Connect with us

EVANDRO CORDEIRO

“CPI é um bicho de muitas pernas, mas sem cabeça”, diz Narciso Mendes

Publicado

em

O ex-deputado federal constituinte Narciso Mendes, é um dos grandes pensadores políticos do Norte do Brasil – e ninguém tem a coragem de contestar esse título. Agora há pouco, conversando com ele, perguntei, entre outras, o que acha acerca da CPI da Educação no Acre e a da Pandemia, em Brasília. Ele riu, pensou cinco segundos, e cunhou a seguinte frase: “CPI é um bicho de muitas pernas, mas que não tem cabeça”.

Pronto! Todo mundo sabe o que ele pensa dessas duas CPIs.

Leitor voraz

A rigor, perguntei a dona Célia Mendes, mulher do Narciso, sobre como ele tem enfrentado a pandemia, como tem passado o tempo, e ela revelou: “Lê dez livros por dia”.

Fora da política

Jonas Lima, deputado estadual pelo PT, mas prestes a se filiar no Progressistas, junto com o irmão Isaac, prefeito de Mâncio Lima, deve mesmo não disputar a eleição de 2022. Vai cuidar de seu ministério na igreja e de um projeto agrícola relacionado a plantação de café na região do Juruá.

Mulher importante

A família Hassem, do Alto Acre, perdeu essa semana a matriarca, dona Nazinha, mãe do ex-deputado Luizinho e avó do ex-prefeito de Epitaciolândia, André, e da atual prefeita de Brasiléia, Fernanda. Dona Nazinha era também sogra do ex-deputado Astério Moreira.

Ou seja: morreu uma das mulheres mais importantes daquela região nos últimos 50 anos.

Candidato do Iapen

Em 2022 o Iapen, a Polícia Penal do Acre, tem tudo para eleger um deputado estadual, o que não conseguiu até aqui porque a cada dois anos saem dois, três candidatos. No final não elege ninguém.

Humildade do Joabe

Secretário da Zeladoria da prefeitura de Rio Branco, a antiga Semsur, Joabe Lira admite que aquele fatídico evento de janeiro, em que a polícia foi chamada para desmontar um movimento de paralisação dos garis, desgastou o início da gestão Bocalom. Todavia, segundo ele, com muita humildade, isso será revertido. Ele já melhorou – e muito – a relação com esses servidores. Inclusive já tem uma festa marcada para o Dia do Trabalhador, primeiro de maio.

Tempo perdido

Essa fala do prefeito de Bujari, João Padeiro, sugere que o vice-governador, Major Rocha (PSL), está perdendo tempo ao passar o dia inteiro gravando vídeo, tentando relacionar Gladson a corrupção.

Outro clichê

Como sabe que não adianta tentar relacionar o governador Gladson Cameli com corrupção, o senador Sérgio Petecão (PSD) usa tática diferente do vice. Passa o dia chamando Gladson de mentiroso.

Não cola

“Se tem um político no qual não cola a pecha de corrupto esse político é o Gladson”. Do prefeito de Bujari, João Padeiro (PDT).

Fora de hora

Presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador N Lima (Progressistas) não critica a criação da CPI da Educação, mas acha sua abertura mais fora de hora que dor de barriga de madrugada.

Andando feito cigano

Ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Clodoaldo Rodrigues se prepara para disputar a eleição para deputado estadual. Acorda as 5 da manhã e se manda pela cidade, zona rural e municípios adjacentes. Deve vir, pelo Progressistas, em uma dobradinha com Nicolau Júnior para federal.

CPI séria

Ontem o deputado Luiz Gonzaga (PSDB) me dizia o seguinte: vamos saber se a CPI da Educação é séria quando eles aceitarem investigar tudo, inclusive das gestões passadas.

Renan Calheiros e Zen

Já pensou um negócio desses? As duas CPIs em andamento no Brasil são tocadas por dois maestros da moral. A do Acre, pelo deputado Daniel Zen, do PT, ex-secretário de Educação cuja gestão é questionada por deus e o mundo, inclusive pelo Paulo Ximenes. A de Brasília por Renan Calheiros (MDB), que dispensa comentários. Minha nossa, Brasil!

Pedreira

Os adversários do governador Gladson Cameli (Progressistas) em 2022 vão enfrentar pedreira. Primeiro, Cameli faz um governo sem manchas, razão pela qual tem alta aprovação; segundo, tem a máquina e uma centena de obras para serem colocadas em andamento até 2022. Resta aos adversários chamar ele de mentiroso, um clichê criado pelo senador Petecão para desgasta-lo de alguma forma.

Só ficam dois

Dos quatro prefeitos do PT no Acre só se tem garantia de que dois ficam na sigla até 2022: Bira Vasconcelos, de Xapuri, e Jerry Correia, de Assis Brasil. A propósito, os outros dois são Isaac Lima, de Mâncio Lima, e Fernanda Hassem, de Brasiléia.

Tática manjada

O senador Sérgio Petecão, às vezes, pensa que todo mundo é bobo e só ele entende de política. Insiste numa tática manjada de repetir que só discute uma possível candidatura sua a governo em 2022, quando até o Zé Pimbinha sabe que ele é candidato. Está em campanha faz tempo, inclusive.

Blefe

Jorge Viana e seu PT foram massacrados nas urnas em 2018 porque abusaram do poder durante duas décadas. Isso não significa dizer que ele morreu politicamente. Só que anunciar candidatura a governador, hoje, é o maior blefe dentre os que ele lacrou em toda sua vida pública, desde que ainda era da Arena. Se trata de uma tática de se posicionar para, no máximo, disputar o Senado. Como ele sempre foi sabido, recua até para federal em 2022, se for o caso.

Ainda na espera

O ex-secretário de Saúde do Estado na gestão Tião Viana (PT), Gemil Júnior, primeiro suplente de deputado do PDT, continua esperando ser chamado pelo titular da cadeira, deputado Luiz Tchê, para assumir os quatro meses, como foi combinado. Tentei ouvir uma frase do Gemil, sequer, mas ele não abre a boca para falar. Nem a pau.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas