Connect with us

ACRE

Na Câmara, Ministério afirma que repassou verbas e deu apoio para Assis Brasil na crise humanitária

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

Com apenas 22 imigrantes residindo em casa de abrigo em Assis Brasil, o Governo Federal por meio do Ministério da Cidadania, informou que mesmo assim vem acompanhando de perto a situação dos estrangeiros e enfatizou que existe um acordo que oferece apoio às prefeituras de Rio Branco, Brasileia e Assis Brasil contrariando possíveis denúncias de omissão por parte da União.

A informação partiu da assessora para Assuntos de Imigrações, do Ministério da Cidadania, Nelsarete Lima, durante audiência realizada hoje (16) na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados.

Nelsarete garantiu que a crise humanitária em Assis Brasil já foi controlada tendo em vista a quantidade de imigrantes que estão sendo assistidos no abrigo bem como a desativação de dois postos que acolhiam os estrangeiros no ápice da crise humanitária. 

A representante abordou ainda que a Prefeitura de Assis Brasil recebeu em 2020, quando iniciou o drama da crise, cerca de R$ 600 mil reais e que parte do dinheiro cobriu as despesas do executivo. Ela citou ainda que um saldo positivo ficou na conta da prefeitura e que meses depois o Governo Federal garantiu R$ 1,2 milhão para fortalecer as ações de ajuda.

“Nós estivemos lá, inclusive levamos apoio técnico à prefeitura e como também ao Estado (…) Além disso, ofertamos aos imigrantes o deslocamento para aqueles que manifestavam o interesse de retornar para os municípios brasileiros, que queriam sair ali da ponte (…) não faltou recursos para a prefeitura, inclusive, o valor prometido já foi repassado em março, está disponível”, assegurou.

Apesar de a audiência discutir ações relacionadas à crise humanitária no município, nenhum representante da prefeitura participou ou fez uso da palavra no evento.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas