Connect with us

ARTIGO

“A igreja pode e deve participar e se posicionar sobre todas as questões da cidadania terrena”, diz pastor e cientista social Reginaldo Ferreira em artigo

Publicado

em

IGREJA DE CRISTO X NAÇÃO BRASILEIRA

A ligação entre a soberania de Deus e a dependência humana, é responsabilidade do cristão, mediante a fé na obra redentora de Cristo Jesus. Portanto, a manifestação de bênçãos para o Brasil, é um privilégio e responsabilidade da igreja.

A igreja pode e deve participar e se posicionar sobre todas as questões da cidadania terrena.

Sem exceção!

Faça-se isso sempre tendo a Palavra de Deus como regra de fé e governo!

Tudo que Deus tem a fazer nessa nação, Ele fará através da sua igreja.

A Igreja de Cristo Jesus, é maior e mais poderosa que partidos políticos, instituições, mandatos e cargos nas diferentes esferas de poder da nação.

Mateus 16:19 Eu darei a você as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus”.

E “operando Deus, quem impedirá”, “Maior é o que está em nós, do que o que está no mundo.”

Cabe a igreja local saber quem ela é, o que tem e o que pode em Cristo Jesus!

Precisamos examinar nossa condição e posição, como no caso de Israel, retratado abaixo.

2 Crônicas: 7. 14. e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra (nação).

Devemos acatar o conselho divino!

Temos vastos testemunhos da bondade e poder de Deus em manifestar sua benevolencia para com a humanidade. Não há interesse divino em nos  privar de suas bênçãos, nós mesmos, com atitudes contrárias aos princípios sagrados, é que nos abstemos das dádivas de Deus.

O texto bíblico acima, refere-se ao povo de Deus no dia da inauguração do majestoso templo de Salomão. Há toda uma correlação com nossa nação brasileira, mediante os mesmos princípios sagrados vigentes aquela época.

Pois os princípios bíblicos são eternos e imutáveis.

Com certeza o fator templo não determinaria as bênçãos, mas a atitude do povo, sim. O final desse texto, fala das bênçãos de Deus sobre seu povo: “ouvirei dos céus, perdoarei seus pecados, sararei a sua terra (nação).”

A igreja em terras brasileira, formada por cada pessoa “nascida da água e do Espírito,”  se constitui em “povo de Deus,” “nação sacerdotal”.

1 Pedro: 2. 9. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Além do privilégio, precisamos está conscientes da responsabilidade que nos compete enquanto igreja.

Foi para a igreja que o Senhor Jesus deu “as chaves do reino de Deus na terra,” a constituindo “sal da terra e luz do mundo,” “coluna e firmeza da verdade,” dentre outras incumbências.

Despertemo-nos como indivíduo e como igreja. Em unidade faremos proezas a favor do Brasil, em nome do Senhor.

Sabemos escatologicamente, que há coisas que inevitavelmente acontecerão,  para que se cumpram as escrituras. Todavia, enquanto estivermos na terra como igreja, temos que proativamente cumprir o propósito para o qual fomos designados.

Para tal, é direito e dever do povo cristão, em amor, trabalhar pela plena cidadania de toda população, sem discriminação e distinção de quaisquer natureza, para que a nação seja livre e próspera. Isso sob a égide de leis justas, moralmente aceitas e eticamente corretas, mediante a consciência temente à Deus.

Como igreja, corpo de Cristo no Brasil, devemos nos alinhar primordialmente aos mesmos princípios bíblicos preconizados à Israel, como se vê na tela de II Crônicas 7.14.

Nessa senda, através da igreja, o Brasil usufrua  das bênçãos que lhe são pertinentes, disponíveis em Cristo Jesus.

Efésios: 1. 3. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo;

Consideremos face ao texto de 2 Cr 7.14, as seguintes condutas requeridas a nós nessa conjuntura de anomia social, insegurança jurídica, fragilidade econômica e inquietação política:

I – HUMILHARMOS-NOS

Tiago: 4. 9. Senti as vossas misérias, lamentai e chorai; torne-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. 10. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

De acordo com a Bíblia, podemos ver isso claramente: “Aquele que se humilhar será exaltado; humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltará; felizes são os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus; Quem é como o Senhor, nosso Deus, que do pó levanta o abatido e do monturo ergue o necessitado; diante da humildade vai a honra”.

II – ORARMOS

Mateus: 21. 22. e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis.

1 João: 5. 14. E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15. e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido.

Na oração conversamos com Deus, Ele nos ouve, nós o ouvimos e o resultado é sempre venturoso.

E isso, é prazeroso para nossa alma que clama por sua bondade e justeza.

III – BUSCARMOS A FACE DE DEUS

Jeremias: 29. 13. Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração.

O caminho para buscar esta comunhão com Deus, vem por meio da leitura, ouvir, meditar, orar e praticar a Palavra de Deus.

Nas santas escrituras, está a luz para a ordem e progresso que o Brasil tanto necessita.

IV – NOS CONVERTERMOS DOS MAUS CAMINHOS

1 Tessalonicenses: 5. 22. Abstende-vos de toda espécie de mal.

Efésios: 4. 21. Se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus, 22. a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;

Nossa conversão deve manter-se em contínua melhora até a plena perfeição em Cristo Jesus.

Enfim, se como igreja expulgarmos o pecado de entre nós, afastaremos certas maldições de nosso País – Provérbios: 14. 34. A justiça exalta as nações; mas o pecado é o opróbrio dos povos.

Temos grandes exemplos na Palavra de Deus, de povos que se sujeitaram ao Senhor e foram abençoados de maneira inimaginável.

Isaías: 51. 4. Atendei-me, povo meu, e nação minha, inclinai os ouvidos para mim; porque de mim sairá a lei, e estabelecerei a minha justiça como luz dos povos.

Salmos: 33. 12. Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, o povo que Ele escolheu para sua herança.

O resultado das condutas acima, é nossa nação curada e sarada de mazelas.

Que a bandeira do Reino de Deus seja efetiva e definitivamente hasteada em nosso lindo País!

Que haja paz, ordem e prosperidade em nossa amada nação!

Que as autoridades busquem no Espírito Santo, a sabedoria que precisam para servirem ao povo com excelência!

O temor do Senhor venha sobre todos no Brasil!

Viva a Independência do Brasil!

No amor de Cristo Jesus,

Pr. Reginaldo Ferreira

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ARTIGO

Em artigo, jornalista diz que Gladson pegou quase todo o setor cultural de “portas fechadas” ao escrever sobre incêndio na Biblioteca

Publicado

em

Por

Militância politiqueira

Por Alessandro Silva

Um princípio de incêndio desperta o apocalipse para uma militância politiqueira que assistiu, calada, a cultura se transformar em pó e cinzas na última década.

Além de ter aplicado mais de R$ 17 milhões em editais de fomento, a gestão Gladson Cameli não fechou as portas de nenhum espaço cultural. Pelo contrário, encontrou quase todos fechados e já reabriu diversos equipamentos na capital e no interior.

Podemos citar a sede administrativa da FEM (um velho depósito de entulhos), a Biblioteca de Tarauacá, a Biblioteca de Rio Branco, o Centro Cultural Cordélia Lima, o Teatro dos Náuas, a Concha Acústica e o Espaço Kaxinawa, que reformamos e entregamos para a população.

Depois, citamos espaços como a Tentamen, o Cine Recreio, o Teatro Recreio, o Casarão, a Casa dos Povos da Floresta e o Memorial José Augusto, que já se encontram sendo reformados. Citamos também aqueles equipamentos que ainda não começaram a reforma, mas que já possuem recurso em caixa para tal, como a Biblioteca da Floresta e o Teatro Plácido de Castro.

Isso sem contar os espaços que estão em pleno funcionamento e recebendo reparos frequentes para a sua melhoria, como a Usina de Artes, o Memorial dos Autonomistas, o Museu da Borracha, entre tantos outros à disposição da população.

Sabemos do tanto que Gladson fez pela cultura em 3 anos e meio, enfrentando ainda uma pandemia que durou quase 2 anos, e gastando parte desse tempo para desentulhar muitos espaços culturais, abarrotados de lixos e inservíveis.

Aqueles que acusam o governo de abandonar a cultura não são só politiqueiros, são também desonestos, pois é deles a responsabilidade pela depredação cultural das políticas e dos equipamentos, cobrando-nos hoje justamente por aquilo que deixaram de fazer.

Iremos continuar repondo a verdade, mostrando que a cultura hoje renasce das cinzas em que foi deixada, depois de 2 décadas de depredação e aparelhamento político-ideológico.

*Alessandro Silva é jornalista

Continue lendo

ARTIGO

Ezio Gama: Petróleo e gás e a ascensão do Catar na disputa pelo mercado europeu

Publicado

em

Por

A extensa guerra contra a Ucrânia afeta diretamente as TV relações comerciais de gás e petróleo no mundo. Haja a vista a Europa ainda ser dependente dessas commodities vindas da Rússia, além do fornecimento de energia.

A entidade ucraniana que faz a gestão do gasoduto em Kiev afirmou que os carregamentos russos através da central em uma área controlada por separatistas apoiados por Moscou serão cortados. Trata-se da primeira medida que pode afetar o fornecimento de gás natural russo, desde o início da invasão russa. Tal medida não deve ter impacto no mercado doméstico ucraniano, segundo afirmou o chefe da central de energia da Ucrânia.

Segundo autoridades de Kiev, a central recebe cerca de um terço do gás russo que passa pela Ucrânia em direção à Europa Ocidental.

Como resultado, isso abriu espaço (até antes de estourar a guerra) para, tanto os Estados Unidos, quanto países árabes, aproveitar a oportunidade para negociar suas commodities com a Europa.

Enquanto a guerra se prolonga, quem está de olho nesse imenso e urgente mercado europeu são os Estados Unidos, Austrália, a Arábia Saudita e o Catar. Ocidente e Oriente disputam agora uma corrida econômica como principal fornecedor para a Europa.

A União Europeia, com seus 27 Estados-membro, acelera para sair das dependências russa, principalmente a Alemanha, que consome 55% do gás consumido vem da Rússia. O inverno está se aproximando e começa a preocupar a Europa, pois o gás se torna cada vez mais necessário.

É nesse cenário de urgência e ainda dependência que o Catar leva certa vantagem na mesa de negociações. O plano do Catar para aumentar suas exportações de GNL (Gás Natural Liquefeito) em 64% até 2027 foi anunciado em 2019. Com a guerra na Ucrânia, o país aproveita para anunciar que já havia feito volumosos investimentos para aumentar a produção de gás e a infraestrutura.

Um país pequeno, com menos de 3 milhões de habitantes, porém rico em reservas naturais e finanças, tende a se enriquecer mais ainda nesse cenário. Atualmente, a China é o maior importador de GNL do Catar. Agora, abre-se as possibilidades de grandes e vultuosos contratos com a Europa.

Muitas mudanças e surpresas temos visto no mundo, tanto em termos de economia, geopolítica, de saúde e agora militar. Eu poderia me arriscar a dizer que seria uma “pangeia” geopolítica e econômica mundial se ajustando a novos cenários. Muitas águas ainda rolarão. Quem viver verá!

*Ezio Gama é acreano, sociólogo e comentarista de geopolítica internacional

Continue lendo

ARTIGO

Israel comemora 74 anos de Independência: observações sobre o cenário atual

Publicado

em

Por

Ezio Gama

Yom HaAtzmaut no hebraico é o Dia da independência de Israel. As ruas, carros e lugares públicos são enfeitados com bandeiras de Israel. Espetáculos de fogos de artifícios são vistos no período noturno. Grande parte da população Israelense sai durante o dia vista aos parques públicos. As sinagogas promovem orações especiais deste dia.

Israel viviam sem lar desde que deixaram sua terra na diáspora judaica. Viveram espalhados pelo mundo desde a destruição de Jerusalém, sua capital, tomada pelo império romano.

A segunda guerra mundial deixou muitos traumas, principalmente no povo judeu. Cinco milhões de mortos pelo regime nazista de Hitler na Alemanha. Nunca se viu tantas atrocidades, crueldade e desumanidade, um genocídio declarado.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial e o extermínio de mais de seis milhões de judeus pelos nazistas, é criado o Estado de Israel, no dia 14 de maio de 1948.

Logo no ano seguinte de sua criação em 1949, estoura a primeira guerra árabe-israelense, em que Israel sai vitorioso.

Em 2022, em meio ao período de comemorações de Israel de sua independência, uma declaração feita pelo ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, relacionando erroneamente o ditador alemão Adolf Hitler ao judaísmo. Disse também que não se importava se o presidente da Ucrânia, Zelensk, fosse judeu, pois, segundo ele Hitler também era.

O Premier israelense Bennett afirmou ter recebido um pedido formal de desculpa da Rússia pela declaração feita pelo ministro. E disse ter falado com Putin por telefone e que aceitou as desculpas.

Além disso, um casal do México realizou uma cerimônia de casamento com temática nazista. O noivo entrou na igreja com um uniforme similar à da SS nazista e a noiva chegou em um fusca modificado e decorado com uma bandeira contendo a suástica. Isso é um sinal de que o antissemitismo no mundo continua presente e a lição vergonhosa e genocida do nazismo não foi o suficiente para muitos.

Desde a Páscoa e também do Dia da Memória às vítimas do Holocausto em abril até agora na comemoração da independência, Israel continua sob ataques terroristas pelo Hamas e palestinos e diversos civis feridos e mortos.

A quem interessa a paz? A quem interessa a resolução desses conflitos? Israel é levado a julgamento pelos tribunais internacionais e a mídia não cansa de tentar pô-los como vilões. Mesmo com políticas controversas e as vezes dura em relação aos direitos dos palestinos, Israel tem buscado soluções, mesmo que não agrade aos palestinos.

A busca pela paz, a celebração, trabalho duro, dando direitos mais do que todos os países do Oriente Médio, fornecendo alimentos, medicamentos, água, educação de primeira qualidade (como um dos índices mais altos do mundo). Israel tem se destacado em diversos campos, desde ciência, tecnologias modernas, educação premiada e modelo de democracia.

Só falta a tão sonhada paz. E ela virá!

  • Ezio Gama é sociólogo e comentarista de geopolítica internacional
Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas