EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO | ‘O Major Rocha é uma liderança e continua no partido. Só não poderá disputar aqui e apoiar a irmã noutra sigla’, avisa presidente do PSL

O presidente do PSL, Pedro Valério, disse à coluna que as chapas do partido para federal e estadual estão “ótimas”. E prevê melhoras no quadro. “Vamos melhorá-la ainda mais”, diz, se referindo a novidades que anunciará em breve. A gente só não consegue descobrir nomes. Valério vai manter a chapa em sigilo até o limite. Só um nome não pode ser escondido, o do vice-governador, Major Rocha. Este continua na sigla – e muito bem aconchegado e respeitado, segundo Valério.
Infidelidade
Pedro Valério só faz uma ressalva em relação ao Major Rocha. É que ele goza de todo o prestígio e carinho que uma liderança de seu porte merece. Só não poderá apoiar a irmã, Mara Rocha, que disputará a eleição em outro partido. “É por causa da infidelidade partidária”, explicou o dirigente.
Aliança definida
O PSL, segundo Pedro Valério, já tem suas alianças definidas para 2022. Para o governo, por exemplo, o partido estará no palanque de Gladson Cameli. Para o Senado faltam pequenos detalhes para os pesselistas anunciarem seu candidato.
Economia do Juruá
O frenesi do novenário de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul, fez um bem danado para a economia do Vale do Juruá. Quem traz essa informação é o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima.
Traidor
“Evandro, se puder, avisa para o Gladson que ainda tem gente dentro do Governo dele que vai traí-lo nas eleições de 2022”. Mensagem enviada pelo Zap. Eu mandei de volta o seguinte: “Homem, gente que cerca o Palácio não elege ninguém. Quem elege é o povão. E traidor tinha até na equipe de Jesus”.
Sumida
Quem deu uma desaparecida nos últimos dias foi o ex-deputado Ney Amorim, que fez uma fofoca danada ao assumir o Podemos. Ele tem esses sumiços.
Oposição no seu canto
Com ações em todo Estado, tendo que ir a dois municípios por dia, pelo menos, o governador Gladson Cameli está colocando sua oposição no canto dela. É muita ação beneficiando comunidades em todos os cantos.
Vai entender
Não dá para saber o que se passa no coração do povo da esquerda. Eles acreditam em pesquisas do velho Ibope, que dá Lula com quase 100% dos votos, mas não param de agredir Bolsonaro nas redes sociais.
Shopping povão
A região do Calafate vai ganhar um shopping chique, de nome Cosma Vaz. É ideia já em faze de acabamento do ex-vereador Raimundo Vaz. Terá da Igreja a praça de alimentação. Cosma Vaz é o nome da mãe dele.
Paletó do suplente
Dizem que a situação do vereador Célio Gadelha (MDB) é difícil, ante ao processo de compra de votos. O suplente João Marcos Luz já estaria com o paletó engomado e em primeiro plano na arara.
Ansioso
Mesmo se tratando de ansiedade, o governador Gladson Cameli ainda emite sintomas de inquietação. Quer resolver as coisas de uma vez só. Por isso está apertando os secretários para a coisa andar.
Briga pela OAB
Novembro haverá eleição na OAB/Acre. O atual presidente, Erick Venâncio, terá um adversário que vem com apoio político forte, Rodrigo Aiache, genro de ninguém menos que o ex-governador Jorge Viana.
Só um
Dos três vereadores do Progressistas em Rio Branco, apenas Rutênio Sá está se preparando para disputar as eleições em 2022. Samir Bestene vai ajudar na reeleição do pai, José Bestene, e N Lima, a do filho, Whendy.
Reabertura
Com os sinais de “cansaço” do coronavírus, com diminuição vertiginosa de mortes e infecções, muitas casas de shows, balneários, restaurantes e outros quitais ligados ao entretenimento estão reabrindo. É a vida voltando mais ou menos ao normal.
Senador do Cidadania

A direção do Cidadania está sendo disputada na Justiça. O ex-presidente Rômulo Barros representou contra o atual, David Hall. Mas isso são outros quinhentos, em relação a candidatura ao Senado do partido, que já está na rua com o investigador de Polícia e bacharel em Direito Leandro Costa.
EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO | Até semana passada vice não influenciava na reeleição de Gladson Cameli; agora influencia

Os cientistas políticos das redes sociais têm os posicionamentos mais pueris possíveis, é fato. Algumas conjecturas não duram 24h. Até semana passada, por exemplo, muitos destes diziam em alto e bom som que Gladson Cameli seria reeleito com o Zé Perequete como seu vice. Foi o governador anunciar um nome para maioria mudar de ideia. Ou seja: cada qual tem suas preferências e suas opiniões são equivalentes as suas preferências. Talvez por isso seja mais razoável ouvir as pesquisas do que seguir os cientistas da web.
Manifestos patrocinados
Começam a aparecer manifestações contra o governador Gladson Cameli, todas bem claras sobre quem as patrocina. Nada, no entanto, que esteja fora das famosas quatro linhas. Na democracia é assim. Só que o povo tem direito de escolher quem tá com a razão.
Todo mundo sabe
Ao reclamar que não é prioridade no PT, Marcos Alexandre vai ouvir outra vez o que ouviu de muitos amigos ao longo dos últimos quatro anos sobre sua permanência no partido. “Se ele sai do PT, se elege a qualquer coisa” é o que mais se ouve entre admiradores dele.
Vai entender
Dezenas de aliados do governador Gladson Cameli passaram dias dizendo aos quatro ventos que vice não influencia eleição. Escolhida a Márcia Bittar e agora o vice pode até leva-lo a derrota. Vai entender.
Enlouquece mesmo
Uma pesquisa atrás da outra com o nome de Cameli na dianteira endoida a cabeça de qualquer adversário. A oposição local começa a parecer com a oposição ao presidente Bolsonaro, que faz apelos até prosaicos para tentar derrubar o presidente.
Há vagas
“Ainda tem vaga para novos aliados. E é provável que pelo menos mais dois partidos cheguem”. Do secretário da Segov, Julinho Santos, sobre a aliança em torno da reeleição do governador Gladson Cameli.
Festa
Quem está em festa é o grupo do deputado federal Alan Rick (UB) com a escolha de Márcia Bittar (PL) de vice. Abriu um oceano pra ele passar com a candidatura dele ao Senado, a única da situação que derrota Jorge Viana (PT).
Decisões moralizadoras

Capitão da reserva remunerada da PM, o vereador Nogueira Lima, do PP, ou simplesmente N. Lima, presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, tem tomado posições importantes do ponto de vista da moralização. Essa de mandar recolher os carros dos parlamentares a partir das 17h, é uma dessas boas decisões de gestão.
Gratidão
Ítalo Medeiros é irmão do vice de Petecão (PSD), João Tota Filho, e filho da suplente de Petecão, Maria das Vitórias. A ele foi dado o direito de deixar o Palácio Rio Branco para acompanhar a família. Preferiu ficar e apoiar a reeleição de Gladson Cameli. Uma demonstração de gratidão raramente vista na política.
Contra o PT
Jenilson Leite resolveu fazer sua caminhada rumo ao Governo sem dar muita trela à imprensa. Pessoas ligadas a ele acham que parte da imprensa tenta jogar ele contra o PT.
É boçalidade
Não é a imprensa que joga o PT contra Jenilson Leite, é o PT quem que se comporta como amigo da onça, ao fazer o Jenilson ficar esperando uma eternidade para que Jorge Viana se decida, numa boçalidade sem precedentes.
EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO | Marina se apresenta candidata em São Paulo com o secular discurso da velha esquerda, como se esta fosse a mãe das virtudes

A ex-senadora pelo Acre, Marina Silva, se apresentou nesta quarta-feira, 29, como candidata a deputada federal por São Paulo. Em seu discurso ela disse o seguinte: “A sociedade paulista, pela sua complexidade, diversidade e pujança reúne recursos, capacidades e condições de responder a tantas crises que nos assolam, contribuindo assim, como já fez em outros momentos históricos, para a instituição de novo ciclo de desenvolvimento no estado e do país, deixando para trás as tragédias que hoje minam nossas esperanças”. Ou seja: a velha batida da esquerda brasileira, como esta fosse a mãe de todas as virtudes. Não faz nenhuma diferença do que dizem os pariceiros dela aqui no Acre.
Previsão
No PP, vai terminar assim, logo logo: todo mundo unido e satisfeito. Sem vencedores, nem derrotados e com velhos e novos de volta a sigla em prol da reeleição do governador Gladson Cameli. É a previsão de uma das figuras mais ilustres do partido.
EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO | Movimento puxado por dirigente progressista tem como lema “Quem o Gladson escolher a gente aceita”

O disse-me-disse sobre quem disputa o Senado e quem será o vice de Gladson Cameli só tem prosperado porque o partido do governador tem sido fraco e desorganizado e os aliados desrespeitosos. Se fala um nome, uns gostam, outros desaprovam e isso ainda gera discussão nas redes sociais. Pensando nisso é que o dirigente progressista Lívio Veras puxa nesta terça-feira uma campanha para que correligionários e aliados do Palácio Rio Branco deixem o governador fazer suas escolhas em paz. “Eu tô com quem o Gladson escolher” é o lema do movimento. E o Lívio justifica a coluna sua ideia: “O sujeito tá se beneficiando do Governo e fica dizendo: ah, esse eu não gosto, eu prefiro aquele. Ora, o comandante é o Gladson e nós devemos lealdade a ele. Quem ele escolher nós devemos já amar e defender juntos”, disse. Com toda razão. O governador é que sabe, depois da experiência de quatro anos, com quem é melhor estar aliado para que o Governo seja melhor.
Críticas
Vale lembrar que qualquer nome que o governador Gladson escolher pra seu vice ou pro Senado, a oposição vai sempre criticar. Não precisa ninguém entrar em depressão quando vê pessoas escrevendo coisas horríveis, porque esse é o papel dos opositores. Pelo menos dos mal-educados.
PT ainda espera Jorge
Lá vem o Cesário Braga outra vez desmentir que o PT esteja certo de se aliar ao PSB de Jenilson Leite. Segundo o presidente afastado do PT, Jorge Viana ainda não decidiu se disputa o Senado ou o Governo. “Estamos nessa ainda”, disse a coluna.
Parece a espera de Godot.
Mea-culpa
A imprensa nunca é centro. Ou é esquerda (maioria esmagadora), ou é direita. Estou falando do Acre mesmo.
Contato do “Teta”
Algumas pessoas, principalmente parentes de servidores da Assembleia Legislativa, me perguntando qual o contato do ex-deputado Manoel Machado, após entrevista com ele no final de semana informando que ele disputará a eleição. É que ele teria sido o melhor presidente para funcionários, segundo testemunham.
Na ponta da língua
Pra todo repórter que liga, principalmente para perguntar sobre a relação dele com o governador Gladson Cameli, o senador Márcio Bittar (UB) envia o print da postagem de Cameli em sua página no Facebook nesta segunda-feira. Os dois no Juruá em uma das melhores agendas dos últimos tempos.
Apoio do Vieira
O ex-vereador Sargento Vieira assumiu a candidatura da Meire Serafim (UB) a deputada federal. Está levando ela nos redutos onde ele sempre foi bem votado.
Cópia
A ideia do Lívio Veras, de chamar os progressistas a se unirem numa só voz em favor do governador Gladson Cameli não exatamente uma ideia novinha em folha. A frente popular se utilizava desse método pra agregar a galera.
Indefinição
Dentro do PDT rola nesse momento uma indefinição medonha. Nem a vereadora Michelle Melo sabe o que cargo vai disputar, nem o deputado federal Jesus Sérgio. Esse último estaria disposto a cair pra estadual, mas está esbarrando na negativa de alguns pré-candidatos.
Parentes na política
Não há como criticar parentes disputando eleições no Acre. Isso aqui virou cultural. Quem não lembra de Jorge e Tião Viana, Narciso e Célia, Roberto Filho e Lenice, Petecão e Lene, João Tota e Maria das Vitórias, Raimundinho da Saúde e Railson, apenas para citar alguns exemplos. Um a mais ou a menos não vai fazer mal a ninguém.
Natimortas
Duas candidaturas a governador nasceram e morreram na mesma velocidade nessa pré-campanha: a do advogado Robson Aguiar, do PSC, e do pecuarista Jorge Moura, pelo PRTB.
Formiguinha
Ninguém dá nada pelo Julinho Santos, secretário da Segov, mas em silêncio, como uma formiguinha, ele de hora em hora chega na Casa Civil com um novo aliado.
Não vira
O governador Gladson Cameli só tem dois adversários políticos que ele não viraria a seu favor por razões óbvias: os Rocha e o senador Petecão, que transformaram em coisa pessoal a disputa com ele. A maioria ele voltaria a se relacionar politicamente da forma mais normal possível.
Conselho
Os Sales já teriam sido aconselhados a desistir da candidatura da deputada federal Jéssica ao Senado, ao passo que uma reeleição dela seria mel com açúcar. Por enquanto, a decisão é lutar pelo Senado mesmo.
Na pele do Cordeiro
Na próxima segunda-feira, meio-dia, estreia o programa “Na pele do Cordeiro”, pelo canal do AcreNews no YouTube e em outras plataformas, como o Facebook, por exemplo. Primeiro participante da roda de conversa, o deputado federal Alan Rick (UB), pré-candidato ao Senado.
-
POLÍCIA11 meses atrás
Câmara Criminal aumenta para quase 134 anos pena de trio que decapitou jovem
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS5 meses atrás
Visivelmente transtornado, homem fica nu na frente do 4° Batalhão do Exército
-
EVANDRO CORDEIRO2 meses atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vereadora de Rio Branco anuncia que está sendo preparada junto com seu partido para governar o Acre daqui a oito anos
-
GOSPEL2 meses atrás
Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o pastor Valter José, presidente da Assembleia de Deus Madureira
-
POLÍCIA2 meses atrás
Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Feijó
-
ENTRETENIMENTO2 meses atrás
“Véi” da Havan dá like, curte e comenta fotografia de sua loja no Acre feita por acreano
-
POLÍCIA3 meses atrás
Justiça autoriza exumação de crianças que morreram carbonizadas em casa
-
POLÍTICA2 meses atrás
N. Lima afirma que segura pedido de cassação caso Bocalom mexa nas ruas judicializadas do “Ruas do Povo”