EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO | JV e Marcus vão fugir do vermelho, falar pouco em Lula e excluir a sigla PT da campanha
Os candidatos do PT ao governo do Acre, Jorge Viana e Marcus Alexandre, devem ouvir os conselhos dos marqueteiros, se quiserem obter sucesso nessas eleições. Na caminhada que eles fizeram pelos bairros Geraldo Fleming e Paz, anteontem, eles começaram a exercitar essas orientações, segundo um presidente de bairro que estava junto. Ninguém – ou quase ninguém – de camisa vermelha, com JV dando prioridade ao laranja, com pouca citação ao nome de Lula, bem rejeitado no Acre, e zero de fala na sigla PT.
Eles ressurgiram numa roupagem totalmente nova, numa tentativa de evitar o reconhecimento por parte de quem enjoou a florestania e ficou sem emprego, renda e com décimo e salário atrasados nos governos petistas. A fala deles, no bairro da Paz, me disse o líder, é como se eles fossem o enviado para reconstruir o Acre e o Brasil, a propósito destruídos por eles mesmos. Não tem político salvador da pátria, tem menos cara de pau, menos dissimulado, menos hipócrita.
Mão fechada
Sérgio Barros, o candidato mais rico dessas eleições, e que disputa uma cadeira de deputado federal pelo PSDB, vai ser, também, o mais muquirana dessa campanha. Apesar dos quase R$ 100 milhões de patrimônio, vai gastar apenas o fundão eleitoral, já avisou a amigos próximos.
De última hora
Orleilson Cameli, o Zico, chegou de última hora para a disputa de federal pelo PP. Está contando com muita coisa para obter êxito na caminhada, mas um nicho ele conseguiu de cara, uma turma ainda apaixonada pelo ex-governador Orleir Cameli, seu pai. O que tem de gente chegando alegando dever gentilezas ao “Barão” não é brincadeira.
Candidatos da Baixada
Esse ano a Baixada tem poucos candidatos, se o parâmetro for campanhas recentes. Pelo menos legítimo mesmo só Raimundinho da Saúde, Francineudo Costa e Sérgio do Mercado Rufino.
Numa lapada
Vi novos números. Se nada mudar, aa coisas tendem a se resolver de uma lapada só. Mas não pode menosprezar adversário.