EXPOACRE 2024
Cooperativa colhe 3 toneladas de mandioca para produzir biju, farinha e tapioca na Expoacre
Por Wanglézio Braga/ Fotos: Wanglézio Braga
Uma Casa de Farinha erguida no setor da agricultura do Parque de Exposições Wildy Viana, na Expoacre 2024, chama atenção pela variedade dos produtos à base de mandioca produzidos pela Cooperativa de Quixadá, localizada em Rio Branco, a capital acreana.
Leandro Medeiros, membro da Cooperativa ressalta que no lugar o público pode comprar farinha, biscoito, goma, tucupi, biju e principalmente a tapioca assada no forno a lenha.
Para a edição da Expoacre, Leandro explica que a comunidade conseguiu colher quase 3 toneladas de mandioca e em tempo recorde. Mais de 15 produtores trabalham intensamente nos últimos dias na colheita. Outros tantos na limpeza e no transporte da planta. Já no estande, sete atendentes realizam a venda e o preparo dos alimentos.
“No nosso espaço a gente apresenta ao público todo o maquinário usado na fabricação da farinha, do tucupi, do biju e dos outros produtos que a gente produz na nossa cooperativa. Aqui, você pode comprar alimentos frescos e conhecer o nosso pessoal”, explicou.
Campeã de vendas, as tapiocas são produzidas na hora. Num rápido balanço, diariamente a cooperativa vende 400 unidades e a expectativa para a última noite é que se dobre as vendas. “Essa feira tem trazido uma oportunidade de divulgação dos nossos produtos. Estamos satisfeitos com essa abertura e já queremos voltar na próxima edição”, concluiu.