Connect with us

CULTURA & ENTRETENIMENTO

Tela com obra de Hélio Melo é esquecida e castigada pela ação do tempo, no coração de Rio Branco

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Fotos: Wanglézio Braga 

Localizado na Avenida Getúlio Vargas, no muro do Colégio Barão do Rio Branco (CERB), o painel contendo a obra de Hélio Melo, amazonense radicado no Acre, precisa de uma atenção especial. O espaço que foi usado pelo artista em 1994 para uma exposição a céu aberto é um dos poucos que ainda resiste à ação do tempo na capital acreana, Rio Branco.

A última reforma do painel ocorreu no ano de 2015 e foi entregue no dia 05 de novembro durante os festejos do “Dia Nacional da Cultura”. Antes, porém, em 2008 durante reforma do Colégio, a pintura foi parcialmente coberta por trabalhadores de uma construtora, causando um clima de indignação nos amigos e familiares do artista que morreu em 2001. A restauração da tela, por completo, só ocorreu após um trabalho de pelo menos seis artistas plásticos em parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A tela leva em sua essência uma crítica às mudanças causadas pelo homem, faz menção a vida dos seringueiros, os animais e a floresta. A arte reúne muito bem o conceito deixado por Hélio Melo quando o assunto era Ativismo Político e Meio Ambiente.

Ao longo desses anos, o tempo entrou novamente em ação para deteriorar a tela. Nossa reportagem passou pelo local e constatamos um cenário de desleixo. “É uma obra muito bonita. Eu vim aqui no dia da reinauguração. Eu lembro que foi uma festa, teve até uma palestra sobre a vida do pintor (…) Para muita gente é um simples quadro, para mim é justamente o retrato da cultura da vida da gente, dos acreanos. A gente é muito carente disso, de cultura artística. Eu acho que já passou da hora de ser restaurado!”, disse Sulamita Viana, ambulante que atua na região há pelo menos 20 anos.

“Acredito que os órgãos responsáveis deveriam restaurar essa importante obra. Hélio Melo fez história no nosso estado, na cultura com suas pinturas belíssimas, com música, com trabalhos primorosos. Não podemos deixar cair no esquecimento essa vida dedicada aos acreanos. Passou da hora de alguém fazer alguma coisa. É muito triste passar todos os dias aqui na frente e encontrar essa pintura desse jeito, descascada, sem cor, sem vida. É um crime!”, comentou o funcionário público, Edson Silveira.

A redação do AcreNews entrou em contato nesta quinta-feira (05) com a Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Cultura (SEE), responsável pelo prédio do Colégio e posteriormente pela tela no muro. Pedimos um posicionamento via assessoria de imprensa, mas até a publicação dessa reportagem não obtivemos nenhum retorno.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas