GOSPEL
HISTÓRIA | Os 93 anos da Primeira Igreja Batista de Cruzeiro do Sul

A história dos Batistas do Vale do Juruá, no Acre, se confunde com a história dos Batistas da cidade de Murray, Kentucky, Estados Unidos. Durante o pastorado de Harvey Boyce Taylor (1870-1932) frente à Primeira Igreja, um grande avivamento sobreveio; um maior comprometimento com as missões estrangeiras se notabilizou entre os irmãos e aquela igreja destacou-se em meio à Blood River Association.
Ainda sofrendo reflexos da primeira guerra mundial (1914-1918), a Junta de Missões Estrangeiras dos Batistas do Sul enfrentava dificuldades financeiras para o sustento de missionários já no campo, bem como o envio de novos missionários.
No dia 30 de novembro de 1919, a Primeira Igreja Batista de Murray votou e levantou oferta de U$ 3mil dólares para a Junta de Missões Estrangeiras com orientações específicas de que o recurso deveria ser empregado para a compra de um barco a motor, para auxiliar Eurico Alfredo Nelson (1862-1939), o em seu trabalho missionário no maior campo do Brasil: o Vale do Amazonas, que se estendia do Ceará ao Acre.

A embarcação (foto) com motor do tipo “Buffalo” tomou emprestado seu nome daquela máquina, que passou a ser utilizada nas empreitadas missionárias já em 1920. A ênfase da igreja de Murray no campo Brasileiro continuou.
Em fevereiro de 1922, durante encontro do Instituto Bíblico, num ambiente de profunda reverência e espiritualidade, com a representação de onze estados e mais de cem igrejas, foi acendido um fervor pelo campo brasileiro. Os primeiros missionários foram enviados por ocasião daquela reunião, dirigida pelo Pr. H. B. Taylor. Foi naquele ambiente de fervor e urgência por missões que, sem qualquer propósito ou ambição, nasceu a Amazon Valley Baptist Faith Mission, ou apenas, Missão de Fé Batista do Vale do Amazonas, iniciada com o objetivo de ser uma missão complementar à Junta de Richmond, voltada especificamente para aquela região do Brasil.
Naquele ano, H. Boyce Taylor, juntamente com representantes do Southern Baptist Seminary, de Louisville-KY, iniciaram uma jornada ao Brasil, participando até mesmo da Assembleia Geral da CBB de 1922, ocorrida em 1922, na Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro.

No ano de 1923, foi destacado para trabalhar no Vale do Amazonas, o missionário Joseph Franklin Brandon (1894-1970), juntamente com sua esposa, Anna Harsha (1896-1964), e seus quatro filhos. Aos vinte e três dias de outubro de 1923, saindo de New York, à bordo do Polycarp, J. F. Brandon começava sua peregrinação, rumo ao campo missionário. Escrevendo à redação de O Jornal Batista, de 23/11/1923, o irmão Nehemias Castro comunica a denominação Batista, a chegada de reforço missionário para vasto campo do Vale do Amazonas, que aportou em Belém aos três dias de novembro de 1923:
“[…] De Nova York, vindos no “Polycarp”, aqui aportaram, acompanhados de suas famílias, os missionários W. H. Jones, J. F. Brandon e V. B. Castleberry, afim de reforçarem o bom combate […].”

Durante os primeiros três anos, Brandon trabalhou diretamente com Eurico Alfredo Nelson, no Rio Solimões e afluentes, até ser enviado ao território federal do Acre.

Aos doze dias de outubro de 1926, J. F. Brandon chega à cidade de Cruzeiro do Sul, onde começa seu trabalho de pregação do evangelho na cidade e imediações. Aos doze dias de maio de 1929, foi organizada a Primeira Igreja Batista de Cruzeiro do Sul, quando aconteceu o batismo de nove pessoas, tornando-se a terceira igreja organizada no estado do Acre e considerando que a primeira igreja em Porangaba, Sena Madureira, foi dissolvida, esta igreja local consiste na segunda igreja mais antiga do Acre, sendo a mais antiga ainda em atividade, a Primeira Igreja Batista de Sena Madureira, organizada aos dois dias de janeiro de 1916; a organização da Primeira Igreja de Cruzeiro do Sul ganhou breve menção em um jornal noticioso local, O Rebate (19/05/1929), especialmente pelo fato de que um daqueles que foram batizados e feitos membros da novel igreja, foi o Sr. Cel. José de Vasconcellos Pessôa, um ex-intendente da cidade de Cruzeiro do Sul.
Todos os batistas do Acre juntam-se aos irmãos da Primeira Igreja Batista de Cruzeiro do Sul e celebram a Deus pelos seus 93 anos de existência, chamados para Adorar, Ministrar e Evangelizar. Agradecemos a Deus por ter acendido o fervor pelas missões nos corações dos homens do passado; rogamos a Deus que continue abençoando esta igreja, especialmente a vida e ministério do rev. Michael Craiglow.
[Icaro Alencar de Oliveira-Batistas do Acre]
GOSPEL
Thalles Roberto está chegando na sexta para cantar no sábado na igreja Quadrangular

O cantor Thalles Roberto desembarca na próxima sexta-feira, primeiro de julho, em Rio Branco. Vai ser recebido pelo pastor Nilson Gusmão, presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro Santa Inês, onde Thalles canta no sábado à noite.
GOSPEL
Igreja Batista Capixaba faz festa de aniversário de sua primeira filial em Rio Branco

A Igreja Batista Capixaba, ministério presidido pelo pastor Josué Rodrigues, começou a se expandir e sua primeira filial, levantada em Rio Branco, passou o final de semana em festa, pelo seu aniversário de três anos. Conduzida pelo pastor Alef Sleick, a congregação da capital é estabelecida na rua Campo Grande, 410, bairro João Eduardo.

O último sábado, 25, foi o dia mais marcante da festa de três anos da filial. Um conjunto de festejos foi realizado, sobretudo com muita adoração a Deus. O presidente do ministério, Josué Rodrigues, esteve junto o tempo todo com os pastores locais.

O crescimento do ministério Batista Capixaba era previsível. Primeiro por ser um movimento criado sob as bênçãos da liderança do presidente Josué, a Convenção Batista Estadual. Segundo, pela figura do líder. Josué era um garoto filho de prósperos comerciantes que, em 2002 largou tudo para servir a Deus. Há 16 anos foi enviado para Capixaba, onde fundou esse ministério, cujos frutos começam a amadurecer, gerando a primeira filial em Rio Branco, que já faz seu aniversário de três anos.
GOSPEL
Evento da Igreja Universal para combater a fome no Acre reúne lideranças políticas

O evento ‘Driblando a Fome’, idealizado pela Igreja Universal do Reino de Deus, foi realizado na tarde do último sábado (25) no estádio Florestão, em Rio Branco.
O ingresso para o evento foi 1kg de alimento, pois o objetivo da ação era arrecadar alimentos não-perecível para a montagem de cestas básicas, que serão entregues à famílias acreanas em situações de vulnerabilidade social.
Participaram do evento lideranças políticas do Acre, como o senador licenciado Marcio Bittar, Marcia Bittar, o presidente do Republicanos, João Paulo Bittar e a publicitária Charlene Lima.

[ContilNet]
-
POLÍCIA11 meses atrás
Câmara Criminal aumenta para quase 134 anos pena de trio que decapitou jovem
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS5 meses atrás
Visivelmente transtornado, homem fica nu na frente do 4° Batalhão do Exército
-
EVANDRO CORDEIRO2 meses atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vereadora de Rio Branco anuncia que está sendo preparada junto com seu partido para governar o Acre daqui a oito anos
-
GOSPEL2 meses atrás
Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o pastor Valter José, presidente da Assembleia de Deus Madureira
-
POLÍCIA2 meses atrás
Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Feijó
-
ENTRETENIMENTO2 meses atrás
“Véi” da Havan dá like, curte e comenta fotografia de sua loja no Acre feita por acreano
-
POLÍCIA2 meses atrás
Justiça autoriza exumação de crianças que morreram carbonizadas em casa
-
POLÍTICA2 meses atrás
N. Lima afirma que segura pedido de cassação caso Bocalom mexa nas ruas judicializadas do “Ruas do Povo”