EVANDRO CORDEIRO
COLUNA DO EVANDRO “Sou aliado do Governo, mas preciso que meu partido esteja forte”, justifica Gonzaga sobre manter nome de Kinpara para prefeito
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Luiz Gonzaga, maior estrela do PSDB no Acre, disse à coluna que não vê motivos para questionamentos em relação a manutenção do nome do professor Minoru Kinpara, presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), entre os pretensos candidatos a prefeito de Rio Branco em 2024. Gonzaga justifica que não faz sentido para o Governo ter um partido aliado morto, sem organicidade, sem sonhos, sem objetivos. Segundo ele, aliados fortes é que garantem a permanência de todo o grupo no poder. Portanto, diz ele, o PSDB vai manter o nome de Kinpara até o momento em que todos que estão dentro da estrutura de Estado sejam chamados para conversar. “Nós vamos pra mesa com qual capital? Vamos liso pra essa conversa? Nunca! O PSDB, apesar de no momento não está com muitos mandatos no Acre, ainda é uma sigla grande e forte. Lá na mesa a gente resolve as coisas e seremos favoráveis aquilo que for bom para todo o grupo”, disse à coluna.
Foi melhor
Rejeitar o título de cidadão acreano a Bolsonaro, na Assembleia Legislativa, foi melhor para não atrair a raiva do PT nacional com o Acre. A gestão da vingança de Lula.
Câmara aprovou
Na Câmara Municipal o vereador João Marcos Luz, novo filiado do PL, conseguiu aprovar o título de cidadão riobranquense a Jair Bolsonaro. Ele não virá receber, mas alguém vai levar à Brasília para entregar ao ex-presidente.
Estilo Mailza
O deputado estadual Clodoaldo Rodrigues (Republicano) está apaixonado pelo estilo de fazer política da vice-governadora Mailza Assis (PP). Não larga mais ela por nada, me disse. Em 2024, avisa: Vai pra onde ela for, se referindo as eleições em Cruzeiro do Sul.
Administrar até 2026
“O caminho é longo. Temos três anos para administrar aquilo que os números estão dando ao Senador Alan Rick (UB) hoje”. Do assessor Jairo Cassiano sobre a estrada até 2026. Os números, hoje, são favoráveis a ele quando a pergunta é sobre a sucessão em 2026.
Soberba
Achei muita soberba perguntar quem vai para o segundo turno com Marcos Alexandre (MDB). Candidato liso desidrata. Foi o que ouvi nos corredores da Aleac de um experiente parlamentar.
Unidos até 2026
Os deputados Luiz Gonzaga (PSDB), presidente da Aleac, e o primeiro-secretário, deputado Nicolau Júnior (PP), estão fechadinhos até 2026. Pra onde um vai, o outro segue. O objetivo é chegar forte para decidir a chapa que atrairá o apoio do governador Gladson Cameli (PP), na mão de quem estão as eleições de 2024 e 2026, pela alta aceitação popular.
Agora vai
Empoderada pelo PP na secretaria de Ação Social do Estado, a professora Zilmar Rocha se torna opção forte para 2024 no município dela, o Bujari, onde sonha ser prefeita.
Boa relação
“O Bocalom é gente muito boa. Não temos tido problema com ele”. Do presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Raimundo Neném (PSB), sorbe o prefeito da capital.
Lista do Petecão
Nilton Craveiro, Marivaldo Melo e o professor Carlos Coelho podem ser os nomes que o senador Sérgio Petecão (PSD) deve apresentar ao governador Gladson Cameli (PP) para assumir a secretaria de Obras. Para isso acontecer falta uma conversa final, segundo o Petecão.
Pra história
Arrogante, Flávio Dino corre o sério risco de ser o primeiro nome na história apresentado para a Suprema Corte e rejeitado pelo Senado. Tem muito voto contra já.