A partir de 1° de junho, o preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF) do litro do Álcool Etílico Hidratado Combustível (AEHC), popularmente conhecido como etanol, será de R$ 5,3514 no Acre. O valor foi divulgado na sexta-feira (23) no Diário Oficial da União (DOU) por meio do Ato Cotepe/PMPF nº 12/2025, assinado pelo Secretário Executivo do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), Carlos Henrique Oliveira.
O PMPF é utilizado como base para o cálculo do ICMS incidente sobre os combustíveis e reflete a média dos preços praticados pelos postos no estado. A medida busca garantir uma arrecadação proporcional e atualizada, de acordo com as variações do mercado. Com isso, o consumidor acreano deve se preparar para possíveis reajustes no preço final nas bombas.
O indicador é revisado periodicamente e envolve levantamento de dados feito pelas secretarias estaduais de Fazenda, que enviam as informações ao CONFAZ. O objetivo é garantir mais transparência na tributação e maior aderência às realidades regionais de consumo.
Apesar de não ser um controle direto de preços, o PMPF influencia diretamente na composição tributária dos combustíveis, tornando-se um elemento sensível tanto para motoristas quanto para o setor de revenda. No caso do Acre, o novo valor é um dos mais altos da Região Norte, evidenciando o impacto logístico e tributário na formação de preços no estado.