POLÍCIA
Coiote iraniano é condenado pela Justiça Federal do Acre
Reza Sahami é conhecido de serviços de migração há pelo menos 10 anos

O iraniano Reza Sahami foi condenado pela Justiça Federal (JF) no Acre por promover, com a finalidade de obter vantagem econômica, a entrada de estrangeiros ilegais no Brasil. Sahami foi preso no interior do Acre em setembro de 2020 após entrar em território brasileiro conduzindo um grupo de seis iranianos com passaportes falsos.
A prisão de Reza Sahami foi realizada por meio de cooperação entre forças de segurança e controle de migração do Brasil e dos Estados Unidos. Com ele foi apreendido material que comprovava o esquema encabeçado por ele, que envolvia a confecção dos documentos falsos portados pelo grupo.
Juntamente com Reza Sahami, havia sido denunciada também a iraniana Mahnaz Alizadeh, que inicialmente foi acusada de envolvimento com o caso. Porém, o Ministério Público Federal entendeu, após a instrução da ação penal, que Mahnaz era pessoa politicamente exposta em seu país de origem, e que sofria ameaça de prisão caso continuasse ou retornasse ao Irã, sendo basicamente esta a motivação de seus atos, não havendo provas de que ela agisse para obter qualquer vantagem financeira, tese que foi acolhida pela JF, que absolveu a acusada.
A Justiça Federal determinou, com base no Código Penal, a pena de Reza Sahami em três anos e seis meses de reclusão, que foi convertida em pena de prestação pecuniária no valor de 50 salários mínimos, além e multa substitutiva fixada em 10 dias-multa à razão de um salário mínimo vigente à época dos fatos o dia-multa.
A JF atendeu, ainda, pedido do MPF para atender o Pedido de Cooperação Jurídica em Matéria Penal Estados Unidos da Amércia/Brasil, compartilhando os dados colhidos na investigação com as autoridades norte-americanas.
POLÍCIA
Após denúncia, mulher é presa ao tentar entrar com drogas no presídio de Sena Madureira

A Polícia Penal do Acre prendeu na manhã deste domingo, 22, uma visitante que tentava entrar com entorpecentes na Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, em Sena Madureira. O fato, motivado por denúncia recebida via Polícia Civil, aconteceu durante a revista para entrada no presídio.
De acordo com o Relatório de Ocorrência, por volta das 8h, a visitante se apresentou para o procedimento de revista, momento em que foi informada pela equipe de plantão sobre a denúncia que havia contra ela. No primeiro instante a visitante negou, mas minutos depois confirmou que realmente transportava drogas nas partes íntimas.
Dentro de um preservativo, a mulher transportava 21 macarrões de uma substância esverdeada, aparentando ser maconha, e afirmou que os ilícitos seriam entregues para o próprio esposo, que comercializaria o produto entre os demais presos.
Diante dos fatos, a visitante recebeu voz de prisão e foi conduzida até a Delegacia do município de Sena Madureira para lavratura do flagrante e demais procedimentos de costume. Quanto ao detento, esposo da visitante, este foi encaminhado à cela de sanção disciplinar e responderá a processo administrativo no âmbito da unidade. O fato também será informado ao Juízo de Direito competente.
[Ascom/Iapen-Polícia Penal]
POLÍCIA
Em Senador Guiomard, Polícia Civil realiza emissão de RGs na Comunidade Bonal

Na manhã deste sábado, 21, a Polícia Civil por meio do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio de Melo (IIRHM) e Delegacia Geral de Senador Guiomard, realizaram ação de emissão de cédulas de identidade na Comunidade Bonal, localizada no km 76 da BR-364.
A ação foi acompanhada pelo diretor do Instituto de Identificação, Júnior Cesar e pelo delegado de Senador Guiomard, Paulo Henrique.
A ação também contou com a participação da Defensoria Pública do Estado, Secretaria de Assistência Social do município e Receita Federal (RF), essa última instituição citada disponibilizou a emissão CPF aos moradores.

Para o Delegado-Geral de Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, as ações que estão sendo desenvolvidas estão dentro do cronograma da instituição.
“Estamos levando cidadania e oportunizando esses jovens o acesso a programas sociais de saúde e de educação e essas ações seguem diretrizes da gestão”, ressaltou Delegado-Geral José Henrique Maciel.
Durante a ação foram atendidos 95 jovens com emissão da 1ª e 2ª Vias da cédula de identidade na Escola Estadual Bom Destino.
[Ascom/PCAC]
POLÍCIA
Em Rio Branco, casal fica ferido após colisão com veículo no Xavier Maia

Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde deste domingo, 22. O caso ocorreu no cruzamento da Estrada Jarbas Passarinho com a Avenida Brasil, Conjunto Xavier Maia, no bairro Placas.
Um casal, que trafegava em uma motocicleta CG 160, ficou ferido e foi encaminhado ao Pronto Socorro. De acordo com testemunhas, o condutor da moto teria avançado o sinal vermelho e foi atingido por um veículo modelo HB20 que trafegava pela Avenida Brasil.
Imagens de câmeras de monitoramento da região mostram o exato momento da colisão:
Os ocupantes da moto foram arremessados a uma distância de sete metros. O casal foi socorrido pelo SAMU.
-
POLÍCIA10 meses atrás
Câmara Criminal aumenta para quase 134 anos pena de trio que decapitou jovem
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS3 meses atrás
Visivelmente transtornado, homem fica nu na frente do 4° Batalhão do Exército
-
EVANDRO CORDEIRO3 semanas atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vereadora de Rio Branco anuncia que está sendo preparada junto com seu partido para governar o Acre daqui a oito anos
-
GOSPEL1 mês atrás
Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o pastor Valter José, presidente da Assembleia de Deus Madureira
-
POLÍCIA3 semanas atrás
Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Feijó
-
ENTRETENIMENTO3 semanas atrás
“Véi” da Havan dá like, curte e comenta fotografia de sua loja no Acre feita por acreano
-
POLÍCIA1 mês atrás
Justiça autoriza exumação de crianças que morreram carbonizadas em casa
-
POLÍTICA2 semanas atrás
N. Lima afirma que segura pedido de cassação caso Bocalom mexa nas ruas judicializadas do “Ruas do Povo”