ACRE
Friale prevê nova friagem para o Acre que deve chegar na próxima segunda-feira (31)
Por Wanglézio Braga / Foto: Miriam Nascimento
Nem o senhor “Han” do filme Karatê Kid, estrelado por Jackie Chan, pediu tanto para “botar e tirar o casaco” quanto o “Mago do Tempo”, Davi Friale, por meio de suas previsões meteorológicas. Para quem estava ‘amando’ o tempo quente dos últimos dias, prepara-se que vem por aí mais um evento da friagem e com possibilidade de chegar nessa região ocidental da Amazônia já na próxima segunda-feira (31).
Caso estacione, de acordo com o pesquisador, será o 15° evento da friagem, neste ano, em nosso Estado. Antes, porém, os dias devem continuar demasiadamente quentes. No domingo (30), a temperatura pode despencar após a aguardada chuva prevista cair com grande intensidade.
“No domingo o calor fica abafado devido à aproximação de mais uma frente fria – a décima quinta deste ano -, que deverá provocar chuvas na maior parte do estado, inclusive, em Rio Branco, podendo ser fortes em alguns pontos, mas de forma passageira. Deverá chover, também, na próxima segunda-feira, quando uma nova onda de frio polar começará a penetrar no leste e no sul acreano”, escreveu Friale em seu portal, O Tempo Aqui.
O pesquisador manifestou preocupação com a baixa umidade relativa do ar, registrada nos últimos dias, e das chances de recorde de calor nas próximas horas. “A baixa umidade do ar – trazida pela última onda de frio polar – deixa o tempo bom e seco, sem chuvas, porém com os dias quentes e ensolarados no Acre. Estas condições meteorológicas deverão permanecer até o próximo sábado (29)”, manifestou e acrescentou: “As temperaturas máximas, até domingo, deverão oscilar entre 32 e 35ºC, na maioria dos municípios do Acre, podendo estabelecer novos recordes de calor deste ano”.
Friale aproveitou o bojo para esclarecer sobre a ‘friaca’ sentida no Acre, a que chegou no último domingo (23): “Ela não estabeleceu, no Acre, novos recordes de frio de 2021. A menor temperatura registrada foi 16,5ºC, em Rio Branco, na estação do aeroporto da cidade. Assim, o recorde do ano, até o momento, permanece em 16,4ºC, ocorrido, em Rio Branco, no último dia 8 de maio”.
Leia Também: Após passagem da massa polar, acreanos precisam ter cuidado com o tempo quente e seco nos próximos dias.
You must be logged in to post a comment Login