ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Acre teve aumento no consumo de energia em fevereiro, mostra dados do CCEE
Por Wanglézio Braga
Os dados apurados e divulgados nesta semana pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) apontam que o Acre obteve a segunda maior variação de consumo de energia da região norte no mês de fevereiro. O nosso estado perdeu apenas para o vizinho, Amazonas (1.272 MW médios), correspondente a 28,4% da variação ao ano. O Acre, por sua vez, obteve 16,9% de variação entre os anos de 2023/2024.
“A região Norte encerrou fevereiro com algumas das maiores taxas de aumento no consumo de energia elétrica do país, puxadas principalmente pelo calor e menor volume de chuvas, cenário que provoca um uso mais intenso de ventiladores e ar-condicionado”, contemplou a entidade.
O Acre demandou 144 MW médios, com crescimento de 16,9% no comparativo anual, sendo a segunda maior taxa de avanço no país. “92% da energia foi utilizada pelos consumidores do segmento regulado e o restante distribuído aos clientes do ambiente livre”, completou.
No período analisado, de modo geral, os setores de bebidas, comércio e madeira, papel e celulose registraram as maiores taxas de crescimento no consumo de eletricidade, por conta da alta na produção. Segundo a CCEE, quase todos os estados conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) tiveram aumento de consumo no mês, exceto Bahia (redução de 1%) e o Distrito Federal (redução de 2,8%).