Connect with us

KATIANNY ARAÚJO

Colunista Katianny Araújo escreve sobre queda de cabelos associada à depressão

Publicado

em

Muitas pessoas sofrem com problemas de queda capilar, e a grande maioria delas, sequer desconfiam que esse problema pode ser causado por medicamentos. Isso mesmo, muitos medicamentos feitos para ajudar na nossa saúde, podem ter um efeito colateral bem desconfortável, quanto a queda de cabelo.
A queda capilar pode ter inúmeros causadores, e um deles pode sim ser o uso de algum medicamento específico. Um bom exemplo de medicamentos que podem causar a queda capilar são os anticoncepcionais que alteram os níveis hormonais, e podem tanto estimular o crescimento dos fios, como promover a queda dos mesmos, e até mesmo modificar a estrutura dos fios.
A depressão é uma doença mental de elevada prevalência, crônica e recorrente, principalmente quando não é tratada. No post de hoje falaremos mais sobre a relação dos antidepressivos e a queda capilar. Além do impacto mental, a depressão abala o sistema imunológico e o metabolismo, o que ocasiona a queda dos cabelos.
Um estudo epidemiológico do Ministério da Saúde aponta que a prevalência de depressão ao longo da vida na população brasileira é superior a 15%. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), revelam que a prevalência de depressão na rede de atenção primária de saúde é quase 11%, isoladamente ou associada a um transtorno físico.
Contudo, pesquisas também comprovam que alguns tipos de medicamentos acentuam essa queda, principalmente em organismos que já sofrem de carência nutricional, estresse, ansiedade e herança genética são fatores da queda dos cabelos.
E de um modo geral, é provocada por medicamentos que promovem alterações hormonais, ou que atuam no sistema nervoso central. Alguns exemplos, podem ser: Antidepressivos, ansiolíticos, estabilizadores de humor, antipsicóticos, anticoagulantes, drogas para diminuir o colesterol, anticompulsivos, betabloqueadores, anabolizantes, remédios para o tratamento de doenças degenerativas e autoimunes, entre outros.
A Biomédica explica, que na maior parte dos casos, suspender o uso do remédio, ou trocá-lo por um que não tenha como efeito colateral a queda capilar, resolve o problema temporariamente.
Sofrer com a queda do cabelo é um problema que traz graves consequências a autoestima de qualquer mulher. Se você está passando por isso, procure um especialista de sua confiança e peça mais informações sobre tratamentos disponíveis para resolver essa situação.
Caso o medicamento não possa ser suspenso, ou trocado, existem alguns tratamentos estéticos que podem ajudar muito na recuperação do couro cabeludo e no fortalecimento do bulbo capilar, orienta a Dra Katianny Araújo.
O primeiro passo para um tratamento realmente efetivo é identificar a causa da queda capilar, de preferência realizar exames laboratoriais específicos, e para isso é necessário procurar um profissional que será capaz de lhe orientar, a um diagnóstico completo, encontrando a origem exata do problema, podendo então, eleger o melhor tratamento para o seu caso.

Um abraço da KA, e até a próxima matéria!

Sugestões e críticas contextuais, direcionem por gentileza no e-mail: katiannyaraujoac@gmail.com

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas