Connect with us

CULTURA & ENTRETENIMENTO

Câmara temática de literatura constrói prêmio para estimular literatura no Acre

Publicado

em

Por Eanes Henrique Enes

Segundo os organizadores, o concurso é uma iniciativa de estimular a produção dos artistas literários de todo o Acre, que foram diretamente afetados com a pandemia. E é financiado com recursos da Lei Aldir Blanc via Fundação de Cultura Elias Mansour.

O concurso FLORENTINA ESTEVES 

Contou com premiações em dinheiro, nas categorias: Poesia, Causos e Contos, a nível estadual.

Alessandro Gondim, articulador da Câmara Temática e produtor do concurso, conta que o objetivo principal do prêmio é fomentar a escrita no Estado, tanto escritores iniciantes quanto os já atuantes, e também homenagear a contista acreana Florentina Esteves.

O prêmio contou com a participação de 77 escritores de vários municípios, como Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Porto Acre, e capital. Teve a participação ativa das mulheres, que dominaram a categoria “conto”, e demais. Todos os participantes do concurso fazem parte também da Antologia que será publicada em livro físico mais à frente no projeto.

Para o professor Carlos Lima, que atua na área de pedagogia a mais de 11 anos, e ganhador na categoria “causo”, nos conta que foi gratificante sua participação e se sentiu surpreendido como a premiação pelo fato de ser iniciante no seu processo de escrita, e o prêmio o estimulou a continuar seu crescimento no trabalho como escritor, e já planeja a publicação de seu primeiro livro físico.

Na categoria Conto, a grande ganhadora foi Rayssa Castelo Branco. Escritora acreana, autora das obras “Primeiros Poemas” (2015) e “Versos ao Acaso” (2018), vice-presidente da Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL) e acadêmica do curso de Direito da UFAC.

Ela nos conta: receber o Prêmio Florentina Esteves em 1° lugar na categoria “Conto” é, para mim, uma honra sem igual. Não apenas por concorrer ao lado de grandes escritores conterrâneos, mas também pela belíssima representação que a célebre escritora acreana Florentina Esteves significa para mim. É fundamental que projetos como esse se desenvolvam ainda mais e atinjam a todos os municípios do estado do Acre, revelando e valorizando os nossos escritores da terra.

Os ganhadores do prêmio participarão de lives no programa Aldeia literária pelo Instagram. E seu primeiro sarau online que ocorrerá em 1 de maio às 19h, com transmissão pelo Facebook e YouTube.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas