ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Artigo | Água
A água é como MÃE, somente quando falta é que nós sentimos como é imprescindível. Indispensável para as nossas vidas.
Há no mundo uma polêmica muito acirrada a respeito da água. Em especial, alimentada por alarmistas/ecologistas – não raro pseudo-cientistas – que a comando de vozes não declaradas emprestam as suas para fazer alarde e implementar narrativa enganosa.
De fato, estamos no Planeta Água – não estamos no Planeta Terra!
Mas de tudo não é ausente que se cuide dela, nem insignificante que se tenha atenções especiais com a água e seus prestimosos usos.
Porém não é verdadeiro que o uso da água a consuma como a queima de folhagens ou outros materiais combustíveis que podem ser incinerados. A água não pode ser incinerada – se aquecida evapora – mas ainda é ÁGUA!
Há um princípio básico no saneamento: “ A água não apodrece, apodrece o que está dentro da água “….quando evapora sai limpinha e inodora em forma de vapor de água – absolutamente cristalina e potável!..
Pois bem!… No nosso estado do Acre, temos nos meses: julho a outubro, anualmente, escassez de água. Nossa atmosfera chega a 20%( índices do Saara) de umidade relativa quando o normal, no Inverno, é de 80% a mais.
Agora, setembro/21, vivemos esta escassez sazonal.
Mas este é um Problema Técnico de Engenharia Ambiental (Saneamento Básico) de fácil e barata solução!… pelo menos aqui, no Acre!… uma benção!
O Rio Acre, que abastece a capital Rio Branco, quase não tem nascentes! … é um dreno pluvial!… chove tem água, não chove está seco!…mas é o MANANCIAL que abastece nossa captação. Porém não é o único aproveitável. Há outros de fácil utilização – desde que preparados para tal.
Aqui, sem cabotinismo, mas também sem falsa modéstia, me apresento com a experiência ( de formação e exercício profissional na área)podendo afirmar que somente por vontade política não se resolveu o problema.
Para citar uma solução – prática, rápida e barata – seria o Barramento do Riozinho do Rola e a mudança da Captação. E, claro, nenhuma intervenção na Distribuição, à exceção do combate aos vazamentos e pontas de rede.
Ideia!…Convite aos Técnicos da Categoria: CREA, SENGE, ASSOCIAÇÃO DE ENGENHEIROS e outros interessados ( todos somos) para debater o assunto!
À população, certeza, AGRADECERÁ as soluções!..
Autor: Antônio Furtado
Engenheiro Civil e Sanitário Professor de Engenharia da UFAC
You must be logged in to post a comment Login