GERAL
Colégio Dom Pedro II realiza apresentação de Taekwondo no 48° aniversário de Plácido de Castro
Os alunos do Colégio Militar Dom Pedro II realizaram neste domingo (30), no município de Plácido de Castro, uma apresentação de taekwondo que fez o público presente vibrar com a desenvoltura dos atletas. A apresentação foi alusiva ao aniversário de 48 anos do município de Plácido de Castro e contou com a presença de 50 atletas de taekwondo, sendo que 20 deles são alunos da professora Elisangela Andrade, atual instrutora da modalidade no município. Além da apresentação de taekwondo, o evento também contou com diversas outras apresentações, como capoeira, desfile dos alunos do curso de medicina, apresentação do desfile da marinha da Bolívia e de algumas escolas do município.
“Esta apresentação do Colégio Don Pedro II aqui em Plácido é para parabenizar este município pelos seus 48 anos de emancipação política ao Estado, cujos gestores têm valorizado de forma significativa o esporte local e, além disso, esta apresentação busca evidenciar e parabenizar o trabalho da Elisangela Andrade, que tem desempenhado um trabalho de continuidade na propagação desta modalidade no município, exercendo uma capacidade de mobilização em manter o taekwondo vivo em nosso município.” Falou o mestre quinto Dan em taekwondo Iwan Iwamoto, tido como o introdutor do taekwondo no município em 1998.
SOBRE O MUNICÍPIO
Plácido de Castro, antes de se tornar município, era conhecido como “Vila Pacatuba” e servia como depósito de seringalistas para depositar borracha. O nome do município foi em homenagem a José Plácido de Castro, líder da Revolução Acreana. Neste dia 30 de março, a festa de aniversário de emancipação política do município contou com a presença de centenas de munícipes, famílias tradicionais e diversas autoridades locais que celebraram este dia tão importante para todo o povo acreano. Segundo dados do IBGE, no ano de 2024, o município de Plácido de Castro tinha 17.127 habitantes e seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) era de 0,622.
AGRADECIMENTOS
“O Corpo de Bombeiros, que tem como comandante o coronel Charles Santos, tem sido um dos grandes incentivadores e entusiasta deste projeto do taekwondo nas escolas de Rio Branco e, para isso, mobilizou a direção do Colégio Don Pedro II, que tem como gestor o Cap. Jonatan Costa, vice-diretor o Cap. Laiza Mendonça colocando à nossa disposição o subtenente bombeiro Dacio como condutor de um micro-ônibus e caminhonete de apoio para conduzir os atletas de Rio Branco até Plácido de Castro, dando todo apoio e os cuidados necessários no transporte dos alunos”, agradeceu o mestre e subtenente bombeiro Ivan, que também é presidente e fundador da Associação Desportiva Iwamoto.