POLÍTICA
Vídeo: Márcio Bittar compara posse de Donald Trump nos EUA à luta de Bolsonaro no Brasil
Por Wanglézio Braga
O senador acreano Márcio Bittar (União Brasil) usou suas redes sociais para fazer uma análise polêmica sobre o retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, comparando o cenário político norte-americano com o vivido no Brasil. Em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, Bittar afirmou que “o mundo livre está em festa” e que a trajetória de Trump reflete uma luta semelhante à de Jair Bolsonaro (PL).
No discurso, o senador relembrou os episódios de 2020, quando Trump, ao tentar a reeleição, teve sua vitória contestada, resultando na invasão do Capitólio por manifestantes – episódio que culminou na prisão de várias pessoas, posteriormente anistiadas. “Todo tipo de perseguição ele também sofreu. Conseguiu dar a volta por cima e hoje o mundo inteiro o vê tomando posse, mais uma vez, da presidência da maior potência econômica e militar do planeta”, afirmou Bittar.
Comparação com o Brasil
O parlamentar destacou que o cenário político norte-americano guarda “muitas semelhanças” com o Brasil, especialmente em relação à trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele criticou duramente o Judiciário brasileiro, classificando-o como autoritário: “Esses ventos a favor da democracia, a favor da liberdade contra a censura também sopraram aqui no Brasil. Acho até que a esquerda deu um tiro no pé”.
Bittar também elogiou a decisão de Bolsonaro de comparecer à posse de Trump, afirmando que isso expôs ao mundo uma suposta “ditadura do Judiciário” no Brasil, que, segundo ele, conta com o apoio do Executivo.