Connect with us

COLUNAS

COLUNA DO EVANDRO Ao anunciar Mailza pro Governo e Alysson prefeito da capital, Gladson cala pitaqueiros

Publicado

em

O governador Gladson Cameli (PP) não precisa mais do pitaco de ninguém em relação às duas próximas eleições, depois de anunciar os dois principais candidatos dele em ambas, o Alysson Bestene prefeito da capital em 2024 e a sua vice, Mailza Assis, pra governadora, em 2026, ambos figyras proeminentes de seu PP. Não tem como dizer mais que ninguém sabe o que se passa na cabeça de sua excelência. Ao anunciar os nomes, põe fim a especulações e breca os chatos pitacos. Se o que ele pensa e acaba de anunciar vai se concretizar, isso são outros quinhentos, o certo é que, politicamente, foi uma decisão que os analistas consideram positiva. Coloca aliados e oponentes em seus devidos lugares e tranquiliza sua gestão. Um bom exemplo de que as coisas estão sendo colocadas em ordem foi a decisão de trocar a liderança na Assembleia Legislativa. A deputada Michelle Melo (PDT), que fazia o papel da forma mais excepcional possível, jogando com o Governo e a oposição ao mesmo tempo, foi liberada. Ganhou como prêmio a opção amigável de escolher ficar na base ou ir em definitivo para a oposição, que lhe deu guarida fortalecendo narrativas com vitimismos. Ela, a rigor, poderá até realizar o sonho de formar com o petista Marcus Alexandre, que está no MDB para disputar a eleição de 2024, a chapa que enfrentará o candidato do governador. Gladson tirou um fardo das costas. Aliás, a base na Aleac foi convidada a uma reunião com Casa Civil e Segov e ouviu o seguinte: quem estar conosco, tem que estar. Ponto. Do ponto de vista das escolhas do Cameli, sobre como vai tornar seus candidatos competitivos, ele deve ter trunfos. Não é mais um neófito. Certamente não deixará se repetir 2020 e na própria sucessão deverá ter traçado como transferir seu potencial. A viagem oficial a EUA e Itália fez o homem voltar inspirado e decidido, inclusive voltou a fazer o que fez durante todo o primeiro mandato, ao encarar a comissão de ex-moradores da Terra Prometida, despejados por ordem judicial, diálogo que distencionou a situação, ainda longe de seu final desejado, bom para ambas as partes, mas bem mais perto do que estava há pouco mais de 24h.

Nada conversado
Conversei agora há pouco com o Alysson Bestene (PP). Perguntei sobre uma possível saída dele da Segov para um outro órgão onde ele não passe o dia recebendo demandas políticas, o que não é bom para quem é pretenso candidato. Ele garante: nada foi conversado com o governador. Por enquanto ele fica onde está.

Vice?
Nem o vice do candidato a prefeito do governador dá pra entrar na pauta no momento, quanto mais o vice de sua candidata ao Governo, Mailza Assis, evento que só ocorrerá em 2026. Daqui pra lá tem chão, menino.

PP até o tutano
“Nem passa pela minha cabeça sair do PP”. Do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, agora há pouco, à coluna.

Entre os melhores
Me somo a outros colunistas políticos sobre o secretário mais destacado da gestão Bocalom: Joab Lira, da Secretaria de Cuidados com a Cidade.

Voto da Michelle
O PDT nem pensa em perder a deputada Michelle Melo. Luiz Tchê, o presidente da sigla, que é deputado afastado para conduzir a secretaria de Agricultura, garante: ela fica, por ser um quadro excelente. Só tem um porém: terá que votar com o Governo na Aleac, pela elementar razão de o partido ser da base e ter uma relação das melhores, com muita reciprocidade.

Volta do MDB
Vagner Sales, ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, disse a um amigo meu, daquele jeitão dele, que ninguém barrara a volta do MDB em Rio Branco e na sua cidade natal. Está bem empolgado o velho Leão.

PSDB de Epitaciolândia
A direção do PSDB diz que segue o Governo, mesmo assim vai apresentar um nome para prefeito de Epitaciolândia, onde o empresário Everton Soares disputará pelo PP. Na verdade a movimentação tucana é correta. Se posicionar para buscar um lugar na chapa.

Articulador
O ex-prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, primeiro secretário do PSDB, informa que seu nome não estará na mesa para a disputa da prefeitura. Segundo ele, o partido tem excelentes nomes no município. André é responsável pela articulação tucana para as eleições 2024 entre Sena Madureira e Assis Brasil, passando por sua Epitaciolândia.

Líder duro
Manoel Moraes, deputado pelo PP e novo líder na Assembléia Legislativa, chegou chegando no cargo. “Quem está conosco, tem que está. Não tem meio termo”, disse à coluna. Era isso que o governo estava querendo – e precisando.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas