Connect with us

ESPORTE

Desporto universitário perde Wilson Canaverde para a covid-19

Publicado

em

MANOEL FAÇANHA

Internado há dez dias entre as unidades hospitalares da Prontoclínica e Santa Juliana, faleceu na tarde desta quarta-feira (31), vítima de complicações do novo coronavírus, o professor universitário Wilson Canaverde Guimarães, 70 anos.

Natural da cidade de Água Limpa (GO), Wilson Canaverde chegou ao Acre na década de 1980. Formado na área de Educação Física ele logo estava empregado e, aos poucos, consolidou-se entre os principais nomes dos Jogos Escolares, seja como técnico ou membro da equipe de organização.

Na carreira como treinador, Wilson Canaverde também daria sua contribuição em diversas modalidades esportivas, mas a principal delas ocorreu no futsal, onde comandou, em meados da década de 1990, a conquista do título estadual da equipe da Delta. Na mesma década, Wilson Canaverde comandou por duas oportunidades o time do Volta Redonda.

Seleção acreana universitária durante deslocamento de ônibus em Vitória-ES

Também no futsal, o professor Wilson Canaverde comandou a seleção acreana universitária em três oportunidades: 1997/1998/1999. O melhor resultado ocorreu na temporada de 1999, quando levou à equipe acreana a quarta colocação dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB´s), em evento ocorrido na cidade de Vitória-ES. O cronista esportivo Deise Leite, à época, goleiro da equipe universitária acreana, recordou com saudosismo o bom trabalho realizado pelo professor Wilson Canaverde. “Era um treinador disciplinado, muito bom taticamente, tanto que suas equipes variavam diversas jogadas ensaiadas durante o transcorrer de partida”, comentou o cronista esportivo, lembrando que o ex-treinador tinha o vício de trabalhar com o apito na boca. O time base do selecionado universitário acreano era formado pelos seguintes atletas: Deise Leite, Redson, Marquinhos Bombeiro e Manfrini. Clio, Senildo Melo, Assis, Evandro, Jaime, Gesiel e Jesus Wgleison completavam o bom time acreano daquele JUB’s.

O professor universitário José Reinaldo, amigo de trabalho de Wilson Canaverde, explicou que o conheceu em 2002, quando passou a fazer parte do quadro de docentes da Universidade Federal do Acre (Ufac). Segundo Reinaldo, Canaverde foi secretário do curso do Educação Física durante vários anos, contribuindo de forma decisiva para o crescimento da disciplina no meio acadêmico.

Emocionado com a perda do amigo, José Reinaldo disse que sentirá e muito a ausência física de Canaverde. “Era um excelente companheiro de trabalho. “Construímos uma grande amizade ao longo dos anos e sempre lembrarei dele, assim como de seu repertório de músicas caipiras”, disse José Reinaldo, esse ainda aproveitando para expressar os sinceros sentimentos aos familiares, principalmente a esposa Maria Ruth e aos quatro filhos, e amigos pela perda do educador.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESPORTE

Time da “Série A” namora o goleiro acreano Tomate: Contratação deve ocorrer nos próximos dias

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

A imprensa esportiva passou a atribuir nesta semana uma aproximação entre o goleiro do Andirá-Ac com o Botafogo (RJ), o acreano Tomate, de 18 anos. Segundo reportagem do Jornal Lance! O jogador chegaria ao time carioca com contrato até o final de 2022.

Ainda de acordo com o periódico, Tomate deverá realizar nos próximos dias os exames médicos e assinar o contrato. Os últimos detalhes para o acerto ser fechado estão sendo discutidos. Se for de fato contratado, Tomate se torna o segundo goleiro acreano a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro.

Oficialmente, o Andirá ainda não se manifestou sobre o assunto. O mesmo ocorre com o Botafogo.

Eduardo da Silva, popular Tomate, gerou comoção nacional após ser substituído durante um jogo na Copinha, entre Andirá e Atlético-MG. A troca gerou comoção no goleiro. O país repercutiu a cena e em seguida, Silva foi consolado por seguidores nas redes sociais e por atletas famosos. A situação ganhou ainda mais destaques quando o time adversário convidou-o para testes.

Continue lendo

ESPORTE

No calendário oficial do Acre, Vôlei e Futevôlei ganham espaços para homenagens

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Manoel Façanha

O governador Gladson Cameli (PP) publicou hoje (20) no Diário Oficial do Estado (DOE) dois decretos de leis que valorizam a prática no estado de duas modalidades esportivas. Os dispositivos, ambos de autoria do oposicionista, deputado Neném Almeida (Podemos), incluem no calendário oficial o “Dia do Voleibol” e o “Dia do Futevôlei”.

O primeiro, o Dia do Voleibol, será comemorado no dia 8 de setembro. A data escolhida é em homenagem ao dia do nascimento do técnico de voleibol, José Carlos Silva do Nascimento, o popular Zé Carlos. “Instituir o Dia do Voleibol no calendário serve como incentivo e fomento aos praticantes e aos que possam conhecer e praticar esse esporte apaixonante”, justificou o autor da matéria.

Já o Dia do Futevôlei passa a ser oficialmente comemorado no dia 25 de setembro. “Em nosso estado, o futevôlei vem ganhando adeptos fiéis, havendo inclusive campeonatos em vários municípios (…) A data, 25 de setembro, se remete ao nascimento do praticante de futevôlei, Helano Moniz, perfazendo homenagem in memorian que agrada aos praticantes desse esporte”, ressaltou.

As leis de Gladson publicadas no DOE começaram a valer a partir dessa quinta-feira.

Continue lendo

ESPORTE

Futebol Solidário com famosos acontece, hoje, em Xapuri: Prior e Chulapa chegaram causando no Acre

Publicado

em

Por

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Os artistas convidados para o “Futebol Solidário” já estão no estado. Eles desembarcaram ontem (18) no Aeroporto de Rio Branco e seguiram para Xapuri, interior do Acre, onde acontecerá a partida desta edição. O jogo começa às 18h e os ingressos são dois quilos de alimentos não perecíveis. Segundo a organização, a entrada é limitada.

O ex-BBB Felipe Prior foi um dos primeiros a chegar ao estado. Em suas redes sociais, ele gravou com muita animação o trajeto feito de avião. No aeroporto, encontrou outros participantes que vão jogar e animar a festa em Xapuri. Felipe não esconde sua satisfação em retornar ao Acre.

Mesmo com tanta animação, o artista não esconde que está triste. Um dia antes de embarcar para o Acre, seu animal de estimação, uma cadela Bombom, morreu após um passeio. Ela sofreu um ataque no coração.

“Minha Bombom. Dói tanto pensar que você se foi. Em cada pedaço de lembrança, sua bagunça e sua alegria, que marcaram sua existência em nossas vidas, serão também sentidas, junto com essa saudade que já é imensa! Minha gorducha, que em um ano entrou na minha vida, conquistou toda a família e virou nosso xodó… que tristeza te perder! Por aqui, ficou muito amor!”, lamentou.

Outro que também chegou causando no estado, foi o ex-jogador Aloísio Chulapa. Além da irreverência e sua animação, Chulapa virou motivo de chacota entre as estrelas. O motivo? Pela segunda vez, esqueceu as malas no aeroporto. Isso mesmo! Chulapa só está com a roupa do corpo. “É a segunda vez que ele vem pro Acre, e é a segunda vez que ele esquece as malas”, disse Felipe sendo respondido em seguida: “Tô sem nada, só estou com essa roupa. Eu só tô com essa roupa e essa cueca”.

O comediante anão Pedrinho Moura também confirmou presença no evento. Ele dormiu em Rio Branco e segue hoje para as Terras de Chico Mendes.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia