Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Covid mata sete e infecciona 164 nesta sexta no Acre

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), registra 164 casos de infecção por coronavírus nesta sexta-feira, 23, sendo 160 casos confirmados por exames de RT-PCR e 4 por testes rápidos. O número de infectados saltou de 76.212 para 76.376 nas últimas 24 horas.

Até o momento, o Acre registra 200.854 notificações de contaminação pela doença, sendo que 123.519 casos foram descartados e 909 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 63.119 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 285 pessoas seguem internadas.

A taxa de ocupação de leitos nos hospitais de referência para tratamento da Covid-19 da rede pública do estado, assim como a lista de espera por UTI e enfermarias, consta no PDF de assistência, anexado a este boletim.

Os dados da vacinação contra a Covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Mais 7 notificações de óbitos foram registradas nesta sexta-feira, dia 23, sendo 3 do sexo masculino e 4 do sexo feminino, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 1.465 em todo o estado.

Óbitos do sexo masculino:

J. R. F., de 39 anos. Morador de Tarauacá, deu entrada no dia 14 de março, no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, e veio a óbito no dia 24 de março.

Morador de Rio Branco, F. A. C. G., de 41 anos, deu entrada no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), no dia 9 de abril, vindo a falecer no dia 22 de abril.

Morador de Rio Branco, L. A. S., de 62 anos, deu entrada no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), no dia 14 de abril, vindo a falecer nesta quinta-feira, dia 22.

Óbitos do sexo feminino:

Moradora de Sena Madureira, Z. A. N., de 75 anos, deu entrada no dia 19 de abril, no Hospital João Câncio, vindo a óbito no dia 21 de abril.

Moradora de Rio Branco, B. M. L., de 63 anos, deu entrada no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), no dia 6 de abril, vindo a falecer no dia 22 de abril.

M. G. T. M., de 62 anos. Moradora de Rio Branco, deu entrada no dia 4 de abril, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), e faleceu nesta quinta-feira, dia 22.

O quarto óbito entre as mulheres é de S. M. C. B., de 62 anos. Moradora de Tarauacá, deu entrada no dia 28 de março, no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, e veio a falecer no dia 22 de abril.

Sobre os casos de Covid-19 no estado, acesse:

BOLETIM_AC_COVID_23-04-2021

Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:

Boletim Assistência 23-04-2021

Rio Branco – AC, 23 de abril de 2021

Secretaria de Estado de Saúde do Acre

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍTICA

Pedro Longo apoia projeto ‘Costura Criativa’ que leva renda a inúmeras famílias com matéria prima de fácil acesso

Publicado

em

Por

O gabinete do deputado Pedro Longo se uniu à Associação Amigos da Cidade do Povo para promover um projeto cujo nome é “Costura Criativa”.

A ação tem como objetivo ensinar pessoas com pouca renda a produzir bolsas e demais acessórios com matéria prima de fácil acesso e baixo custo.

O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) fez questão de ir até a Escola de Gastronomia e Hospitalidade do Acre Miriam Assis Felício – onde acontece um curso profissionalizante – e cumprimentar as 20 mulheres que estão matriculadas e recebendo a formação, além de acompanhar as produções que geram renda para as moradoras da região. O diretor do espaço, o gestor Márcio Aguiar, recebeu a equipe do parlamentar.

“Decidimos apoiar esse projeto porque nosso mandato tem o compromisso de reforçar o empreendedorismo e favorecer a geração de renda para as pessoas”, argumentou Longo.

O “Costura Criativa” conta também com o apoio do Governo do Estado, por meio do Instituto de Pesquisa Educação e Tecnologia do Acre (Ipetec), e da Casa Amizade.

Os produtos confeccionados serão apresentados em duas feiras que estão sendo organizadas pela equipe, com datas a serem divulgadas nos próximos dias.

A presidente da Cooperativa dos Artesãos, Poliana Maia, agradeceu a participação do político e destacou a importância do projeto.

“Meu intenso agradecimento ao deputado Pedro Longo pela contribuição que tem dado ao projeto e por sua participação aqui. Sabemos que o maior compromisso do Estado é oferecer possibilidade para que as pessoas cresçam. Esse projeto não é diferente. Além de oferecermos uma renda a essas famílias, garantimos a elas, ao mesmo tempo, a oportunidade de trabalhar com um recurso criativo”, salientou.

Continue lendo

POLÍTICA

Prefeitura de Cruzeiro do Sul entrega sistema de tratamento de água no rio Croa

Publicado

em

Por

A prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou nesta quarta-feira, 22, o ato de entrega de duas unidades de tratamento de água na comunidade do rio Croa. A entrega atende a uma demanda da comunidade por água potável comunicada à prefeitura no início da gestão. Os moradores já haviam recebido anteriormente a perfuração de poços artesianos, mas na maior parte deles a água não é potável, devido à acidez e alto índice de ferro, que consumido com frequência pode levar a distúrbios crônicos de saúde.

O ato de entrega contou com a presença do prefeito Zequinha Lima e do superintendente da FUNASA no Acre Ronaldo Craveiro. O sistema irá atender doze famílias do rio Croa.

“Isso significa saúde para nós. Saúde, vida e tudo o que a gente necessita. Estou muito feliz por estarem todos aqui neste dia de hoje. Antes a água era barrenta, tinha gosto ruim. Agora não, é uma água boa de beber”, disse Raimunda Lopes de Almeida, moradora da comunidade.

As duas unidades são sistemas alternativos de tratamento de água desenvolvidos pela FUNASA para atender comunidades como a do rio Croa.

“Isso tem uma importância muito grande para nós. É garantia de saúde e de vida, algo que há muito tempo queríamos”, disse Pedro Paulo Lima da Costa, presidente da comunidade.

A parceria da prefeitura com a FUNASA possibilitou a capacitação dos técnicos municipais para a implantação do sistema.

“Esta foi a primeira vez que uma equipe de uma prefeitura implantou o sistema após a capacitação. É o resultado da assinatura do termo de cooperação técnica entre prefeitura e FUNASA. Os técnicos da própria prefeitura estão capacitados para dar a manutenção nas unidades”, explicou Ronaldo Craveiro, superintendente da FUNASA.

O sistema é chamado de Salta Z, e foi desenvolvido por técnicos a pedido da FUNASA, justamente para atender a necessidade de comunidades ribeirinhas amazônicas como o Croa, onde há acesso à água, mas a mesma não é indicada para consumo. O sistema faz a filtragem, decantação de resíduos e clareamento, tornando-a potável segundo os parâmetros sanitários exigidos.

“Estas duas unidades foram implantadas em locais estratégicos da comunidade para atender ao maior número possível de moradores. O sistema corrige a acidez e alcalinidade, remove as impurezas e entrega uma água clara e potável, própria para o consumo e todas as atividades do dia a dia”, explica Ygoor Neves, Secretário Municipal de Meio Ambiente.

O prefeito Zequinha Lima destacou que essa foi uma demanda que surgiu da própria comunidade. “Nós estamos buscando atender o que a comunidade colocou como uma necessidade prioritária quando nossa equipe esteve aqui no início da gestão. Este ainda não é um sistema de distribuição, e sim de tratamento, mas já irá beneficiar as famílias com uma água 100% tratada e potável”, disse o prefeito Zequinha Lima.

A Prefeitura está oferecendo ainda na comunidade um curso de confecção de vassouras de garrafa PET e uma outra capacitação em parceria com a Marinha para habilitar os barqueiros do local. A Secretaria de Trânsito e Transporte Municipal também atua na área , com a implantação de placa de sinalização indicativa.

Continue lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia publica edital de processo seletivo com 2.247 vagas temporárias

No ato da inscrição, o candidato deverá marcar em campo específico uma única opção de vaga/localidade

Publicado

em

Por

News Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), publicou nesta segunda-feira (20), o edital do Processo Seletivo Simplificado para contratar 2.247 profissionais, sendo 1.416 professor classe “C” (40 horas), 15 professores classe “C” (20 horas), 44 analistas educacionais (assistentes sociais e psicólogos), 385 técnicos educacionais nível II (cuidadores) e 87 técnicos educacionais nível II (intérprete de libras) para o atendimento da Rede Pública Estadual de Ensino. O Processo Seletivo Simplificado tem como objetivo a seleção visando à contratação temporária de profissionais para o atendimento à Rede Pública Estadual de Ensino.

As inscrições são gratuitas e realizadas somente de forma on-line por meio do link http://processoseletivo.seduc.ro.gov.br/ a partir desta segunda-feira e segue até a quarta-feira (29). No ato da inscrição, o candidato deve marcar em campo específico, uma única opção de vaga/localidade.

REFORÇO

O processo visa substituir profissionais contratados temporariamente que terão o prazo de validade do contrato vencendo ao longo do ano de 2021 e, ainda, suprir necessidades que se encontram em aberto, considerando o retorno às aulas presenciais, as quais necessitam de reforço humano tendo em vista que o modelo híbrido acarreta um maior tempo de atuação dos profissionais envolvidos no contexto educacional.

ETAPAS

A seleção será constituída das seguintes etapas:

  • 1ª – para todos os cargos: de informação prestada no ato de inscrição via internet sobre os títulos que possui na área que pretende concorrer no certame, de caráter classificatório;
  • 2ª – para todos os cargos: de convalidação dos títulos informados no ato de inscrição via internet, de caráter classificatório e eliminatório e
  • 3ª – somente para o cargo de técnico educacional nível II (intérprete de libras): prova prática, de caráter classificatório e eliminatório.

CONTRATO

Os candidatos selecionados dentro do quantitativo de vagas ofertado serão admitidos em caráter temporário, pelo prazo de um ano, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a contar da data de assinatura do contrato. Para os contratos prorrogados serão expedidos Termos Aditivos.

REMUNERAÇÃO

A remuneração dos candidatos selecionados será de acordo com a tabela do quadro de vagas disponíveis:

CargosCarga HoráriaRemuneração
Professor Classe “C”/Todas as áreas40 h/sR$ 3.034,85 (três mil, trinta e quatro reais e oitenta e cinco centavos) acrescidos de Gratificações e Auxílio Transporte (onde existir transporte coletivo).
Professor Classe “C”/Todas as áreas 20 h/s R$ 1.517,43 (um mil, quinhentos e dezessete reais e quarenta e três centavos) acrescidos de Gratificações e Auxílio Transporte (onde existir transporte coletivo).
Analista Educacional/Assistente Social.40 h/sR$ 2.451,26 (dois mil, quatrocentos e cinquenta e um reais e vinte e seis centavos) acrescidos de Gratificações e Auxílio Transporte (onde existir transporte coletivo).
Técnicos Educacionais Nível II (cuidadores e intérprete de libras)40 h/sR$ 1.270,06 (mil, duzentos e setenta reais e seis centavos) acrescidos de Gratificações e Auxílio Transporte (onde existir transporte coletivo).
Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia