Connect with us

POLÍTICA

Governo entrega 440 títulos definitivos a moradores da Baixada da Sobral

Publicado

em

Agência AC

A espera do tão aguardado título definitivo de propriedade chegou ao fim nesta segunda-feira, 12, para Maria Valcilene Sobralino. Moradora há seis anos do bairro Ayrton Senna, em Rio Branco, a dona de casa recebeu o documento das mãos do governador Gladson Cameli.

“Estou muito feliz por ter recebido esse título depois de esperar tanto tempo. Estou pretendendo vender a minha casa e esse documento vai ajudar a valorizar ainda mais”, comemorou.

Das mãos do governador Gladson Cameli, Maria Sobralino recebeu o tão aguardado título definitivo de propriedade. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Somente nesta ação com moradores da Baixada da Sobral, uma das regiões mais populosas da capital, o governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), realizou a entrega de 440 títulos. O investimento é de R$ 836 mil. Por conta da pandemia de Covid-19, a concessão dos documentos foi dividida em duas etapas, para evitar aglomerações.

Mais 440 famílias da Baixada da Sobral foram contempladas com o recebimento do documento, nesta segunda-feira, 12. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A gestão de Gladson Cameli tem priorizado o bem estar das pessoas. Em sua fala, o governador agradeceu o empenho do Iteracre por trabalhar em prol da dignidade da população e também falou da satisfação em poder entregar as escrituras aos moradores da Baixada da Sobral.

“Quando a gente concede um título definitivo de uma propriedade, estamos promovendo cidadania e a sensação de segurança para cada uma das famílias que estão recebendo esse documento aqui no bairro Sobral, um local que simboliza a luta de um povo pela sobrevivência diária baseada no trabalho e na busca por dignidade e respeito”, enfatizou.

Levar dignidade e cuidar das pessoas tem sido uma das prioridades do governador Gladson Cameli Foto: Marcos Vicentti/Secom

A posse do documento assegura a inclusão das famílias beneficiadas em programas de acesso a financiamentos bancários para o melhoramento de moradias, assim como permite a regularização municipal na arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e garante mais segurança na gestão ambiental urbana.

Segundo o presidente do Iteracre, Alírio Wanderley Neto, cerca de 1,4 mil títulos foram entregues no primeiro semestre deste ano e a expectativa é que mais duas mil famílias sejam alcançadas com a regularização de terras urbanas até dezembro.

Somente no primeiro semestre deste ano, Iteracre entregou 1,4 mil títulos definitivos. Expectativa é que mais 2 mil famílias sejam alcançadas até o fim do ano Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Essa é uma determinação do governador Gladson Cameli e o Iteracre está focado em contemplar o maior número possível de moradores com a concessão de títulos definitivos. Lembrando que esses documentos já estão registrados e com matrícula em cartório. Isso significa que os moradores já podem utilizar os benefícios quando quiserem”, pontuou.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, parabenizou a iniciativa do governo acreano. “A entrega desses títulos significa cuidar das famílias e dizer que a partir de agora elas são donas da sua casa de fato e de direito. Ações como esta precisam ser reconhecidas e contam com o apoio da prefeitura”, declarou.

Durante a solenidade, o governador Gladson Cameli fez ainda a entrega de uma van ao Iteracre. Com capacidade para transportar até 21 pessoas, o veículo será utilizado para levar os serviços do órgão à população das zonas urbana e rural.

Durante a solenidade, governador fez a entrega de uma van ao Iteracre. Com o veículo será possível levar os serviços do órgão para moradores das zonas urbana e rural Foto: Marcos Vicentti/Secom

O evento realizado na Escola Estadual João Paulo II contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Israel Milani; da senadora República, Mailza Gomes; do prefeito de Santa Rosa do Purus, Tamir de Sá; do deputado federal Alan Rick; do deputado estadual José Bestene; do deputado estadual Cadmiel Bomfim; do vereador Rutênio Sá; entre outras autoridades.

O que eles disseram

“Hoje é um dia de muita alegria e comemoração. Gostaria de agradecer o governo do Estado pelo empenho em ajudar os moradores da Baixada”

Ananias Gomes – presidente da Associação de Moradores da Sobral

“O governador Gladson Cameli está levando endereço definitivo para essas pessoas. Parabenizo o governo e o Iteracre por mais essa entrega de títulos”

José Bestene, deputado estadual

“A partir de hoje, essas pessoas têm a possibilidade de fazer um financiamento na Caixa Econômica para melhorar suas moradias e viver com mais dignidade”

Cadmiel Bomfim, deputado estadual

“O título definitivo é como se fosse o CPF da residência e sem o CPF, o cidadão não consegue fazer nada. Com o documento em mãos, o morador tem a garantia de poder investir, pegar um financiamento e comprovar que o imóvel é seu, de verdade”

Alan Rick, deputado federal

“Gostaria de parabenizar o governo do Estado toda a equipe do Iteracre por esse trabalho árduo, que está beneficiando mais de 400 famílias da Baixada da Sobral”

Mailza Gomes, senadora da República

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas