Celular usado para escanear documento — Foto: Freepik
Donos de celulares Android e iPhone podem digitalizar documentos com facilidade diretamente pelo aparelho, usando aplicativos que já vêm instalados no smartphone.
O processo é rápido, prático e dispensa o uso apps extras ou pagos, facilitando a organização de recibos, contratos, notas fiscais e outros papéis importantes.
Ainda dá para exportar como arquivos nos formatos de imagem (JPG) ou PDF para compartilhar por e-mail ou WhatsApp.
- CELULAR: por que não dá para tirar foto ruim em 2025?
- IPHONE: 16e ou 13? Qual versão “barata” escolher?
- HONOR, JOVI, OPPO: g1 testou a nova geração de celulares chineses
- TODOS OS GUIAS DE COMPRAS
Android
Nos celulares com sistema Android, o Google Drive é a ferramenta principal que já vem instalada nos smartphones, salvando os arquivos direto no disco virtual do Google.
- Abra o Google Drive.
- Toque em “Adicionar” e depois em “Escanear”.
- Tire uma foto do documento. Toque em “OK” para confirmar.
- Para várias páginas, adicione mais e confirme cada uma.
- Toque em “Salvar”. Escolha o nome do arquivo, a conta e a pasta do Drive onde será salvo.
- Depois, toque novamente em “Salvar”.
Google Drive: ferramenta permite digitalizar documentos direto do celular Android — Foto: Reprodução