Connect with us

POLÍTICA

Município de Assis Brasil completa 45 anos, faz grande festa e recebe governador Gladson Cameli

Publicado

em

A cidade de Assis Brasil estava pequena na tarde desta sexta-feira, 14, por causa da festa de aniversário de 45 anos de sua emancipação política. Um evento na avenida Raimundo Chaar, a principal via do município, estava marcando a data, contando com a presença das famílias, além de muitos índios das etnias Manchineri e Jaminawa.

O prefeito Jerry Correia (PT) e o governador Gladson Cameli (Progressistas) conduziram a cerimônia, prestigiada pelos deputados federais Alan Rick (DEM) e Vanda Milani (SD), além de secretários de Estado.

A chegada do governador Gladson Cameli foi um evento. Sob fortes aplausos, ele encontrou o prefeito Jerry e uma multidão de assisenses. Cameli parabenizou o município e, ao lado do prefeito, e anunciou obras, principalmente no setor de água e esgoto. Também falou sobre a pandemia.

Para o governador, “se Deus quiser não haverá terceira onda de Covid”. Ele disse que tem pressa de abraçar as pessoas e tocar as obras que precisam ser feitas. Voltou a falar, por exemplo, do anel viário em Brasileia e sobre a melhora na BR-317.

Gladson foi até à multidão e cumprimentou algumas pessoas cumprindo protocolos sanitários, apenas de punho fechado e usando máscara. “Eu vou ao povo que é meu patrão. Sou empregado deles”, disse, ao ser perguntado sobre os motivos que levam sempre a entrar no meio das pessoas.

O prefeito de Assis Brasil, mesmo sendo do PT, rasgou elogios ao governador. “Pedi socorro a ele e ele nem pensou. Já está nos ajudando e muito”, afirmou. Jerry recebeu das mãos do governador um maquinário moderno para ser usado na agricultura, além de uma caçamba. “Assim Brasil está feliz”, disse o prefeito ao Acrenews.

Antigo seringal Paraguaçu

Foto: Reprodução

Assis Brasil, localizado a 350km de Rio Branco, pela BR-317, é o último município do Acre ao sul. Está na fronteira com Bolívia e Peru. Era, antes de virar cidade, a sede do Seringal Paraguaçu, de muitas histórias, banhada pelo rio Acre.

Terra de clássicos futebolísticas entre Ladeira VS Cascata, da deliciosa tapioca da Maria do Toco e das histórias do Seu Valdir. Hoje, Assis Brasil comemora seus 45 anos de uma bela história.

QUEM FOI ASSIS BRASIL

Foto: Reprodução

Joaquim Francisco de Assis Brasil (São Gabriel, 29 de julho de 1857 — 24 de dezembro de 1938) foi um advogado, político orador, escritor, poeta, prosador, diplomata e estadista brasileiro; propagandista da República. Foi fundador do Partido Libertador, deputado e membro da junta governativa gaúcha de 1891.

Introduziu no Brasil o gado jersey e o gado devon, tendo participação importante na introdução do cavalo árabe e da ovelha karakul.

Juntamente com o Barão do Rio Branco, assinou o Tratado de Petrópolis, que assegurou ao Brasil a posse do atual Estado do Acre. Neste estado foi criado, em sua homenagem, o município de Assis Brasil.

BIOGRAFIA

Assis Brasil nasceu na estância de São Gonçalo, município de São Gabriel, no Rio Grande do Sul. Filho do estancieiro Francisco de Assis Brasil, de quem herdou extensas propriedades no interior gaúcho, e de Joaquina Teodora de Bem Salinas, ambos descendentes de açorianos.

Aos oito anos entrou na escola de primeiras letras do mestre Custódio José de Miranda. Em 1870 transferiu-se para o Colégio São Gabriel, na cidade de mesmo nome. No primeiro ano ganhou a medalha de prata e no ano seguinte a de ouro. Estas medalhas ainda existem, guardadas no Castelo de Pedras Altas, no município de Pedras Altas.

Em 1872, já órfão de pai, partiu para Pelotas, ficando interno no Colégio Taveira Júnior. Em 1874 frequentou, em Porto Alegre, o Colégio Gomes, onde estudou os preparatórios.

Em 1876 matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, passando a integrar o grupo de estudantes rio-grandenses que ali se formara. Fundaram o Clube 20 de Setembro, com o compromisso de pregar e propagar o sistema republicano de governo e de apressar a mudança de regime político do país.

Em 1877, Assis Brasil publicou seu primeiro livro, Chispas, com versos da adolescência. A seguir publicou História da República Rio-grandense, onde fez uma defesa ardorosa da Revolução Farroupilha de 1835. Neste livro já estão presentes os princípios básicos de seu pensamento. Seguiram-se outros trabalhos inspirados no puro ideal de suas convicções. Sua obra é vasta. Destacam-se nela tanto trabalhos de propaganda, como obras de profunda relevância do ponto de vista da teoria política. A defesa ardorosa do sistema presidencial de governo e da representação proporcional são a marca principal de seu pensamento.

Em 1879, com um grupo de rapazes que marcaram época na Academia de São Paulo, fundou o “Clube Republicano Acadêmico” e o jornal “Evolução”.

Em 1882 formou-se em direito e voltou para o Rio Grande do Sul, onde foi um dos fundadores do Partido Republicano Rio-grandense. Durante meses, percorreu a província a cavalo, pregando a liberdade e a república com que tanto sonhava.

Foi eleito deputado provincial (hoje seria estadual) em dois biênios: 1884 — 1886 e 1886 — 1888. Na tribuna enfrentou Gaspar Silveira Martins, merecendo deste seu digno adversário as maiores considerações.

Em 1889, proclamada a República, foi eleito deputado à Assembleia Nacional Constituinte. Promulgada a constituição, renunciou ao seu mandato. Convidado pelo Marechal Deodoro da Fonseca para fazer parte do primeiro ministério constitucional, recusou o convite por divergência de ideais.

Em consequência do golpe de estado de Deodoro, a situação no Rio Grande do Sul tornou-se anormal, tendo o presidente do estado Júlio de Castilhos abandonado o poder. Foi constituída então uma Junta Governativa, da qual Assis Brasil fez parte. Como único membro presente da junta, assumiu o governo do estado.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas