Nesta segunda-feira (11), o diretor-executivo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Arnoldo Campos, se reuniu com representantes da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri) e outras lideranças para discutir o “Programa de Venda em Balcão”. A proposta central da reunião foi a defesa de políticas que incentivem a aquisição de milho produzido no Acre, oferecendo suporte para pequenos produtores e criadores de animais no estado.
Edivan Azevedo, secretário-adjunto da Seagri, destacou a importância de descentralizar a compra de milho da região central do país, permitindo que a Conab adquira parte da produção local. “Defendemos a proposta de que a Conab adquira parte da produção local de milho, descentralizando a compra da região central do país, garantindo um preço mínimo e incentivando a produção rural do Acre e viabilizando o acesso dos pequenos criadores de animais (galinhas, peixes, suínos e bovinos) ao milho, a preços compatíveis com o mercado atacadista local”, afirmou o secretário.
O encontro contou com a participação de várias autoridades, incluindo Arnoldo Campos, diretor nacional de operações e abastecimento da Conab; Solino Matos, assessor do senador Petecão; Alessandra Ferraz, superintendente da Conab-AC; Cláudio Bruzugu, diretor de produção do agronegócio da Seagri e presidente da Cageacre; além de representantes do Fórum Empresarial do Acre Judson Valentim.
A reunião reforçou o compromisso das autoridades com o fortalecimento da produção agrícola no Acre e o aproveitamento do milho local para a produção de proteínas de origem animal, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional da população. A implementação da proposta pode representar um passo significativo para o desenvolvimento econômico da região, incentivando a agricultura e beneficiando pequenos criadores com o acesso ao milho a preços competitivos.