Connect with us

SAÚDE

Estado crítico no banco de sangue força o Hemoacre clamar por mais doadores

Publicado

em

Brasil 61

As tipagens sanguíneas O negativo, O positivo e B negativo do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) estão com o estoque em estado crítico. A informação é da própria instituição, que faz um apelo para que a população acreana doe sangue.

O Acre conta com três serviços de hemoterapia, localizados na capital e nos municípios de Brasileia e Cruzeiro do Sul. O Hemocentro Coordenador funciona em Rio Branco, na Avenida Getúlio Vargas, número 2787, Bosque, telefone (68) 3248-1380. Além disso, o Hemoacre possui uma unidade móvel, que atua em Acrelândia, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Porto Acre.

Segundo Quésia Nogueira, gerente de Captação de Doadores do Hemoacre, o estoque não é nada bom. “Estamos em estado crítico. Por isso, contamos com a colaboração acreana e esperamos a solidariedade de cada pessoa. Aqueles que não podem doar sangue, devem mobilizar e orientar os que estão aptos. Infelizmente, o sangue ainda não é produzido sinteticamente. Precisamos desse gesto de cidadania de toda a população”, apela.

Com média de 8 mil bolsas coletadas ao ano, o Hemoacre obteve 3.523 doações de janeiro a junho de 2020. Este ano, o número de doações saltou para 4.783, no mesmo período, mas o quantitativo ainda é insuficiente.

Ato solidário

Mayara Mello, 28 anos, mora em Rio Branco no Bairro Vila Acre e é doadora desde 2018. Ela conta que tinha medo de ir doar por causa da pandemia da Covid-19, mas que isso não a fez desistir e que também o local está seguindo todos os protocolos de segurança.

“No dia que cheguei ao Hemoacre, vi uma criança com a idade da minha filha precisando de sangue e, consequentemente, o tipo sanguíneo dela era exatamente o meu”, relembra a cuidadora de idosos que ficou toda sensibilizada com a situação. Ela tem sangue A positivo e está ansiosa para sua próxima doação já agendada.

Critérios para doação de sangue e medula óssea

Diante da necessidade de manter os hemocentros bem abastecidos, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, vem mobilizando a população para procurar o hemocentro mais próximo de casa e doar sangue. “Vamos aproveitar essa oportunidade para reafirmar não só as ações de enfrentamento à pandemia, mas também a necessidade contínua de cumprir o preceito constitucional da saúde como direito fundamental. O sangue, ao longo do tempo, simboliza a vida. E nesse sentido, é importante a doação regular de sangue. Doe sangue regularmente, com a nossa união, a vida se completa”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Onde doar sangue no Acre

O Hemoacre possui três unidades de coleta, nos municípios de Rio Branco, Brasileia e Cruzeiro do Sul. Procure a unidade mais próxima de sua casa e faça a sua doação de sangue ou medula óssea. Para saber mais informações sobre endereços e horários de funcionamento das unidades, veja o mapa abaixo:

De acordo com a Coordenação-Geral de Sangue e Derivados do Ministério da Saúde, o procedimento para doação de sangue é simples. Primeiro se faz o cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta de sangue e depois o lanche. Isso tudo leva em média 40 minutos.

Vale lembrar que até mesmo quem foi infectado pelo coronavírus pode doar sangue e medula óssea. No entanto, é necessário aguardar 30 dias após completa recuperação da doença. Quem teve contato com pessoas infectadas também precisa esperar 14 dias para poder fazer a doação, apresentando RT-PCR negativo e ausência de sintomas. Já os vacinados, devem esperar o tempo de imunização que vai depender da marca do imunizante.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar no mínimo 50 quilos. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com intervalo de 3 meses entre as doações. Já os homens podem doar até quatro, com intervalo de 2 meses entre as doações. A doação é voluntária e uma bolsa de apenas 450mL de sangue pode ajudar até quatro pessoas.

Candidatos a doação de medula óssea devem ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde e não apresentar doença infecciosa ou incapacitante. Segundo o Redome, algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso.

Doar sangue e medula é seguro! Com a pandemia, todos os protocolos de contenção contra a Covid-19 estão sendo realizados. No dia da doação, será preciso apresentar documento de identificação com foto. Para saber mais sobre os critérios e restrições para doação de sangue e medula óssea, acesse http://redome.inca.gov.br/hemocentros/hemoacre/

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

SAÚDE

Saúde estadual detalha morte de indígena pela Síndrome Respiratória Aguda

Publicado

em

Por

A morte da criança de iniciais R. N. K. A. K., indígena, de 1 ano de idade, vítima da síndrome respiratória aguda grave, foi explicada em detalhes pela Secretaria de Saúde do Acre. Segundo nota, assinada pela Coordenadora Interina da Regional de Saúde do Juruá/Tarauacá e Envira, Carina Valesca Lima, a criança foi internada no Hospital Regional do Juruá no dia 24 de junho de 2022, às 18h11min, encaminhada da Casas de Apoio à Saúde Indígena de Feijó.

“Foi diagnosticada com bronquiolite, apresentando sintomas de taquicardia, taquipneia, febre, tosse, diarreia e com saturação 86%. Durante a internação, estava respirando com suporte de oxigênio por meio da máscara de venturi, saturando nessa condição 96%. Fez uso de antibióticos, corticoides e antivirais. Foi realizado teste para Covid, com resultado negativo”, explica a nota.

Segundo a Sesacre, no dia 26 de junho, a criança apresentou piora no quadro clínico e foi encaminhada para a sala de emergência, onde recebeu a assistência necessária e, após melhora, retornou à clínica médica.

“No dia 29 de junho, no período noturno, o quadro clínico voltou a se agravar e a criança foi encaminhada para UTI, por volta de 22h. Na UTI, foi entubada pelo médico pediatra. Mas, infelizmente, sofreu duas paradas cardíacas e veio a óbito”, diz. (Com informações da Contilnet)

Continue lendo

SAÚDE

Gladson sanciona auxílio saúde para servidores da saúde do ISE

Publicado

em

Por

O governador do Estado, Gladson Cameli, sancionou o Projeto de Lei (PL) que Altera a Lei nº 2.179, de 9 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Quadro de Servidores do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE).

A mudança ocorre para os servidores do ISE terem direito ao Auxílio-Saúde que será concedido aos integrantes do cargo de agente socioeducativo no valor de R$ 422,39.

Em virtude das alterações promovidas pelo art. 1º desta lei, fica transformada em Auxílio-Saúde a Etapa Alimentação de que tratam o art. 20, inciso IV e o art. 24, ambos da Lei nº 2.179, de 2009. Farão jus ao auxílio-saúde de que trata o art. 2º desta lei, os servidores efetivos administrativos do Instituto Socioeducativo do Estado do Acre – ISE.

Continue lendo

SAÚDE

URGENTE | Covid volta a avançar no Acre com mais de 400 exames positivos nas últimas 24h

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 427 novos casos de coronavírus nesta quinta-feira, 30, de junho. O número de infectados é de 126.195 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 331.899 notificações de contaminação pela doença, sendo que 205.667 casos foram descartados e 37 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 123.131 pessoas já receberam alta médica da doença, sendo que 6 seguiam internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Nenhum óbito foi notificado nesta quinta-feira, 30, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.004 em todo o estado.

Sobre os casos de covid-19 no estado, acesse:
BOLETIM_AC_COVID_30_06_2022_PARCIAL

Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:
http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos

[Agência Ac]

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas