Connect with us

ESPORTE

Jornalista e historiador Manoel Façanha se despede da militância na Associação dos Cronistas Esportivos do Acre e da Abrace

Apesar de optar pelo afastamento das entidades classistas, Façanha segue na crônica esportiva

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

O jornalista e historiador Manoel Façanha, de 52 anos, um dos maiores entusiastas da crônica esportiva no Acre nos últimos 20 anos, está se despedindo da Associação dos Cronistas Esportivos do Acre (Acea) e da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace). Cuidar dos filhos e ficar mais próximo esposa são prioridades, segundo disse ao AcreNews.

Façanha não vai parar de escrever sobre esportes no Acre. Seu site, Na Marca da Cal, continuará sendo um dos veículos mais informativos na área. Ele seguirá também na parceria com seu grande amigo Acrevenos Espíndola, 51, do Jornal Opinião, e cedendo links para o AcreNews.

A seguir um texto de despedida escrito pelo próprio Manoel Façanha, por meio do qual conta parte de sua vitoriosa saga e zelo com a crônica esportiva do Acre e do Brasil. Vai fazer falta, mas como ele mesmo afirma, a vida é cíclica.

Fim de mais um ciclo

Há pouco mais de dois anos, após deixar o cargo de vice-presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Acre (Acea), eu manifestei para alguns colegas a minha intenção de também deixar a direção da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace), fato esse concretizado dia 12 de novembro, quando ocorreu na cidade de Campinas-SP o processo eleitoral da entidade.

Quero dizer que a minha vida de dirigente associativo da crônica esportiva começou no final da década de 1990, quando, a convite do cronista esportivo Chico Pontes, passei a colaborar com o trabalho de credenciar os nossos cronistas na Abrace. Os anos se passaram e fui provocado a assumir a direção da Acea, provocação essa aceita. O primeiro trabalho foi construir o novo estatuto para a entidade e, posteriormente, a realização das eleições para a nova diretoria e ainda a construção do site da entidade.  

Em assembleia geral realizada em dezembro 2003, cronistas esportivos aprovaram novo estatuto da Acea. Da esquerda para a direita: Alberto Casas, Manoel Façanha, Francisco Dandão e Campos Pereira. Foto/Acervo Manoel Façanha.

Em 2004, a Acea apresentou o layout do site da aceaesportes.com.br

Confira algumas das credenciais adotadas pelas gestões da Acea, Abrace e Aips América.

17 congressos 

O presidente Aderson Maia com cronista esportivo Manoel Façanha (Acea) em 2004. Foto/Francisco Dandão.

No congresso de Corumbá-MS, ocorrido em 2005, o cronista esportivo Manoel Façanha ficou emocionado com o convite do presidente Aderson Maia para ele prestar uma homenagem para o saudoso narrador esportivo Fiori Gigliotti. Foto/Acervo Manoel Façanha

Na busca de interagir com a crônica esportiva nacional tive então o prazer de participar do meu primeiro congresso da Abrace durante o ano de 2004, precisamente na cidade de João Pessoa-PB. Lembro-me que foi o meu primeiro contato pessoal com o saudoso presidente Aderson Maia e outras dezenas de cronistas esportivos do país, alguns já falecidos. A partir daí participei de outros 15 congressos (2004-2018), um deles, internacional (Aips América), ocorrido na cidade de Manaus-AM, no mês de setembro de 2012. Também na cidade de Manaus-AM tive o prazer de marcar presença nos Jogos da Aips América, ocorrido no mês de março de 2018. Todas essas experiências tenho guardadas com alegria a sete chave nos meus arquivos pessoais, assim como parte da história esportiva acreana das últimas duas décadas.

Cronistas esportivos brasileiros reunidos durante congresso da Aips/América na cidade de Manaus em 2012. Foto/Antônio Assis.

Nesta minha participação em 17 congressos (grande parte das despesas de deslocamento foram pagas com o dinheiro do meu próprio bolso), os cronistas esportivos Francisco Dandão e Alberto Casas me acompanharam por 11 oportunidades cada. Também tive o prazer de dividir esses momentos de aprendizado e intercâmbio com outros companheiros da crônica esportiva local: Raimundo Afonso Gomes (3), Gabriel Rotta (2), Zezinho Melo, Deise Leite e Ramiro Marcelo (1). Quero dizer ainda que foram congressos maravilhosos que colaboraram para o fortalecimento da organização da categoria, vínculo de grandes amizades e forte intercâmbio de aprendizado. Também num destes congressos, eu, Francisco Dandão e Alberto Casas, tivemos como companheiro de delegação em 2011, na cidade de Palmas-TO, o jornalista Augusto Diniz, profissional do sul do país que escreveu por mais de 10 anos crônicas/matérias nos jornais O Rio Branco e Opinião.

Trabalho realizado

Neste período de mais de duas décadas atuando como dirigente associativo sempre trabalhei em prol da organização da categoria, do fortalecimento político da entidade e na defesa dos direitos dos associados e, na maioria das vezes, usei recursos do meu próprio bolso para pagamentos de despesas (gasolina, celular, material de escritório…). No entanto, o trabalho, não somente meu, mas de vários companheiros, contribuiu para o fortalecimento da nossa Acea. Neste mesmo período, várias atividades foram desenvolvidas em prol do esporte acreano, entre elas, o Torneio da Imprensa, Prêmio Destaque Campos Pereira (2005-2012), publicação de livros, parcerias com entidades esportivas para a realização de eventos, inclusive, alguns deles de nível nacional, entre outras atividades desenvolvidas pela crônica esportiva.

Em 2005, a Acea, com apoio da prefeitura de Rio Branco, sorteou uma moto para o torcedor. Na imagem, o vice-prefeito Eduardo Farias, Assis Boiau e o presidente Manoel Façanha. Foto/Acervo Manoel Façanha.

Solenidade de abertura do Torneio Início do Campeonato Acreano 2007. Foto/Odair Leal

A criação do Prêmio Destaque Esportivo Campos Pereira foi uma das bandeiras da primeira gestão do cronista Manoel Façanha na Acea. Foto/Manoel Façanha

Os jornalistas Augusto Diniz, Francisco Dandão e Manoel Façanha durante o lançamento do livro: “Três cronistas na Grandearea.com”, em 2004, na Livraria Paim. Foto/Acervo Manoel Façanha.

Trajetória na Abrace

Lembro-me ainda que, o então presidente da Abrace, Aderson Maia, um cronista esportivo/jurista pra lá de carismático, me nomeou no meu primeiro congresso ao cargo de delegado da Abrace (2004-2009) e, posteriormente, satisfeito com o meu trabalho, fui convidado a fazer parte da sua chapa para o cargo de conselheiro fiscal em duas eleições vitoriosas (2009-2013; 2013-2017). Na penúltima eleição da entidade, a convite do ex-presidente Kleiber Beltrão, fui indicado a fazer parte da sua chapa na pasta de vice-presidente Norte da Abrace (2017-2021).

Aderson Maia e Manoel Façanha comemoram mais uma eleição vencida na Abrace em 2013. Foto/Antônio Assis.

Certificado da última participação do cronista esportivo Manoel Façanha em congressos da Abrace.

Foro íntimo

No entanto, resolvi, por questões de foro íntimo, cumprir com a promessa estabelecida lá atrás e encerrar a minha trajetória como dirigente associativo de classe e, ao mesmo tempo, aproveitar para comunicar o fato à sociedade. Quero dizer ainda que fecho minha participação neste movimento classista com a consciência tranquila de ter deixado um legado de serviços prestados para as entidades e também para a sociedade, principalmente para aqueles que militam no desporto. Nesse período, foram anos de lutas, de conquistas, de reconhecimento, mas entendo que a minha missão agora é outra, apesar de ainda continuar fazendo parte da crônica esportiva, mas apenas na figura de um simples associado e contribuindo, dentro da minha realidade, com a divulgação das atividades esportivas.

O cronista esportivo Manoel Façanha durante pauta no estádio Arena da Floresta. Foto/Sérgio Vale.

Boa sorte!

Então, era isso. No mais, quero aproveitar para desejar uma feliz gestão ao cronista esportivo Artur Eugênio (Campinas-SP) e demais integrantes da sua chapa e, ao mesmo tempo, dizer que o fortalecimento da nossa categoria se faz com trabalho árduo, persistência e diálogo, algo nada fácil para os dias atuais.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas