Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tornado atingiu o Rio Grande do Sul na última terça-feira: Ventos bateram os 200 km/h

Publicado

em

Os vendavais que atingiram mais de uma centena de municípios do Rio Grande do Sul na última quinta-feira, resultaram na formação de um tornado na pequena cidade de São Sepé, na região central do estado. Após análises mais criteriosas dos estragos, meteorologistas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) confirmaram o fenômeno.

A confirmação de um tornado EF2 com ventos estimados em até 200 km/h veio terça-feira, dia 26. Os especialistas analisaram imagens do local afetado, assim como os danos e mapas meteorológicos das condições daquele dia.

A área atingida pelo tornado fica na zona rural de São Sepé e uma casa foi completamente destruída na madrugada do dia 21. Um casal de idosos estava no local, mas conseguiram sobreviver.

Especialistas explicaram que este tipo de tornado não é tão comum. Formado em situações de tempestades severas, costuma ter curta duração, atingindo pontualmente uma área de algumas centenas de metros.

São Sepé, está localizado entre os municípios de Santa Maria e Caçapava do Sul, e sofre com temporais e ventania em muitas situações.

Em janeiro de 2023, outro evento de ventos extremos provocou graves danos em moradias da cidade. Na ocasião, moradores disseram que os estragos pareciam ter sido provocados por um tornado.

Para o meteorologista Murilo Lopes, da UFSM “nós estamos em uma das regiões que mais favorece a ocorrência de tornados no globo. Muitos trabalhos mostram que essa região do centro-sul do Brasil, norte da Argentina, Uruguai e Paraguai, perde apenas para a área central dos Estados Unidos nas ocorrências de tornados”.

A escala Fujita melhorada é utilizada pela meteorologia para estimar a força de um tornado. Baseado nos estragos, um tornado EF2 produz ventos estimados entre 179 km/h a 218 km/h. [Painel Global]

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas