Connect with us

ESPORTE

Desporto universitário perde Wilson Canaverde para a covid-19

Publicado

em

MANOEL FAÇANHA

Internado há dez dias entre as unidades hospitalares da Prontoclínica e Santa Juliana, faleceu na tarde desta quarta-feira (31), vítima de complicações do novo coronavírus, o professor universitário Wilson Canaverde Guimarães, 70 anos.

Natural da cidade de Água Limpa (GO), Wilson Canaverde chegou ao Acre na década de 1980. Formado na área de Educação Física ele logo estava empregado e, aos poucos, consolidou-se entre os principais nomes dos Jogos Escolares, seja como técnico ou membro da equipe de organização.

Na carreira como treinador, Wilson Canaverde também daria sua contribuição em diversas modalidades esportivas, mas a principal delas ocorreu no futsal, onde comandou, em meados da década de 1990, a conquista do título estadual da equipe da Delta. Na mesma década, Wilson Canaverde comandou por duas oportunidades o time do Volta Redonda.

Seleção acreana universitária durante deslocamento de ônibus em Vitória-ES

Também no futsal, o professor Wilson Canaverde comandou a seleção acreana universitária em três oportunidades: 1997/1998/1999. O melhor resultado ocorreu na temporada de 1999, quando levou à equipe acreana a quarta colocação dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB´s), em evento ocorrido na cidade de Vitória-ES. O cronista esportivo Deise Leite, à época, goleiro da equipe universitária acreana, recordou com saudosismo o bom trabalho realizado pelo professor Wilson Canaverde. “Era um treinador disciplinado, muito bom taticamente, tanto que suas equipes variavam diversas jogadas ensaiadas durante o transcorrer de partida”, comentou o cronista esportivo, lembrando que o ex-treinador tinha o vício de trabalhar com o apito na boca. O time base do selecionado universitário acreano era formado pelos seguintes atletas: Deise Leite, Redson, Marquinhos Bombeiro e Manfrini. Clio, Senildo Melo, Assis, Evandro, Jaime, Gesiel e Jesus Wgleison completavam o bom time acreano daquele JUB’s.

O professor universitário José Reinaldo, amigo de trabalho de Wilson Canaverde, explicou que o conheceu em 2002, quando passou a fazer parte do quadro de docentes da Universidade Federal do Acre (Ufac). Segundo Reinaldo, Canaverde foi secretário do curso do Educação Física durante vários anos, contribuindo de forma decisiva para o crescimento da disciplina no meio acadêmico.

Emocionado com a perda do amigo, José Reinaldo disse que sentirá e muito a ausência física de Canaverde. “Era um excelente companheiro de trabalho. “Construímos uma grande amizade ao longo dos anos e sempre lembrarei dele, assim como de seu repertório de músicas caipiras”, disse José Reinaldo, esse ainda aproveitando para expressar os sinceros sentimentos aos familiares, principalmente a esposa Maria Ruth e aos quatro filhos, e amigos pela perda do educador.

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESPORTE

Galo e Imperador fazem os ajustes nos times neste sábado para o confronto de amanhã pela série D

Publicado

em

Por

Na Marca da Cal

Os técnicos de Imperador Galvez e Atlético-AC fazem na manhã deste sábado (19), véspera do duelo envolvendo ambas equipes, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série D, os últimos ajustes em suas respectivas equipes.

O Imperador Galvez para o duelo não poderá contar com dois dos três reforços anunciados durante a semana. O lateral Ketson e o meia Diego Furtado não tiveram seus nomes divulgados no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No entanto, a boa notícia fica por conta da regularização do atacante Wilker, ex-Porto Velho-RO. O zagueiro Marcão, após testar positivo na semana passada para covid-19, realizou nessa sexta-feira novos exames para o novo coronavírus e aguarda pelo resultado da análise para saber as possibilidades de participar ou não da partida.

O técnico Paulo Roberto Oliveira está ciente de um jogo difícil para ambos os lados, mas já deixou claro que o Imperador Galvez, apesar de respeitar o adversário, vai em busca da vitória para figurar no G-4 do grupo A1. Oliveira comentou que definirá o Imperador somente após a movimentação da manhã deste sábado (19), no CT Forte Imperador.

Zé Marco terá reforços

Por outro lado, o técnico celeste Zé Marco para a partida contra o Galvez poderá realizar as estreias de três jogadores. O volante Renato e o lateral direito Thomas Bem-Hur tiveram seus nomes divulgados no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o mesmo ocorrendo com o atacante Marcelo. O trio, ano passado, vestiu a camisa do Imperador Galvez e durante a semana trabalharam na busca de espaço entre os titulares. Outro atleta que será relacionado para a partida será o meia Ciel. O jogador esteve nos dois primeiros jogos da equipe no departamento médico, mas acredita que já possa contribuir com o time celeste durante o transcorrer de partida deste domingo (20).

Sem somar pontos nas duas primeiras rodadas da competição e não vencendo um jogo de torneios nacionais há exatos 20 jogos, o Galo Carijó chega para o duelo pressionado por uma vitória.

Continuar lendo

ESPORTE

Rio Branco apresenta elenco para o campeonato estadual com 16 atletas importados

Publicado

em

Por

A direção do Rio Branco Futebol Clube apresentou na tarde desta quarta-feira, 16, no estádio José de Melo, o elenco que disputará o campeonato estadual de futebol, com início previsto para 10 de julho. O clube trabalhará com 26 atletas, 10 pratas da casa e 16 importados.

Além dos jogadores contratados de várias regiões do país, o Rio Branco também contratou um treinador, mas este só se apresentará na próxima segunda-feira. Até lá, a equipe ficará aos cuidados do treinador de goleiros Walter Amaral e do preparador físico Selcimar Maciel, que estava trabalhando no Nacional de Manaus e veio para o Acre atender o clube no estadual.

Continuar lendo

ESPORTE

Sem renda, boxeador acreano corre o risco de não lutar em evento e pede ajuda

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Wanglézio Braga

O pugilista Leandro Macário (24), único brasileiro inscrito para o evento de luta internacional que ocorrerá na Bolívia no próximo dia 19, corre o risco de não participar da competição por falta de patrocínio. O rapaz que está desempregado e não possui nenhum tipo de renda, enfrenta dificuldades para cobrir os custos como hospedagem, alimentação e gasolina (transporte). A condição do lutador foi descrita pelo treinador, Cleicimar Araújo, que pede mais sensibilidade da sociedade acreana para a bandeira do esporte.

Araújo é professor de luta marcial e desenvolve projeto nas comunidades carentes de Rio Branco há 16 anos. Ele é responsável por treinar e enaltecer o nome de Leandro Macário nas competições de boxe. Sem ter condições de ajudar ainda mais o aluno, o voluntário entrou em contato com a reportagem do Acre News informando que o rapaz corre o risco de não participar da luta internacional por falta de condições financeiras e pede ajuda.

“Ele e eu estamos desempregados. Não temos condições, até o momento, de arcar com os custos da passagem, alimentação e estadia. Por enquanto nós temos um carro que é de outro aluno que voluntariamente nos levará para Cobija, mais falta o da gasolina. Tem também a hospedagem e alimentação. É um custo aproximado de R$ 400 reais (…) por isso peço a ajuda da população, dos empresários que são sensíveis à causa do esporte e também as nossas autoridades que possam nos ajudar”, disse.

Cleicimar Silva de Araújo informou o número da conta PIX para doações [chave 523.419.172.91]. “Nós agradecemos as pessoas do bem que possam nos ajudar. Qualquer doação será bem-vinda. Queremos enaltecer o nome do nosso estado lá fora, dar oportunidades a quem precisa e também provar que o esporte é uma alternativa de boa vida”, enfatizou.

Para falar diretamente com o treinador basta ligar para o número (68) 99982-1877.

SAIBA MAIS

O Acre News noticiou que Leandro Macário foi inscrito para a competição que vai ocorrer no Coliseu Alfredo Huari, na cidade de Cobija, no próximo sábado, e que representará o Brasil no evento tendo em vista que foi o único brasileiro a topar o desafio. Leia a matéria completa aqui.

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas