Connect with us

GOSPEL

Pastor Marquinhos, líder da Batista Vida, fala ao AcreNews Gospel sobre como cuidar de tanta gente: ‘Tem que ter intimidade com Deus’

Publicado

em

Por Evandro Cordeiro

A Comunidade Batista Vida, igreja cuja sede é situada a rua Major Jenor, 344, Distrito Industrial, em Rio Branco, é o que pode se chamar de fenômeno brasileiro do neopentecostalismo. Com 17 anos de existência, esse ministério saiu da modesta sala da casa de seu fundador, o pastor Marquinhos Maciel, para uma imponente sede com assentos acolchoados para pelo menos 1,4 mil pessoas, camarim, escritório, além de banheiros muito bem cuidados, e sistema moderno de iluminação. A ascensão desse ministério ultrapassou as divisas municipais e estaduais. Fora três filiais na capital do Acre, foram abertas igrejas em Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Cuiabá/MT e Barueri/SP. Sob influência do Modelo de Discipulado Apostólico (MDA), criado para conter a perda de fiéis, uma triste marca desse novo modelo de evangelho, feito em células e com adoração nas versões americanas de worship, a Batista Vida tem mostrado solidez. Cuidado dos discípulos um a um, tem entrado muita gente e saído muito pouco. Segurar uma onda positiva dessa magnitude não é tarefa para amadores. Precisa de líderes nascidos com determinação no DNA.

O líder deles é um sujeito com essas características, embora sua compleição franzina não recomende. Ele nasceu há 47 anos, dia 27 de novembro, numa colocação do seringal Valparaíso, alto rio Juruá, tão distante do centro urbano de Cruzeiro do Sul que por aqui costuma-se dizer, jocosamente, que isso é o equivalente a nascer nos cafundós do Judas. O nome de batismo do jovem pastor é Aldemarcos da Silva Maciel, mas ele é carinhosamente chamado pelas ovelhas e pela população como pastor Marquinhos Maciel. Antes, porém, era o Marquinhos Bombeiros, uma alusão a corporação na qual serviu e onde foi para a reserva remunerada com o posto de Major. É também conhecido com esse apelido no mundo futebolístico, período e ocupação no qual foi mito. Campeão jogando futebol de salão, tem entre os títulos um bicampeonato Carioca atuando pelo todo poderoso Flamengo. Era líder na quadra e quando esteve em campo em clubes como o Vasco do Acre. Ao conhecer o evangelho, em 1988, se apaixonou por Jesus Cristo, virou pastor e hoje é sênior da Batista Vida.

Em entrevista ao AcreNews Gospel, o pastor Marquinhos é todo revelação. Só é mais discreto quando instado a falar sobre sua vida pessoal. Casado com Analiza Oliveira há 22 anos, pai de Lizandra, João Marcos e Pedro, formado em história pela Ufac e em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul, no Rio de Janeiro, ele conta como tudo isso começou e quais cuidados precisa ter para não deixar o sucesso subir à cabeça, uma vez que pastoreia centenas de pessoas desde convertidos mais humildes até figurões da sociedade.

A seguir nossa conversa pelo telefone:

AcreNews Gospel – Pastor Marquinhos, o senhor aproveitou cinco dias de folga para voltar ao lugar onde nasceu, segundo sua página no Facebook. Como foi sua infância na zona rural de Cruzeiro do Sul?

Pastor Marquinhos – Minha infância foi no Seringal Valparaiso, a 12h de barco, subindo o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul. Hoje, mais de 30 anos depois, voltei ao lugar onde tudo começou, porque creio que não esquecer de onde saímos, também nos faz lembrar quem nos tirou de lá. Foi uma experiência incrível.

AcreNews Gospel – Como foi sua vinda para Rio Branco?

Pastor Marquinhos – Fui embora para Rio Branco em novembro de 1993, depois de ser aprovado no concurso para Soldado do Corpo de Bombeiros, corporação na qual ingressei em 10 de janeiro de 1994.

AcreNews Gospel – Sua família veio toda para a capital naquela época?

Pastor Marquinhos – Não. Meus pais e meus irmãos moram todos em Cruzeiro do Sul.

AcreNews Gospel – Como foi seu ‘encontro’ com Jesus Cristo?

Pastor Marquinhos – Me converti em 1998, após ouvir o testemunho de um amigo, que também era bombeiro.

AcreNews Gospel – O senhor lidera atualmente uma das maiores igrejas no Acre, a Batista Vida. Como foi que isso aconteceu em tão pouco tempo?

Pastor Marquinhos – É uma longa história. Após concluir o curso de História pela UFAC, fui para o Rio de Janeiro, onde me formei em Teologia de 2002 a 2005 e fui ordenado pastor. Após retornar ao Acre, plantamos a Comunidade Batista Vida, que hoje soma sete igrejas no Brasil, sendo 5 no Acre, 1 Cuiabá e outra em Barueri-SP.

AcreNews Gospel – A igreja liderada pelo senhor é uma church, worship, um conceito moderno de evangelismo, conflitante com a igreja conservadora. Como o senhor tem caminhado dentro dessa nova versão do evangelho?

Pastor Marquinhos – Na verdade não há uma nova versão do evangelho. O que há é uma atualização de estrutura e métodos, sem negociar princípios. Falo sobre isso no meu primeiro livro que lancei recentemente, intitulado “O Poder da Atualização”.

AcreNews Gospel – O senhor é historiador, oficial de polícia, ex-jogador de futebol, mas virou uma liderança religiosa que se utiliza em parte daquela que parece ter sido sua última formação, a de Teologia. Para liderar tanta gente só a teologia dá ou é preciso utilizar os conhecimentos das demais formações, afinal é liderar gente, pessoas diferentes…?

Pastor Marquinhos – O ser humano é formado por corpo, alma e espírito, logo, precisamos de preparo para orientá-las em todas as áreas. Quanto mais conhecimento, mais conseguimos ajudar as pessoas a resolver problemas.

AcreNews Gospel – Que tipo de sacrifício um pastor precisa fazer para o trabalho dele ser um sucesso, como parece ser o seu caso?

Pastor Marquinhos – A Bíblia nos aponta o caminho para sermos bem-sucedidos em tudo que fizermos. Basta seguir o “manual do fabricante”. Mas, de forma bem resumida, o segredo é uma vida de intimidade diária com Deus, através da Palavra e Oração, e o preparo ministerial, que envolve outras áreas não espirituais, como boa oratória, princípios da administração, capacidade de se relacionar e, claro, capacidade de liderança.

AcreNews Gospel – Quais suas impressões sobre os últimos acontecimentos mundiais? Estaríamos vivendo o crepúsculo dos tempos? Jesus está voltando? Ou esse é um assunto mais complexo do que possa se falar numa reportagem tão rápida, feita por telefone?

Pastor Marquinhos – O que a Bíblia nos apresenta é que o final dos tempos, nem aos anjos Deus deu a conhecer. A proposta da Bíblia é de que estejamos sempre preparados, pois não sabemos o dia, nem a hora. Minha preocupação é estar preparado, e desafiar aqueles a quem pastoreamos, a também estarem.

AcreNews Gospel – Obrigado, pastor!

Pastor Marquinhos – Eu que agradeço.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas