ALEX CARVALHO
Pastor Alex Carvalho escreve sobre a diferença entre a IGREJA e a instituição IGREJA
A diferença entra a igreja e a instituição igreja
O Corpo de Cristo é Igreja de Jesus, a Sua noiva amada.
Jesus, que é a cabeça deste corpo glorioso, deixou para os Seus escolhidos a importante missão de fazer a Sua obra, anunciando o Reino dos Céus.
O Corpo de Cristo é formado por muitas pessoas, que têm dons diferentes, mas que têm em comum um coração transformado pelo poder do Salvador.
As várias partes deste corpo constituem a Igreja, que é a esperança e a luz para um mundo perdido.
A igreja é o corpo de Cristo
Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.
1 Coríntios 12:27
Igreja do Deus vivo é composta de todos aqueles que aceitaram o Evangelho e consequentemente receberam o Espírito Santo (Ef 1:13; 1 Co 12: 13).
Isso vem ocorrendo desde o dia de Pentecoste (At 2) e continuará até o arrebatamento.
Sua formação se deu quando o Espírito Santo foi derramado no dia de Pentecoste (portanto 50 dias depois da ressurreição do Senhor Jesus); ela continuará sendo reunida aqui na Terra até ao arrebatamento (que está por acontecer, e ocorrerá mais ou menos sete anos antes do início do Reino Milenário) para então ser acolhida para todo o sempre na casa paterna no Céu. Ela, portanto, permaneça na Terra somente por um período de tempo restrito. Daí vemos que a Igreja é um organismo celestial, dado que a sua esperança não está voltada para a Terra, mas para o Céu.
O Reino de Deus, em contrapartida, é a esfera onde Deus domina nesta criação. Seu início se deu quando o Senhor Jesus, o Rei desse Reino, esteve como homem sobre a Terra. Esse Reino ainda perdura, mesmo durante a ausência do Rei rejeitado, mas dada esta razão mudou o seu caráter e assumiu uma forma mais oculta. Contudo, ele ainda terá a sua consumação notória e gloriosa no Milênio, os mil anos em que Cristo reinará com paz sobre a Terra, para então terminar com o julgamento dos mortos junto ao grande trono branco (1 Co 15:25-26; Ap 20: 11-15). Temos, portanto, que o Reino de Deus compreende todos aqueles que, ou por convicção de sua fé, ou por mera profissão, reconhecem que o Senhor Jesus é o seu soberano.
A IGREJA DE DEUS
O futuro da Igreja está no Céu, na casa do Pai; o Reino, porém, estende-se apenas a toda esta criação. Cristo, O Cabeça e O Rei.
Apesar das diferenças que acabamos de relacionar, há algo comum à Igreja e ao Reino, algo que é importante e precioso: em ambos o Senhor Jesus, segundo o propósito de Deus, tem o primeiro e supremo lugar. Por ser o eterno Filho de Deus, Ele é tanto o fundamento como o edificador da Igreja (Mt 16: 16-18), por ser o Homem glorificado é o cabeça da Igreja (Cl 1: 18). Eternamente Ele será o objeto da adoração dos redimidos, e no meio deles ocupará o mais elevado lugar da glória.
A INSTITUIÇAO IGREJA
Muitas pessoas entra em um tempo religioso preocupando Deus, muita das vezes essas pessoas fica muito empolgado com a liturgia da igreja. Mas não tem nada a ver com DEUS
As porta de vidro o ar-condicionado, as poltronas de só som maravilhoso mas isso não transforma as pessoas e por muito tempo essa pessoa fica na igreja mas ainda não teve uma experiência com DEUS, os problema começa aparece logo essa pessoa começa a crítica a DEUS ,mas não tem nada a ver com a vontade de Deus na vida dessa pessoa então eu te convido para fazer parte da grande obra de Deus ,na instituição Igreja temos muitos problemas.
Temos um notável contraste que nos auxiliará nessa compreensão: Na parábola do joio no campo (Mt 13:24-30) o dono da casa, respondendo aos servos se deveriam ire arrancar o joio, diz: “Não! para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro”. Temos as próprias palavras do Senhor, dizendo que nessa presente época de Sua ausência, o princípio que vale no Reino de Deus (= Reino dos Céus) prevê que o mal progredirá sem que os seus servos intervenham. Quando de Sua aparição, Ele mesmo executará juízo sobre os vivos de então (Mt 25:31-46), separando assim as ovelhas dos bodes, ou seja, o joio do trigo.
CASA DE DEUS
Já na Casa de Deus, na Igreja do Deus vivo, o princípio vigente é outro: “Tudo o que ligado na terra, terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligado na terra, terá sido desligado nos céus” e: “Expulsei, pois, de entre vós o malfeitor” (Mt 18: 18; 1 Co 5: 13). A vontade do Senhor para a Igreja é que, aplicando-se a disciplina espiritual, tudo ali corresponda à santidade de Deus.
Na cristandade, contudo, começou cedo, isto é, já nos primeiros séculos, uma total confusão e mescla dos princípios da Igreja e do Reino de Deus. Foi daí que a igreja se tornou um poder influente, associando-se cada vez mais com ao Estado
Pr. ALEX CARVALHO
You must be logged in to post a comment Login