SAÚDE
Acre recebeu mais 19.250 doses de vacinas nesta segunda, 21; novo lote será utilizado para 2ª dose

Agência AC / Foto: Junior Aguiar/Sesacre
O Acre recebeu do Ministério da Saúde (MS) nesta segunda-feira, 21, mais 19.250 doses da vacina Oxford/AstraZeneca que, de acordo com as orientações do MS, serão utilizadas na aplicação de segunda dose. O Acre é o único estado que segue à risca o cronograma do MS, cujo controle de armazenamento e distribuição é feito de forma a não faltar o imunizante para a segunda dose.

O processo de entrega aos municípios se dá com o auxílio das demais instituições do governo do Estado, como a Segurança Pública, para que os imunizantes cheguem de forma célere até as localidades mais isoladas, constituindo um esforço da Sesacre, por determinação do governo do Estado.
Além disso, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), está em missão pela ação intitulada Operação Gota, que conta com o apoio da aeronave da Força Aérea Brasileira e das equipes técnicas do estado e dos municípios.
SAÚDE
Prefeitura de Rio Branco alerta população sobre surto de hepatite aguda que já ocorre em quase todo o Brasil

A prefeitura de Rio Branco tem como uma de suas prioridades cuidar da saúde e do bem-estar da população da capital e, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, vem, através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), alertar à população rio-branquense sobre a ocorrência de casos de Hepatite Aguda Grave de Etiologia Desconhecida no Brasil.
Em 05 de abril de 2022, o Ponto Focal Nacional do Regulamento Sanitário Internacional do Reino Unido notificou a OMS sobre 10 casos de hepatite aguda grave de etiologia desconhecida em crianças menores de 10 anos previamente saudáveis no cinturão central da Escócia. No dia 05 de maio de 2022, o CIEVS Nacional comunicou a notificação de 07 casos prováveis de hepatite aguda de etiologia desconhecida, distribuídos em duas Unidades Federativas: Rio de Janeiro e Paraná.
No Brasil, em 22 de maio, já haviam sido notificados 76 casos deste agravo, distribuídos nos seguintes estados: São Paulo (27), Minas Gerais (09), Rio de Janeiro (06), Pernambuco (06), Mato Grosso do Sul (05), Rio Grande do Sul (05), Santa Catarina (05), Paraná (03), Espirito Santo (02), Goiânia (02), CE (02), Maranhão (01), Rio Grande do Norte (01), Paraíba (01) e Rondônia (01). Destes, 64 estão em investigação e 12 foram descartados. De acordo com a faixa etária, 43,8% dos casos foram notificados em crianças menores de 5 anos.
Felizmente não há ainda registros de nenhum caso no Acre, no entanto, porém foi elaborado este alerta e que está à disposição em todas as unidades de saúde do município, em caso de surgimento da doença.
Sobre a doença
A hepatite aguda é caracterizada por inflamação do fígado, com elevação acentuada das enzimas hepáticas (AST ou ALT acima de 500 UI/L) e icterícia. Os sintomas da hepatite aguda de etiologia desconhecida relatados foram: febre, icterícia, dor abdominal, diarreia, vômito, colúria e acolia fecal, seguido do aumento dos níveis de enzimas hepáticas.
Nenhum vínculo com a vacina da Covid-19 foi identificado.
A etiologia ainda está em investigação. O CIEVS Rio Branco alerta todos os profissionais de saúde (públicos ou privados), para notificação de casos suspeitos da doença, segundo as recomendações da OMS e do Ministério da Saúde por meio da Rede CIEVS.
SAÚDE
Alunos do curso técnico de enfermagem do Senac realizam primeira etapa do Projeto Integrar

Alunos do curso técnico de enfermagem do Senac fizeram nesta quarta-feira à noite a apresentação da primeira etapa de um projeto que faz parte da tarde curricular chamado Integrar. Esse projeto, segundo a professora Maria Lucrécia Batista, uma das responsáveis pela sua elaboração juntamente com a também professora Rossana Oliveira, tem por objetivo inserir os alunos na prática em hospitais, comunidade e no próprio território de sua convivência.

A noite foi de festa nesta quarta porque a avaliação que a professora faz dos alunos do biênio 2021/2022 é excelente, sobretudo em relação ao projeto Integrar. No terceiro módulo o projeto será executado em sua totalidade, para fechar a grade curricular e lançar no mercado técnicos altamente capacitados.
O que é o projeto Integrar, segundo a professora Lucrécia
A professora Lucrécia, uma das responsáveis pelas disciplinas de Assistência de Enfermagem e Saúde da Mulher e Saúde Mental, escreveu de próprio punho ao Acrenews sobre o projeto Integrar.
– A Educação Profissional tem como referência o mundo do trabalho subsidiando docentes e alunos para a elaboração de projetos que permitam compreender o trabalho como princípio educativo e não apenas como uso de mão de obra.
O projeto integrador é um processo pelo qual o aluno, por meio de uma produção acadêmica e técnico-científica, integra os conhecimentos trabalhados durante o seu percurso de aprendizagem a metodologia de ação-reflexão-ação, que se constitui na proposição de situações desafiadoras.
Como parte integrante da grade curricular do curso Técnico de Enfermagem da instituição SENAC/Acre a turma 2021/22 turno noturno, abraçou a causa de construir um projeto voltado para Assistência de Enfermagem focada na experiência do cliente e família.
SAÚDE
Varíola do Macaco: Bolívia informa 1° caso suspeito da doença

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
A Bolívia, país que faz fronteira com o Acre, registrou o primeiro caso suspeito da Varíola do Macaco. A informação foi do Serviço Departamental de Saúde (SEDES) de Santa Cruz de La Sierra durante coletiva realizada hoje (26). Segundo a autarquia, o paciente é um homem de 26 anos que teve contato direto com duas pessoas recém chegadadas da Espanha.
De acordo com a SEDES, o homem apresentou todos os sintomas característicos da doença como febre, dores musculares e lesões na pele. O Secretário de Saúde do Governo, Fernando Pacheco, disse que o homem está internado no Centro de Saúde Elvira Wunderlich aonde vem sendo supervisionado, protocolos sanitários foram aplicados até a divulgação do exame.
Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas em todo mundo. Nesta terça-feira, Áustria, República Tcheca, Eslovênia e Emirados Árabes Unidos reportaram seus primeiros casos de varíola dos macacos. Na América do Sul a primeira suspeita foi anunciada na Argentina.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta terça-feira (24/05) que há 131 casos confirmados de varíola dos macacos e 106 outros casos suspeitos no mundo, fora da África, desde o primeiro relatado, em 7 de maio.
Endêmico na África, o vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. A doença passa depois de duas a quatro semanas. Apenas em 6% dos casos ela é fatal geralmente quando atinge crianças pequenas. O período de incubação do vírus varia de sete a 21 dias. Os sintomas, porém, costumam aparecer após dez ou 14 dias. Além das erupções cutâneas, a varíola dos macacos causa dores na cabeça, costas e muscular, febre, calafrios, cansaço e inchaço dos gânglios linfáticos.
-
POLÍCIA10 meses atrás
Câmara Criminal aumenta para quase 134 anos pena de trio que decapitou jovem
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS4 meses atrás
Visivelmente transtornado, homem fica nu na frente do 4° Batalhão do Exército
-
EVANDRO CORDEIRO3 semanas atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vereadora de Rio Branco anuncia que está sendo preparada junto com seu partido para governar o Acre daqui a oito anos
-
GOSPEL1 mês atrás
Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o pastor Valter José, presidente da Assembleia de Deus Madureira
-
POLÍCIA3 semanas atrás
Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Feijó
-
ENTRETENIMENTO3 semanas atrás
“Véi” da Havan dá like, curte e comenta fotografia de sua loja no Acre feita por acreano
-
POLÍCIA1 mês atrás
Justiça autoriza exumação de crianças que morreram carbonizadas em casa
-
POLÍTICA2 semanas atrás
N. Lima afirma que segura pedido de cassação caso Bocalom mexa nas ruas judicializadas do “Ruas do Povo”