Connect with us

POLÍTICA

Vereador sugere plebiscito para população decidir se serviço de água da capital volta para a prefeitura

Publicado

em

O vereador Antônio Morais (PSB) sugeriu na manhã desta quinta-feira, 06, na sessão online da Câmara de Vereadores de Rio Branco a ideia de um plebiscito para escutar a população acerca da reversão do saneamento básico para a capital. A sugestão ocorreu enquanto os parlamentares da Casa Legislativa discutiam as consequências e o impacto da remunicipalização do saneamento básico para a capital.

Em fevereiro, o governador Gladson Cameli e o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, ambos do Progressistas, assinaram o Decreto que institui a Comissão Interinstitucional que conduzirá o processo de reversão do serviço público de saneamento básico de Rio Branco.

O parlamentar do PSB afirmou que não se sentia à vontade de votar em um Projeto Lei (PL) tão importante sem primeiro escutar a população de Rio Branco. “Nós vereadores temos responsabilidade na votação, mas temos que ser municiados pela população. Eu não sei se cabe um plebiscito para que a população tenha que decidir, mas estou colocando como sugestão. Temos que escutar o povo”, afirmou.

A vereadora Lene Petecão (PSD) sugeriu a realização de Audiência Pública e Tribuna Popular para discutir acerca da possibilidade de reversão. “Temos que fazer urgentemente conversas com os representantes do Saerb e Depasa. Isso é uma questão preocupante”, afirmou.

Na discussão, o vereador Fábio Araújo (PDT) afirmou que essa é uma decisão que tem que ser discutida profundamente. Ele afirmou que, como servidor da Saerb, o assunto tem que ser tratado com cuidado. “Essa Casa tem que acompanhar sim essa questão da reversão e decidir o que é melhor para a nossa população”, afirmou.

O vereador Samir Bestene (Progressistas) afirmou que caso o Projeto de Lei (PL) seja encaminhado à Casa Legislativa, o município tem que ter consciência sobre um problema seríssimo que será a reversão ao município.

“Essa reversão tem que ser bem analisada e espero que a presidente do Saerb esteja bem pautada do que vamos assumir porque realmente é um problema sério na cidade. Isso nos deixa muito preocupados. Converso com a presidente do Depasa e vejo boa vontade nela, mas a demanda é muito grande sobre esse assunto na nossa capital. Eu espero que os órgãos competentes fiquem bem atentos com o que vão fazer sobre isso, tem que se mostrar um resultado rápido”, afirmou.

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍTICA

Pedro Longo parabeniza secretarias e sindicatos por diálogos e acordos que encerraram greves no AC

Publicado

em

Por

O deputado Pedro Longo usou o pequeno expediente da sessão desta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), para parabenizar a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) e os sindicatos da área pelo acordo que chegaram sobre o fim da paralisação das atividades ambulatoriais no Estado.

A greve durou aproximadamente 72 horas. O secretário Alysson Bestene conseguiu dialogar com as categorias dos médicos, enfermeiros e demais técnicos e anunciou algumas medidas importantes que serão tomadas pelo Governo nos próximos meses, como o pagamento de insalubridade, realização de concurso público e correção de perdas inflacionárias.

“Quero aqui dizer que a atitude tomada pela Sesacre de dialogar com as categorias foi muito importante e merece todo reconhecimento, sobretudo nesse momento crítico que estamos vivendo. Ambas as partes optaram por um acordo pacífico e atendendo as necessidades dentro do que é possível e garantido pela lei. Precisamos desse diálogo”, explicou o líder do governo.

Longo fez questão de afirmar que o governador Gladson Cameli está empenhado em oferecer as melhores condições de trabalho aos profissionais da Saúde.

“A Saúde é uma prioridade do governo Gladson, assim como o bem-estar dos nossos profissionais que são tão importantes na manutenção desse Estado”, salientou.

O parlamentar destacou também o fim da greve da Educação, a partir de uma relação cordial criada entre a Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Cultura (SEE) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (SEE).

“Chegamos também ao fim da greve da Educação, com anúncio de medidas importantes pelo Governo, observando os limites impostos pelos órgãos reguladores. Parabenizo aqui a secretária Socorro Neri pela condução desse processo”, finalizou.

Com informações Acre In Foco.

Continuar lendo

POLÍTICA

Gladson vai ao Sul buscar modelo de gestão administrativa do Governo de Santa Catarina

Publicado

em

Por

Da redação do AcreNews / Foto: Reprodução

O governador Gladson Cameli (PP) cumpre, hoje (22), agenda institucional em Santa Catarina (SC). Por lá, foi recebido pelo governador Carlos Moisés (PSL) onde participou de um almoço na residência oficial do anfitrião. A visita serve para que ambos troquem experiências sobre gestão principalmente na área administrativa e de saúde.

“O objetivo da nossa visita é trocar informações de modelos de gestão entre os dois Estados. O Acre deu saltos importantes na gestão ao longo de dois anos e seis meses, mas precisamos avançar ainda mais. Temos adquirido experiências importantes e que gostaríamos de partilhar e também aprendermos sobre o modelo de gestão de Santa Catarina”, comentou.

Cameli foi acompanhado do secretário de Estado de Saúde de Santa Catarina André Mota Ribeiro, o secretário de Estado de Saúde do Acre, Alysson Bestene, o subchefe do gabinete Militar do Acre, Carlos Negreiros, a secretária-adjunto da Secretaria de Planejamento e Gestão do Acre Kelly Lacerda e a coordenadora geral da Casa Civil no Acre, Silvânia Pinheiro.

Continuar lendo

POLÍTICA

Rodrigues Alves: prefeito Jailson Amorim recebe visita do Deputado Estadual Wagner Felipe

Publicado

em

Por

Nesta segunda-feira, 21, o prefeito Jailson Amorim recebeu a visita do Deputado Estadual Wagner Felipe, do Partido Liberal (PL), que está cumprindo agenda institucional na região do Juruá.

Em sua primeira vinda à cidade como parlamentar, o deputado se colocou à disposição do gestor municipal, se dispondo, inclusive, a destinar emendas do orçamento impositivo do estado através do seu gabinete.

Ao manifestar gratidão pela visita e disponibilidade, o prefeito afirmou ser sempre muito positivo para a municipalidade a disposição de novos colaboradores, em especial em se tratando da disponibilidade de um deputado estadual em enviar recursos, assim contribuindo para com o município.

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia