POLÍTICA
Marina evita rebater Sales e mira em Bittar sobre orçamento: “Foi peça de uma engenharia”

Da Redação do Acre News/ Foto; Reprodução
Enquanto recebia indiretas do Ministro do Meio Ambiente do Governo Bolsonaro, Ricardo Salles, a ex-ministra do Meio Ambiente do Governo Lula, Marina Silva (REDE), resolveu usar a mira do atual senador Márcio Bittar (MDB) após ter o nome envolvido num suposto “Orçamento Paralelo”. Marina escreveu em sua rede social que o representante do Acre foi peça chave de um suposto plano do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) para beneficiar o Centrão.
“No Brasil, a lei permite que o relator do Orçamento da União destine vultuosas quantias de dinheiro público para órgãos do governo federal, estadual e prefeituras. É um cargo muito cobiçado. Neste ano, o relator do Orçamento foi o senador Márcio Bittar, pecuarista do Estado do Acre e muito alinhado ao governo Bolsonaro. Foi peça chave de uma engenharia, que está sendo chamada de “Orçamento Paralelo” e envolve R$ 20 bilhões de reais, cuja destinação atende a interesses do Centrão para dar suporte ao governo federal”, escreveu Marina.
A principal opositora ao atual governo destacou ainda que “os órgãos que foram irrigados com esse dinheiro, geralmente estão nas mãos de dirigentes que foram indicados pelo Centrão”.
Para Marina, “Colocar um aliado [leia-se Márcio Bittar] na relatoria, fazer a dotação para os órgãos em que estão outros aliados, promover vantagens para locais onde se tem as bases eleitorais é uma verdadeira engenharia pela qual todos os brasileiros pagam. Pagam porque recolhem impostos e pagam porque o dinheiro que vai para essas manobras não financia Saúde, Educação, Segurança Pública, Ciência, Tecnologia e transferência de renda para necessitados”.
Até o momento, ela ainda não respondeu a farpa lançada pelo Ministro Ricardo Salles disparada durante entrevista concedida a Rede Jovem Pan. O atual gestor da pasta, foi ‘irônico’ ao citar que o Estado do Acre tem o segundo pior saneamento do Brasil num período em que teve uma ambientalista e ministra do Meio Ambiente, que poderia de uma maneira melhorar a situação dos acreanos.
“É uma vergonha, né? Esse pessoal que se diz ambientalista e sentaram na cadeira de ministro do Meio Ambiente por 20 anos, não cuidaram do saneamento e do lixo. Basta dizer que o Estado do Acre, da Marina Silva, tem o segundo pior saneamento do Brasil”, disparou.
POLÍTICA
Pedro Longo luta para ampliar atuação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nas UTIs e CTIs do AC

O deputado Pedro Longo recebeu no seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (29), o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Acre (CREFITO 18), Rodrigo Campos, para tratar da ampliação do número de profissionais nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e Centros de Terapia Intensiva (CTIs) dos hospitais públicos e privados do Estado.
A pauta, que é tem sido uma das prioridades do líder do Governo, será levada para o executivo acreano, no sentido de garantir um atendimento especial à categoria dos terapeutas ocupacionais.
“Estamos sensibilizados com essa luta que não é apenas de interesse da categoria de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, mas de toda a população acreana que depende de uma saúde de qualidade, especialmente as pessoas que estão internadas nas UTIs e CTIs e precisam desses profissionais que são indispensáveis para a evolução positiva dos casos”, destacou o político, elencando comprovações científicas que atestam a importância dos serviços desempenhados pelos especialistas.
Um projeto de lei de autoria do deputado que trata da permanência do profissional fisioterapeuta nos CTIs e UTIs já está em tramitação na Casa do Povo. Se aprovado e sancionado, em cada 10 leitos (adulto, pediátrico e neonatal) será obrigatória a presença ininterrupta de um fisioterapeuta, por tempo integral – nos turnos matutino, vespertino e noturno, de forma a perfazer o total de 24 (vinte e quatro) horas.
“Vamos levar a demanda ao governador Gladson Cameli para que o Executivo abra a possibilidade de novas contratações e amplie as vagas para os terapeutas ocupacionais”, acrescentou Longo.
Rodrigo Campos afirmou que há uma defasagem no quadro de profissionais das unidades de saúde e que a iniciativa de Longo atende o pedido das categorias.
“A iniciativa do deputado Pedro Longo é de extrema importância para a sociedade e pode ser vista como um reconhecimento necessário para essa categoria que exerce um trabalho tão importante no cuidado das pessoas que estão internadas nos CTIs e nas UTIs. A pandemia da COVID-19 foi uma prova de que somos imprescindíveis para o fortalecimento da oferta de saúde. Nosso agradecimento por apoiar essa causa”, afirmou Campos.
ELEIÇÕES
Governador Gladson Cameli assume a presidência do PP nesta quarta, para entrar em campo de vez pela reeleição

Evandro Cordeiro
O governador Gladson Cameli assume nesta quarta-feira, 29, a presidência do PP, depois de um longo período meio afastado da parte orgânica da sigla por onde se elegeu deputado federal, Senador e Governador. Segundo a fonte do site AcreNews, Cameli deverá assumir em grande estilo para iniciar ele mesmo as tratativas relacionadas a reeleição, com alguma parecida com o que ele fez agora há pouco ao se reunir com maioria dos vereadores da capital.
Ainda segundo a fonte, ao invés de chegar espalhando, a ideia do governador é voltar a reunir a velha guarda e a atual configuração do partido.
POLÍTICA
Em carta aberta, executiva do PP admite divergências internas, mas todas superadas para focar na reeleição de Cameli

Alencar e Rutenio: PP se prepara pra reeleição do governador Gladson Cameli
CARTA ABERTA
EXECUTIVA MUNICIPAL DO PARTIDO PROGRESSISTAS DE RIO BRANCO
A Executiva Municipal do Partido Progressista de Rio Branco, entende que o próximo pleito eleitoral que se avizinha, é de responsabilidade de TODOS os Progressistas, principalmente, da Executiva Estadual, que será a responsável pela condução do Processo Eleitoral. Todavia, o partido não está parado. Há um grupo de lideranças que fazem parte da Executiva Municipal e que vem recebendo na sede do partido, todos os dias a partir das 14:30 horas, seus filiados e simpatizantes, especialmente, nossos pré-candidatos a Deputados Federais e Estaduais. A idéia é de fato, contribuir cada vez mais, com o crescimento e fortalecimento do partido no Acre, haja vista, sermos o maior Partido do Estado.
O PP como qualquer outro partido político, tem suas divergências internas. Mas, acreditamos que em breve, esses entraves serão superados e toda nossa equipe já está em campo de forma coesa, visando a manutenção e o aperfeiçoamento do nosso atual projeto. Nesse cenário político, precisamos estar mais ATENTOS e UNIDOS para que possamos trabalhar em prol da reeleição do nosso governador GLADSON CAMELI; que por sinal, encontra-se muito bem avaliado perante a opinião pública.
PROFº ALENCAR
PRESIDENTE
VEREADOR RUTÊNIO SÁ
VICE-PRESIDENTE
Rio Branco-Ac, 29 de junho de 2022
-
POLÍCIA11 meses atrás
Câmara Criminal aumenta para quase 134 anos pena de trio que decapitou jovem
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS5 meses atrás
Visivelmente transtornado, homem fica nu na frente do 4° Batalhão do Exército
-
EVANDRO CORDEIRO2 meses atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vereadora de Rio Branco anuncia que está sendo preparada junto com seu partido para governar o Acre daqui a oito anos
-
GOSPEL2 meses atrás
Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o pastor Valter José, presidente da Assembleia de Deus Madureira
-
POLÍCIA2 meses atrás
Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Feijó
-
ENTRETENIMENTO2 meses atrás
“Véi” da Havan dá like, curte e comenta fotografia de sua loja no Acre feita por acreano
-
POLÍCIA2 meses atrás
Justiça autoriza exumação de crianças que morreram carbonizadas em casa
-
POLÍTICA2 meses atrás
N. Lima afirma que segura pedido de cassação caso Bocalom mexa nas ruas judicializadas do “Ruas do Povo”