REGIONAL
Rios Purus e Acre inundaram o Amazonas: Boca do Acre e mais quatro cidades decretaram emergência
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução Redes Sociais
Após alagações com transtornos em alguns municípios do Acre, os rios Acre e Purus estão provocando, agora, prejuízos também no Amazonas. A cidade de Boca do Acre (AM) decretou situação de emergência na última sexta-feira (25). Boca do Acre é o quinto município do estado vizinho a manifestar situação de emergência após avaliação da Defesa Civil.
Segundo a Defesa Civil municipal, a alagação em Boca do Acre atingiu 1.700 famílias que habitam em seis bairros da zona urbana e 92 localidades da zona rural. Abrigos foram montados pela Prefeitura local.
De acordo com a Prefeitura de Boca do Acre, 1,7 mil famílias já foram atingidas pela cheia dos rios, sendo 500 em seis bairros da área rural e 1.200 em 92 localidades da zona rural. Os moradores começaram a ser levados, na sexta-feira, 25, para abrigos na área central da cidade. No ano passado, o município enfrentou uma das maiores enchentes desde 1997, quando o Rio Acre atingiu a cota máxima, de 21,04 metros. Em 2012, foram 20,54 metros e em 2015, 20,38.
“A cheia está causando danos materiais, ambientais, econômicos e sociais, afetando centenas de famílias, destruindo plantações e criações, avarias nas vias públicas, problemas de saúde na população, interrupção do calendário escolar urbano e rural”, diz trecho do decreto do prefeito publicado no Diário Oficial das Prefeituras.
Além de Boca do Acre, decretaram emergência as cidades de Guajará, Ipixuna, Envira e Eirunepé, todos na Calha do Juruá.
You must be logged in to post a comment Login