Connect with us

ESPORTE

Desporto universitário perde Wilson Canaverde para a covid-19

Publicado

em

MANOEL FAÇANHA

Internado há dez dias entre as unidades hospitalares da Prontoclínica e Santa Juliana, faleceu na tarde desta quarta-feira (31), vítima de complicações do novo coronavírus, o professor universitário Wilson Canaverde Guimarães, 70 anos.

Natural da cidade de Água Limpa (GO), Wilson Canaverde chegou ao Acre na década de 1980. Formado na área de Educação Física ele logo estava empregado e, aos poucos, consolidou-se entre os principais nomes dos Jogos Escolares, seja como técnico ou membro da equipe de organização.

Na carreira como treinador, Wilson Canaverde também daria sua contribuição em diversas modalidades esportivas, mas a principal delas ocorreu no futsal, onde comandou, em meados da década de 1990, a conquista do título estadual da equipe da Delta. Na mesma década, Wilson Canaverde comandou por duas oportunidades o time do Volta Redonda.

Seleção acreana universitária durante deslocamento de ônibus em Vitória-ES

Também no futsal, o professor Wilson Canaverde comandou a seleção acreana universitária em três oportunidades: 1997/1998/1999. O melhor resultado ocorreu na temporada de 1999, quando levou à equipe acreana a quarta colocação dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB´s), em evento ocorrido na cidade de Vitória-ES. O cronista esportivo Deise Leite, à época, goleiro da equipe universitária acreana, recordou com saudosismo o bom trabalho realizado pelo professor Wilson Canaverde. “Era um treinador disciplinado, muito bom taticamente, tanto que suas equipes variavam diversas jogadas ensaiadas durante o transcorrer de partida”, comentou o cronista esportivo, lembrando que o ex-treinador tinha o vício de trabalhar com o apito na boca. O time base do selecionado universitário acreano era formado pelos seguintes atletas: Deise Leite, Redson, Marquinhos Bombeiro e Manfrini. Clio, Senildo Melo, Assis, Evandro, Jaime, Gesiel e Jesus Wgleison completavam o bom time acreano daquele JUB’s.

O professor universitário José Reinaldo, amigo de trabalho de Wilson Canaverde, explicou que o conheceu em 2002, quando passou a fazer parte do quadro de docentes da Universidade Federal do Acre (Ufac). Segundo Reinaldo, Canaverde foi secretário do curso do Educação Física durante vários anos, contribuindo de forma decisiva para o crescimento da disciplina no meio acadêmico.

Emocionado com a perda do amigo, José Reinaldo disse que sentirá e muito a ausência física de Canaverde. “Era um excelente companheiro de trabalho. “Construímos uma grande amizade ao longo dos anos e sempre lembrarei dele, assim como de seu repertório de músicas caipiras”, disse José Reinaldo, esse ainda aproveitando para expressar os sinceros sentimentos aos familiares, principalmente a esposa Maria Ruth e aos quatro filhos, e amigos pela perda do educador.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESPORTE

Policial acreano vai representar o Brasil em sul-americano de atletismo no início do mês de outubro

Publicado

em

Por

O policial civil acreano Juriel Maia, vai representar o Brasil no 1° Campeonato Sul-americano de Atletismo Master de Clubes. A competição deverá acontecer de primeiro a 3 de outubro, em Timbó, Santa Catarina. Ao obter os melhores índices na categoria master em competições nacionais, representando o Acre, Juriel vai competir por um clube, o catarinense CMC Uca.

O acreano disputará os 100, 200 e 400 metros rasos, categoria na qual é imbatível no Brasil.

Continue lendo

ESPORTE

Dever de casa: Rio Branco abre o returno com vitória sobre o Humaitá

Publicado

em

Por

O Rio Branco mostrou que tradição ainda precisa ser respeitada no futebol. Na noite desta quinta-feira,16, o Estrelão mostrou sua força e venceu o Humaitá por 1 x 0 na abertura do segundo turno do campeonato estadual.

O atacante Índio, estreante da noite, marcou o gol da vitória estrelada. Além da vitória o Rio Branco ainda quebrou a invencibilidade do time de Porto Acre.

Com a vitória, o time do técnico Marcelo Brás conseguiu os três primeiros pontos e segue firme em busca do título da temporada. O próximo jogo será contra o Atlético, em data a ser confirmada pela Federação.

Continue lendo

ESPORTE

Segundo turno do campeonato estadual começa nesta quinta-feira com rodada dupla

Publicado

em

Por

Três times, uma vaga e muita rivalidade. Este é o cenário do segundo turno do campeonato estadual de futebol que começa hoje, com rodada dupla.

Campeão do primeiro turno e já garantido na decisão, o Humaitá encara o Rio Branco FC, último dos quatro classificados para o returno. Ao Estrelão só a conquista do returno interessa, para garantir calendário para 2022. O técnico Marcelo Brás fará sua segunda partida no comando do time e vem com força máxima para o confronto. A partida está marcada para as 17 H, no Florestão, em Rio Branco.

Atlético x Galvez

Classificado para o mata mata da série D, o Galvez se reforçou para o returno, contratando quatro jogadores que estavam no São Francisco. O Atlético, que fez uma campanha ridícula na competição nacional, se apega na força do conjunto para iniciar a disputa. O confronto acontece as 19H no mesmo local do jogo anterior.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia