, em Rio Branco.

O material foi distribuído por e-mail às equipes gestoras das escolas da rede estadual de ensino e aos Núcleos de Representação da SEE nos municípios. Para as escolas do campo, o guia será entregue em formato impresso, garantindo que todos os profissionais tenham acesso às estratégias pedagógicas necessárias para otimizar o ensino.

“Esse guia veio para nos auxiliar dentro da escola, não só os professores, coordenadores e gestores, mas todas as pessoas que estão dentro da escola e lidam com os alunos. Ele chegou numa boa hora, pois muitas vezes, diante de diversas situações apresentadas por uma criança com TDAH, não sabemos como lidar, então esse guia vai ser uma cartilha diante dessas situações”, declarou Cristina Araújo, gestora da Escola Ramona de Castro, também na capital.

O material será utilizado já no segundo semestre de 2024, em todas as escolas do estado. Foto: Mardislon Gomes/SEE

O guia inclui orientações específicas para os professores regentes e os responsáveis pelas salas de recursos multifuncionais. Embora os alunos com TDAH geralmente não sejam acompanhados por mediadores, já que o TDAH não é uma deficiência, a publicação enfatiza a importância de adaptações e acompanhamento em sala de recursos para apoiar esses estudantes.

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