Connect with us

REGIONAL

Rios Purus e Acre inundaram o Amazonas: Boca do Acre e mais quatro cidades decretaram emergência

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução Redes Sociais

Após alagações com transtornos em alguns municípios do Acre, os rios Acre e Purus estão provocando, agora, prejuízos também no Amazonas. A cidade de Boca do Acre (AM) decretou situação de emergência na última sexta-feira (25). Boca do Acre é o quinto município do estado vizinho a manifestar situação de emergência após avaliação da Defesa Civil.

Segundo a Defesa Civil municipal, a alagação em Boca do Acre atingiu 1.700 famílias que habitam em seis bairros da zona urbana e 92 localidades da zona rural. Abrigos foram montados pela Prefeitura local.

De acordo com a Prefeitura de Boca do Acre, 1,7 mil famílias já foram atingidas pela cheia dos rios, sendo 500 em seis bairros da área rural e 1.200 em 92 localidades da zona rural. Os moradores começaram a ser levados, na sexta-feira, 25, para abrigos na área central da cidade. No ano passado, o município enfrentou uma das maiores enchentes desde 1997, quando o Rio Acre atingiu a cota máxima, de 21,04 metros. Em 2012, foram 20,54 metros e em 2015, 20,38.

“A cheia está causando danos materiais, ambientais, econômicos e sociais, afetando centenas de famílias, destruindo plantações e criações, avarias nas vias públicas, problemas de saúde na população, interrupção do calendário escolar urbano e rural”, diz trecho do decreto do prefeito publicado no Diário Oficial das Prefeituras.

Além de Boca do Acre, decretaram emergência as cidades de Guajará, Ipixuna, Envira e Eirunepé, todos na Calha do Juruá.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas