Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPAC participa de reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira em Brasileia

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou, nesta terça-feira, 26, da reunião ordinária do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira Internacional (GGIF-I). O encontro ocorreu no município de Brasileia e contou com a presença da procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, e da promotora de Justiça Pauliane Mezarbaba.

A reunião foi conduzida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) e teve como objetivo discutir ações de combate aos crimes nas regiões de fronteira do Acre. Este foi o primeiro encontro do GGIF-I de 2024.

Foram apresentados os resultados das operações policiais integradas realizadas no Acre, no Departamento de Pando, Bolívia, e também em Puerto Maldonado, no Peru.

Rita de Cássia Nogueira destacou que, apesar dos benefícios das regiões fronteiriças, como o livre comércio e o intercâmbio cultural, há também pontos de vulnerabilidade que merecem atenção e uma atuação conjunta dos órgãos competentes.

“Nenhum país sozinho é capaz de solucionar os problemas na área da segurança pública nas regiões de fronteira. É necessária uma cooperação entre os governos, tanto do governo brasileiro, por intermédio do governo do Acre, como dos governos boliviano e peruano, e nós temos esse acordo de cooperação de esforços. Juntos podemos construir um sistema de gestão verdadeiramente integrado, eficiente e benéfico para proteger os nossos cidadãos”, disse.

A promotora de Justiça Pauliane Mezarbaba enfatizou que o MPAC tem contribuído com ações de combate aos crimes nas regiões de fronteira e reforçou a importância da colaboração entre as instituições para mitigar o avanço do crime organizado.

“Participamos dessa reunião, oportunidade em que foram apresentados significativos resultados da atuação conjunta das forças de segurança pública. Isso demonstra a importância de uma atuação integrada no combate ao crime na fronteira, e o Ministério Público vem acompanhando, inclusive com apoio a projetos para melhoria da atuação do GEFRON, assim também na agilidade, com o respeito ao devido processo legal, nas manifestações das operações realizadas pelo grupo”, ressaltou.

O secretário adjunto de Segurança Pública do Estado do Acre, coronel Evandro Bezerra, destacou que o intercâmbio entre as forças de segurança dos países que fazem fronteira com o Acre é fundamental para uma boa atuação no combate aos crimes transfronteiriços.

Também participaram do encontro representantes das Forças Policiais do Peru e da Bolívia, do Ministério da Justiça, do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBM/AC).

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas