INTERIOR
Prefeitura de Assis Brasil celebra o Dia das Mães em Casa de Passagem

Não foram apenas as mães brasileiras da cidade de Assis Brasil, na fronteira do Brasil com Peru, que foram lembradas pela prefeitura no dia dedicado a elas. O prefeito Jerry Correia determinou que sua equipe também organizasse algo para as mães estrangeiras abrigadas na Casa de Passagem de Imigrantes Otonoel de Souza Martins Oliveira.
Ao lado do secretário de Assistência Social, Quedenei Correia e dos representantes da Igreja Católica, Júnior e Marilene, o prefeito celebrou a data também com servidores do local e as homenageadas.
Jerry Correia aproveitou a ocasião para ratificar o compromisso de receber da melhor forma possível os imigrantes que chega a Assis Brasil. A equipe municipal prepara uma grande programação para comemorar no próximo dia 14, mais um aniversário da cidade, com a presença confirmada do governador Gladson Cameli.
INTERIOR
Em Cruzeiro do Sul, presídio intensifica oferta de oficinas profissionalizantes visando diminuir a reincidência criminal

Com 718 pessoas reclusas, em regime inicial fechado, o presídio Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul, revela uma realidade alentadora para o sistema prisional. Desse total, pelo menos 62 dos que estão remindo (abreviando o tempo de cumprimento da pena privativa de liberdade pelo trabalho ou estudo) suas penas frequentam oficinas profissionalizantes de marcenaria, mecânica, horta, casa de farinha e dick, naquela unidade prisional.
A constatação é do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), coronel Paulo Cézar Rocha dos Santos, que aproveitou sua estada no Vale do Juruá, nesta segunda-feira, 27, para a entrega do novo prédio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Cruzeiro do Sul, e o lançamento do Projeto SUAT, para crianças e adolescentes daquela região, para realizar uma visita técnica ao presídio.
Na ocasião, o titular da Sejusp, ao parabenizar o diretor do presídio, Elves Barros, pelo trabalho ali desenvolvido, destacou a importância do trabalho para a ressocialização do apenado, asseverando que “as atividades laborais executadas na Unidade garantem uma porta aberta à liberdade com dignidade por meio do trabalho”.
Para a visita, o secretário Paulo Cézar esteve acompanhado do diretor de operações da Sejus, coronel Ulysses Araújo, do coordenador do Gefron, coronel a Glayson Dantas, e do coordenador da Sejusp no Juruá, coronel James Clei, que asseverou ser “esse trabalho de ressocialização bem forte em Cruzeiro do Sul”, debitando tal avanço “aos policiais penais e também ao Governo do Estado, que faz investimentos nas nossas unidades penitenciárias.”
“Geralmente esses presos não retornam para a unidade quando saem, eles voltam para seus familiares e são reintegrados de uma forma mais tranquila para a sociedade, procuram trabalho para sustentar a família”, completou o coronel James.
Mais agenda
Ainda no vale do Juruá, o secretário de Segurança Pública também realizou visita técnica às obras de construção do Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania (CISPC), no município de Mâncio Lima, e da academia no 6º BPM, em Cruzeiro do Sul, que fazem parte do pacote de obras da Sejusp que estão em execução naquela região.
INTERIOR
Em Cruzeiro do Sul, Sejusp lança o Projeto SUAT, para atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Paulo Cézar Rocha dos Santos, conduziu, na manhã desta segunda-feira, 27, na cidade de Cruzeiro do Sul, na Escola Maria Lima, bairro Cobal, o lançamento do Projeto SUAT (Seja um Adolescente de Triunfo), componente do Programa Acre pela Vida, chancelado pela Sejusp, cujo objetivo é atender crianças e adolescentes, entre 12 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social, moradores de áreas de risco e demais voluntários que se encontrem dentro desta faixa etária.
Compuseram o dispositivo de honra, além do secretário Paulo Cézar, o diretor operacional da Sejusp, coronel Ulysses Araújo, o juiz de Direito titular da Vara da Infância e da Juventude, na Comarca, Marlon Machado, o coordenador da Sejusp, no Juruá, coronel James Clei, o coordenador do Gefron, coronel Glayson Dantas, o titular da Delegacia da Mulher em Cruzeiro do Sul, delegado Rômulo Carvalho, a tenente-coronel da PMAC, Silva Lima, o comandante do Colégio Militar Dom Pedro II/CZS, major Rômulo Barros, a diretora da Escola Maria Lima, professora Eliane Lopes da Silva, o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho de Sousa, e a representantes da SEE, no Juruá, Ruth Bernadino.
De acordo com o titular da Sejusp, “a iniciativa visa contemplar o desenvolvimento de cidadãos de bem, com atividades cívicas e morais, éticas, educativas, físicas, sociais e psicológicas serão apresentadas de maneira continuada, “no sentido de desenvolver um instinto natural nos jovens e adolescentes para a rápida distinção do certo e do errado, do bem e do mal, do lícito e do ilícito e suas consequências”.
Além disso, o secretário Paulo Cézar, durante o lançamento do projeto, ao contar um pouco de sua trajetória, lembrou da necessidade de resguardar essas crianças e adolescentes, “levando-os a uma vida digna, a partir da educação, do respeito aos pais, aos seus professores, e, principalmente, com Deus no coração, para afastá-los de qualquer atividade criminosa”, asseverou.
A matriz curricular do projeto é composta por quatro áreas estratégicas de ensino, sendo elas a de Defesa Civil e Prevenção, de Formação Ética e Cidadã, de Desporto e de Generalidades, cujas disciplinas visam o repasse de conhecimentos imprescindíveis às jovens e aos adolescentes que se encontram em processo de formação cidadã. A coordenação do projeto está sob a responsabilidade dos representantes do Sistema Integrado de Segurança Pública – SISP, ativos e reservistas, com supervisão e o suporte da Coordenação da Sejusp na Regional do Juruá, que também auxiliará nas tratativas com os potenciais parceiros do projeto.
A meta da Sejusp, com o projeto, é atender 100 crianças e adolescentes, de 12 a 15 anos, por ano; reduzir a cooptação de jovens e adolescentes pelo crime; reduzir o número de jovens e adolescentes se envolvendo em atos ilícitos, mendigando ou prostituindo pelas ruas; diminuir a taxa de reprovação e evasão escolar; e formar 100 multiplicadores de conhecimentos e jovens aprendizes, a cada ano.
INTERIOR
Após investigação iniciada em 2018, Polícia Federal realiza operação em Cruzeiro do Sul para combater fraudes em licitações

A Delegacia de Polícia Federal de Cruzeiro do Sul/AC deflagrou na manhã desta sexta-feira (24/06) a operação “Atlântida”, visando combater esquemas de fraudes em licitações e desvios de recursos público
Na operação policial, cerca de 60 policiais federais deram cumprimento em 16 (dezesseis) mandados de busca e apreensão nas cidades de Cruzeiro do Sul/AC, Rio Branco/AC e João Pessoa/PB.
A investigação teve início em meados de 2018, para apurar uma suposta associação de construtoras com o objetivo de frustrar, mediante ajuste e combinação de propostas, o caráter competitivo de licitações, no âmbito da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul/AC.
A ação criminosa teria a participação de agentes públicos e empresários, inclusive com a utilização de empresas de “fachada” para burlar o processo licitatório, em contratos que envolvem obras de engenharia como pavimentação asfáltica de ramais e implantação de complexo esportivo na cidade de Cruzeiro do Sul/AC. Foi constatado um prejuízo de cerca de 5 milhões de reais aos cofres públicos.
A Polícia Federal continuará a apuração, na tentativa de elucidar a real amplitude dos ilícitos praticados que, até o momento, foram capitulados como crime tipificado no Art.90 da Lei nº 8.666/93, sem prejuízo de outros crimes eventualmente desnudados no curso da investigação criminal.
A origem do nome da operação faz referência a uma ilha habitada pelos atlantes, descendentes de Atlas, filho de Poseidon. Segundo as notas de Sólon, Atlântida era uma cidade esplendorosa, com arquitetura monumental e engenharia avançada, era uma nação próspera até que a corrupção dos descendentes de Atlas os conduziu à desobediência das leis fundamentais de Poseidon, motivo pelo qual mereceram o castigo de Zeus, que a fez submergir no oceano. Qualquer que seja a versão da lenda, Atlântida foi sempre considerada como símbolo da Idade de Ouro e a corrupção praticada pelos descendentes de Atlas foi punida severamente.
-
POLÍCIA11 meses atrás
Câmara Criminal aumenta para quase 134 anos pena de trio que decapitou jovem
-
ÚLTIMAS NOTÍCIAS5 meses atrás
Visivelmente transtornado, homem fica nu na frente do 4° Batalhão do Exército
-
EVANDRO CORDEIRO2 meses atrás
COLUNA DO EVANDRO | Vereadora de Rio Branco anuncia que está sendo preparada junto com seu partido para governar o Acre daqui a oito anos
-
GOSPEL2 meses atrás
Morre no Pronto Socorro de Rio Branco o pastor Valter José, presidente da Assembleia de Deus Madureira
-
POLÍCIA2 meses atrás
Acusado de matar ex-namorada a facadas é encontrado morto em Feijó
-
ENTRETENIMENTO2 meses atrás
“Véi” da Havan dá like, curte e comenta fotografia de sua loja no Acre feita por acreano
-
POLÍCIA2 meses atrás
Justiça autoriza exumação de crianças que morreram carbonizadas em casa
-
POLÍTICA2 meses atrás
N. Lima afirma que segura pedido de cassação caso Bocalom mexa nas ruas judicializadas do “Ruas do Povo”