POLÍTICA
PT e PSB vão discutir federação com PCdoB e PSOL: Decisão sobre chapas locais entra na pauta
Por Wanglézio Braga / Fotos: Reprodução (Arquivo)
O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido da Socialista Brasileiro (PSB) vão se reunir nesta quinta-feira (20), no Brasil, para discutir a formação de uma federação com mais dois partidos de esquerda: PCdoB e PSOL. A reunião vai acontecer em Brasília (DF) e pode definir os rumos das eleições para Governo em pelo menos seis estados, entre os citados o Acre (AC).
O centro principal da discussão é que os estados do AC, São Paulo (SP), Espírito Santo (ES), Pernambuco (PE), Rio Grande do Sul (RS) e Rio de Janeiro (RJ) querem lançar candidaturas próprias para os respectivos governos, com isso, trava o plano nacional de colocar o ex-presidente Lula como candidato ao Palácio do Planalto e um vice sendo escolhido internamente pelo PSB. Geraldo Alckmin é o mais cotado pela sigla.
Essa discussão entre os dois partidos já vem ocorrendo há pelo menos um mês. Com isso, os debates podem diminuir mediante o encontro em Brasília. No Acre, por exemplo, o PSB tem planos de lançar o deputado estadual, Jenilson Leite ao governo. Na outra ponta, o PT fala no nome do ex-senador Jorge Viana ao mesmo tempo em que ventila Marcus Alexandre.
Com a chegada do PCdoB de Perpétua Almeida e o PSOL, nessa federação, o cenário pode ficar ainda mais bagunçado, afinal, o PCdoB em especial também quer comer este bolo. De pronto, uma vez federado, a disputa deverá ter apenas um candidato de ambos os partidos.
You must be logged in to post a comment Login