ACRE
Cobija: Órgão sanitário na Bolívia apreende e descarta mais de 60 caixas de cerveja brasileira
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução UNITEL
Mais de 60 caixas de cervejas de origem brasileira foram apreendidas e posteriormente descartadas durante uma operação realizada, nesta semana, pela Vigilância Sanitária em Cobija, Capital do Departamento de Pando, na Bolívia. Os produtos foram recolhidos em diversas distribuidoras da cidade sendo considerados impróprios para o consumo local.
Segundo divulgado no jornal “Telepaís” da TV Unitel, a operação promovida pelo órgão de fiscalização municipal tem o objetivo de coibir o contrabando de produtos alimentícios e de bebidas alcoólicas do Brasil que não foram declarados e principalmente que não possuem autorização para consumo e venda na Bolívia.
Os agentes verificaram que as cervejas em questão não possuíam o número de registro sanitário. As ‘caixinhas’ foram levadas para a sede da entidade sanitária e descartadas no lixão.
Não é a primeira vez que produtos vindos de Epitaciolândia e Brasiléia, de origem brasileira, são recolhidos e destruídos em solo boliviano. Em janeiro de 2020, a SENASAG, um órgão ligado ao Ministério da Agricultura do Governo da Bolívia, destruiu 37 caixas de cervejas, além de litros de óleo vegetal e toneladas de arroz. Todos os produtos foram levados ao lixão para o descarte.
A operação ocorreu com base na resolução do Governo que justifica a ação para “melhorar e proteger a condição sanitária do patrimônio produtivo agrícola e florestal e da segurança alimentar boliviana, para contribuir para o desenvolvimento sustentável e sustentável do setor agrícola com soberania e segurança alimentar”.
You must be logged in to post a comment Login