Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quase 20 mil pessoas com comorbidades já fizeram cadastro para receber vacina contra Covid-19 na capital

Publicado

em

Aline Nascimento

Quase 20 mil pessoas com comorbidades de Rio Branco já estão inscritas no Sistema Único de Saúde (SUS) para receber a primeira dose contra a Covid-19. Adultos de 18 a 59 anos com alguma doença preexistente devem fazer o cadastro para poder receber a vacina.

Atualmente, a capital acreana vacina contra Covid pessoas com 60 anos ou mais e profissionais da saúde, com primeira e segunda dose do imunizante.

As pessoas com doenças crônicas devem procurar uma das unidades básicas de saúde de Rio Branco, para fazer o cadastro. O município ainda não recebeu as doses para este grupo e não há previsão para início da vacinação.

O cadastramento prévio deve facilitar o processo de vacinação, quando a próxima etapa da campanha for aberta. Laudo médico ou outros documentos comprobatórios serão necessários para garantir o direito à vacina.

“Tudo nesse momento é novo, o fato é que já temos quase 20 mil pessoas que já são cadastradas na rede de saúde de Rio Branco, as 48 de unidades do município estão abertas, não tem essa pressão que disseram que ia ter fila, aglomeração. Nada disso está acontecendo porque as pessoas estão buscando a unidade mais próxima de saúde de sua casa”, explicou o secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima, em entrevista à Rede Amazônica Acre.

Nessa sexta-feira (23), o Acre recebeu um novo lote de vacinas para imunizar a população. O 14º lote trouxe um total de 9,7 mil doses, sendo 2,2 mil doses da CoronaVac e 7 mil da Oxford-AstraZeneca.

Para a capital acreana foram disponibilizadas 2.670 doses para aplicação da primeira e segunda dose em pessoas acima da 60 anos e profissionais de saúde.

Adultos de 18 a 59 anos com doenças preexistentes devem fazer cadastro para vacinação contra Covid em Rio Branco — Foto:  Pedro Devani/Secom-AC

Adultos de 18 a 59 anos com doenças preexistentes devem fazer cadastro para vacinação contra Covid em Rio Branco — Foto: Pedro Devani/Secom-AC

Aplicativo

Ainda na entrevista, o secretário municipal falou que a pasta estuda criar um aplicativo para facilitar o cadastro das pessoas. A ideia é debatida com Gestão Administrativa e Tecnologia da Informação (Segati).

“Estamos dialogando com a Segati, não sei quanto tempo custa, mas realmente nos próximos 15 dias estamos fazendo o cadastro das pessoas que têm comorbidade”, pontuou.

Doenças elencadas pelo Ministério da Saúde para nortear a vacinação na nova etapa da campanha são:

  • Anemia falciforme
  • Arritmias Cardíacas
  • Cardiopatia hipertensiva
  • Cardiopatias Congênitas no adulto
  • Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
  • Diabetes Mellitus
  • Doença Cerebrovascular
  • Doenças Cardiovasculares
  • Doença Renal Crônica
  • Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas Arteriovenosas
  • Hipertensão Arterial estágio 3
  • Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
  • Hipertensão Arterial estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidade
  • Insuficiência Cardíaca (IC)
  • Imunossuprimidos
  • Miocardiopatias e Pericardiopatias
  • Obesidade Mórbida
  • Pneumopatias crônicas graves
  • Próteses Valvares e Dispositivos Cardíacos Implantados
  • Síndromes Coronarianas
  • Síndrome de Down
  • Valvopatias

Pandemia e vacinação no Acre

De acordo com informações o portal de transparência da prefeitura, Rio Branco já recebeu 46.769 doses e vacinou 42.024 pessoas até essa sexta-feira (23).

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

Boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) divulgado nesta sexta-feira (23) trouxe 164 novos casos de infecção por coronavírus e mais 7 mortes pela Covid-19. O número de infectados saltou de 76.212 para 76.376 e o total de mortes agora é de 1.465. Estado tem 11 pessoas na fila à espera de um leito de UTI.

A taxa de ocupação de leitos de UTI se mantém em 100% no Pronto-Socorro e Into-AC, onde funciona o hospital de campanha de Rio Branco. Mas, Cruzeiro do Sul segue em tendência de queda e, nesta sexta, atingiu a taxa de 46%.

Nesta sexta, o governador Gladson Cameli manteve todo o Acre na fase vermelha, de emergência, mas flexibilizou o decreto permitindo o funcionando do comércio aos fins de semana e feriado.

Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 92 estão ocupados. A taxa de ocupação total no estado baixou para 87%, por causa de Cruzeiro do Sul, que vem apresentando melhora nos índices. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 80 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Presidente do Deracre garante: Anel Viário de Brasileia deverá ser entregue em agosto do ano que vem

Publicado

em

Por

A tão sonhada obra do anel viário de Brasileia já tem data de entrega: agosto do ano que vem. Pelo menos é o que garante o diretor-presidente do Deracre, o engenheiro Petrônio Antunes.

A obra, que é tocada pelo Ministério da Infraestrutura, através do Dnit, e tem o Governo do Acre como conveniado, está orçada em torno de R$ 60 milhões. “Ela (a obra do anel viário) tira o último ponto crítico da BR-317/Estrada do Pacífico. Tínhamos dois pontos críticos de transporte na estrada, que era o Rio Madeira, que só se atravessava através da balsa, e a travessia por dentro da cidade de Epitaciolândia e Brasileia, que passa pela ponte metálica. Então a gente tá fazendo o anel viário, onde ele vai tirar o tráfego pesado de dentro da cidade”, disse o engenheiro.

Segundo Petrônio, a obra está em ritmo acelerado. “O principal lugar de terraplanagem já está em execução, são mais de 500 mil metros cúbicos de terra sendo movimentados. E a questão da fundação na ponte, que é a infraestrutura, já começou com a chegada da máquina para furar as estacas. Com isso a empresa poderá trabalhar no inverno, levantando os pilares da ponte sem problemas por conta da chuva. No ano que vem temos a execução da laje da pista, com previsão de entrega para agosto”.

Com informações ContilNet.

Continue lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Energisa diz em nota que continua com todo seu contingente na rua atendendo ocorrências do temporal de sexta

Publicado

em

Por

A Energia, empresa que cuida da distribuição de energia no Acre, informou agora há pouco por meio de nota que em pleno domingo, dois dias depois do temporal que sacudiu Rio Branco na última sexta-feira, 24, continua atendendo concorrências. Está, inclusive, com todo seu contingente na rua.

Veja a nota:

Nota de esclarecimento

A Energisa Acre esclarece que desde a última sexta-feira tem trabalhado com seu contingente máximo de equipes para o atendimento das ocorrências causadas pela forte chuva que atingiu Rio Branco e causou inúmeros danos à rede elétrica da capital.

O temporal e as rajadas de vento causaram interrupção no fornecimento de energia elétrica em diferentes pontos da cidade, os bairros mais atingidos foram:  Belo Jardim I e II, Santa Inês, Recanto dos Buritis, Areal, Canaã, Morada do Sol, Santa Cecilia, Liberdade, Alberto Sampaio, Seis de Agosto, Baixada da Cadeia Velha, Cadeia Velha, Centro, Habitasa, Ayrton Senna, Boa União, Bahia Nova, Sobral, Bosque, Jardim, Tropical, Aviário, Guiomard Santos, Isaura Parente, 7º Bec e em trechos da Avenida Ceará.

Aumentamos em 5 vezes o número de equipes em campo, mas a quantidade de ocorrências cresceu 400%, causadas principalmente por objetos lançados na rede elétrica, queda de postes e cabos rompidos, o que dificultou o retorno imediato da energia.

Nosso trabalho seguiu durante todo o fim de semana, inclusive de madrugada. Neste domingo nosso time permanece atendendo as ocorrências pós-chuva em pontos isolados da cidade.

Reforçamos o alerta de não mexer na rede elétrica e aguardar nosso atendimento.

Seguimos com compromisso de atender nossos clientes e agradecemos pela compreensão.

Continue lendo

ACRE

Comissão da Câmara aprova nome da ponte de Tarauacá para Odilon Vitorino de Siqueira

Publicado

em

Por

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara aprovou, em caráter terminativo, projeto de lei do ex-deputado federal e atual vice-governador Major Rocha que batiza a ponte sobre o rio Tarauacá, de Odilon Vitorino de Siqueira. O projeto agora deverá ser avaliado na Comissão de Cultura.

Quem foi Odilon Vitorino

Odilon Vitorino de Siqueira, por sua garra, determinação e espírito público, representa a essência do município de Tarauacá/AC.

Comerciante reconhecido na região, foi seringalista, por quase 50 anos, na região de Tarauacá/AC.

Odilon Vitorino de Siqueira envolvido na formação política do Estado do Acre, tendo sido vereador tarauacaense de 1963 a 1967, ocupando a cadeira de Vice-Presidente daquela Assembléia Municipal.

Ocupou, ainda o cargo de Prefeito de Tarauacá, de 1986 a 1989, consolidando a democracia e o desenvolvimento do município.

Com informações Extra do Acre.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Engenharia e Tecnologia