KATIANNY ARAÚJO
O processo do envelhecimento cutâneo e o impacto social que influencia a auto estima
- Katianny Araújo
Compreende-se autoestima, como bem-estar, felicidade e avaliação positiva de si. Com a autoestima elevada além de melhorar o bem-estar físico e mental, o indivíduo começa a se relacionar melhor na sociedade, tanto no ambiente de trabalho como em relacionamentos, se sente mais satisfeito, assim mais motivado a realizar seus sonhos e objetivos.
Autoestima é um sentimento, o qual se desenvolve durante a vida. Ninguém nasce já com a definição de autoestima consigo, ela é gerada dentro de nós a partir dos elogios, carinho, atenção e até mesmo de repreensão e críticas que recebemos em todos os lugares que passamos, como no meio familiar, escolar, social, entre outros.
A preocupação em manter uma boa aparência, vem crescendo gradativamente, devido os avanços tecnológicos e a preocupação da população com a sua saúde e com a sua aparência, em estar focado em elevar a autoestima na maioria das pessoas, salienta a Biomédica.
Pode-se dizer que ao se tratar de construção social, as formas de entendimento corporal, assim como suas expressões, se modificam com o passar dos anos, o que significa uma resposta às transformações sociais.
Em outras épocas, assuntos referentes ao padrão de beleza não eram destaque, sendo considerados um tema insignificante para ser pesquisado, porém, com os avanços das épocas, o assunto obteve destaque, principalmente por receber influências publicitárias tecnológicas, sendo atualmente um tema muito relevante.
Partindo desse pressuposto, com a crescente expectativa de vida da população, o tema sobre envelhecimento cutâneo ganha bastante atenção, havendo ainda o aumento pela busca de procedimentos e produtos para retardar esse processo, visto que essas alterações no tecido cutâneo, além de apresentarem um importante impacto social, influenciam na aparência e autoestima dos pacientes, enfatiza a Dra Katianny Araujo.
A estrutura da pele passa por mudanças ao longo dos anos, ocorrendo alterações de acordo com a faixa etária, principalmente com o avanço da idade. Logo surgem o aparecimento de rugas, pálpebra caída (ptose), flacidez, manchas e os sinais mais aparentes de uma pele senil. Junto a isso, a função fisiológica do órgão pode diminuir, perdendo a função de barreira (proteção), que pode chegar a 50% na melhor idade.
Os primeiros sinais surgem por volta dos 30 anos, e geram mudanças físicas, fazendo com que muitas vezes em alguns pacientes sejam observadas alterações psicossociais, evidenciando sentimentos de baixa autoestima, desequilíbrios psicológicos, ansiedade, medo de rejeição, receio de perda da vitalidade.
Enfatiza-se a importância da valorização a estes pacientes relacionados a estas mudanças significativas, como também dos serviços prestados pela categoria dos profissionais especialistas em estética.
“Visando mostrar que a estética está relacionado a autoimagem, e se tornou mais que uma simples imagem de si, sendo relacionada com a forma pela qual é vista a percepção do paciente no meio em que ele está inserido, sendo este meio influenciado pela mídia, relações interpessoais, mundo do trabalho, entre outros.”
Um abraço da KA e até a próxima matéria!
Sugestões e críticas contextuais, direcionem por gentileza no e-mail: katiannyaraujoac@gmail.com
- Katianny Araújo é Biomédica e pós-graduada em Biomedicina