CULTURA & ENTRETENIMENTO
Chargista e historiador Enilson Amorim lança livro em Rio Branco nesta sexta-feira, 12
Assessoria
O caricaturista e historiador Enilson Amorim lança nesta sexta-feira, dia 12, às 19 horas, na Biblioteca Pública Adonay Barbosa, seu novo livro intitulado A Missão dos Protetores da Floresta. A obra retrata figuras lendárias do folclore amazônico em forma de super-heróis, que lutam pela preservação dos recursos naturais. O projeto foi financiado pelo edital da Fundação Elias Mansour (FEM) e conta com o apoio da Academia Acreana de Letras (AAL).
O escritor autografando seus livros na escola Sesi, durante evento alusivo ao dia nacional do folclore brasileiro.
“Estou muito feliz em lançar mais um trabalho voltado para nossas crianças, com traços amazônicos e o jeito do povo acreano. Nele, procuro mostrar o quanto a união entre mito e realidade pode interagir em prol de um bem comum”, afirma o autor.
Enilson Amorim de Lima é ilustrador e autor de diversos livros infantis que abordam os mitos do folclore local, como Mapinguari – A Lenda, Abelardo e o Curupira, Clarinha e o Boto, O Canto do Uirapuru, A Lenda da Cobra Grande e Chorrim – O Cachorro dos Amorim. Também colaborou como ilustrador em várias outras publicações, como a primeira edição do livro Aegypiti – A Mosquita da Floresta, da escritora e cineasta Kelen Gleysse, e O Zebecedário, de Carlos Gilberto de Oliveira. Seus traços estão presentes em centenas de livros de diversos autores espalhados pelo país.
Atualmente, o artista é membro efetivo da Academia Acreana de Letras (AAL), preside a Associação Acreana de Cinema (ASACINE), e atua em produções audiovisuais com especialização em desenho animado, além de desenvolver projetos culturais voltados à valorização da arte regional.
Ainda este ano, Amorim pretende lançar um livro sobre a história do taekwondo no Acre, bem como uma animação em fase final de produção, intitulada A Lenda da Cobra Grande.