Connect with us

ACRE

‘Política, partidos, governos não são nossa prioridade. Quem quer fazer esse uso da instituição está no caminho errado’, adverte presidente da OAB Acre, Erick Venâncio, que vai para a reeleição

Publicado

em

Evandro Cordeiro para o Acrenews

O presidente da Ordem dos Advogados, seccional Acre, Erick Venâncio Lima do Nascimento, vai disputar a reeleição. O pleito por meio do qual os causídicos escolhem seu presidente deve ocorrer, segundo as normas legais da própria OAB, na segunda quinzena de novembro.

O mandato é de três anos e começa em janeiro do ano seguinte. Fechado com suas convicções, das quais não abre mão, Venâncio é direto quando trabalha e quando pede votos a seus colegas. Quer uma nova oportunidade para seguir aquilo que vem fazendo e que tem sido considerado sucesso. Ele tem muita coisa a realizar nos próximos três anos, afirma. É uma lista considerável, mas cita duas: implantar um suporte técnico de informática para a advocacia e promover um curso de especialização para gestão de escritórios.

Sobre a disputa eleitoral, tem alguns preceitos. Não misturar a OAB com a política partidária é um destes. “Política, partidos e governos não são nossa prioridade”, adverte. Espécie de “workaholic”, termo que os americanos usam para definir gente que prioriza o trabalho, Venâncio falou sobre outros assuntos de interesse da classe, por meio de um bate papo bem informal com o Acrenews, via telefone, em decorrência das ocupações, depois de um interminável feriado.

Veja nossa conversa:

AcreNews – Em que patamar o senhor encontrou a OAB e como está agora?

Erick Venâncio – Meu mandato na OAB/AC é fruto da continuidade de um projeto que nasceu com nosso saudoso Florindo Poersch, teve continuidade com o presidente Marcos Vinicius e chegou até mim. É claro que cada mandato tem seu estilo, mas esse trabalho de defesa da dignidade da advocacia do Acre tem sido uma constante, sempre no caminho da evolução, com novos projetos e novas ideias.

AcreNews – A Ordem está organizada em todo o Estado?

Erick Venâncio – Temos hoje mais de 90% da advocacia acreana presente na Capital. Mas possuímos uma subseção no Vale do Juruá, com uma belíssima sede, além de Delegacias no Alto Acre, Xapuri, Sena Madureira, Feijó e Tarauacá.

AcreNews – São quantos advogados aptos a votarem?

Erick Venâncio – Temos hoje cerca de 3850 advogados ativos, mas só estarão aptos a votar aqueles que estiverem adimplentes até 30 dias antes do pleito.

AcreNews – A eleição já tem data?

Erick Venâncio – A Comissão Eleitoral que definirá a data, mas as eleições devem se realizar na segunda quinzena de novembro.

AcreNews – Porque o senhor decidiu disputar a reeleição?

Erick Venâncio – Eu sempre tive como missão contribuir com a OAB/AC, independentemente do cargo que eu ocupasse. Fui membro e presidente de comissões, seccionais e nacionais, conselheiro e diretor da nossa seccional e conselheiro federal por dois mandatos. Quando me tornei membro de um conselho constitucional de controle externo da atividade do Ministério Público, recebi o convite daqueles que também sempre trabalharam muito pela nossa instituição para disputar a presidência da OAB/AC. Era algo que até então não imaginava e não estava nos meus planos.

Para nossa eventual candidatura à reeleição não será diferente. Eu tenho muita gratidão por este grupo que sempre me acolheu muito bem e esteve ao meu lado nas batalhas mais difíceis pela nossa instituição. Se for da vontade deles e da advocacia acreana, eu poderei ser novamente candidato.

Diferentemente de muitas pessoas que este ano estão alvoroçadas em busca por projetos pessoais, posso afirmar que minha pretensão pessoal jamais estará acima do coletivo. É por essa razão que minha intenção, mais uma vez, é unir, somar e agregar. Jamais trabalharei para dividir a advocacia acreana.

AcreNews – Qual seu projeto para a OAB em um possível segundo mandato?

Erick Venâncio – Mais que propostas, sempre tivemos projetos, que foram ou estão sendo concretizados.

Escritório Compartilhado, com estrutura física gratuita para todos os advogados que não conseguem ainda manter o seu próprio escritório. Central de Alvarás, com mais de 6.000 atendimentos. Central de Prazos, que já iniciou sua atividade e está se consolidando como um importante instrumento de combate à morosidade processual. Projeto Parlatórios, que já construiu e reformou quase 40 unidades em todo o sistema prisional, dando conforto e dignidade à advocacia.

Estamos em fase de implantação de mais duas importantes iniciativas: uma central de suporte técnico gratuito de informática para toda a advocacia e um sensacional curso de gestão em escritórios de advocacia.

Mais que isso a advocacia tem sido ouvida constantemente para a construção de novos projetos e novas ações em favor da classe. Quem manda é a advocacia.

AcreNews – A OAB tem dado pouco “pitaco” mais recentemente em temas como a política, por exemplo. Isso é estratégico ou é um perfil do atual presidente?

Erick Venâncio – Quando assumimos a OAB, optamos em priorizar o Advogado e a Advogada.

Não devemos ser comentaristas gerais, pois não podemos ser longa manus de governos nem linha auxiliar de oposições.

Política, partidos, governos não são nossa prioridade. Quem quer fazer esse uso da instituição está no caminho errado.

AcreNews – Como presidente, que avaliação o senhor faz da escola de Direito do Acre?

Erick Venâncio – Há 15 anos só tínhamos uma faculdade formando bacharéis no Acre. Hoje temos seis. São centenas de formandos lançados ao mercado todos os anos. Nesse cenário a preocupação é só uma: qualidade de ensino. É isso que temos cobrado das instituições.

AcreNews – Quem é o advogado Erick Venâncio?

Erick Venâncio – Alguém que há 14 anos se dedica à OAB/AC, que sonha e trabalha todos os dias por uma advocacia forte e respeitada.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas