Connect with us

POLÍTICA

Com objetivo de conhecer o Poder Legislativo, alunos do Sesi vão a Assembleia Legislativa

Publicado

em

Alunos do 7º ano do ensino fundamental do Centro Educacional Marília Sant’Ana (Escola SESI), em Rio Branco, visitaram na manhã desta sexta-feira (6), o Palácio José Guiomard do Santos, sede da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Recepcionados na Galeria do Povo Marina Silva pela secretária adjunta da Casa, Karen Silva, pelo técnico legislativo Paulo Luiz, pela diretora da Escola do Legislativo, Rachel Farias e pelo chefe do cerimonial, Neto Barros, os 45 estudantes e a professora Luciana Oliveira iniciaram a visita conhecendo o local onde as pessoas podem acompanhar a sessão e o trabalho parlamentar.

Na oportunidade, eles puderam conhecer um pouco mais da história do Parlamento acreano, constituído em 1962, com a promulgação da lei que passou o Acre de território a Estado da Federação.

Em seguida, os alunos se dirigiram ao Salão Nobre, local onde os parlamentares aguardam o horário de início das sessões. O espaço abriga duas importantes obras do pintor acreano Sansão Pereira.

 O próximo ambiente visitado e o mais aguardado pelos estudantes foi o plenário do Poder Legislativo, onde eles puderam contemplar a maior obra de marchetaria do mundo, disposta em nove painéis, do artista plástico acreano, Maqueson Pereira da Silva.

O trabalho incrível do artista plástico conta trechos da história da Revolução Acreana, entre eles podemos citar o corte da corrente sobre o Rio Acre pelas tropas de Plácido de Castro. Essa foi uma das táticas adotadas pelo exército boliviano para impedir a expansão dos soldados brasileiros, como bem explicou o técnico do legislativo, Paulo Luiz.

Os estudantes puderam ouvir ainda do técnico do legislativo e do chefe do cerimonial, explicações acerca da duração do mandato parlamentar, como são realizadas as sessões plenárias ordinárias, o trabalho das comissões permanentes da casa e sobre as normas que fazem parte da Constituição Estadual e do Regimento Interno, que definem as atribuições do Poder Legislativo e suas competências.

Para a professora Luciana Oliveira, o objetivo da visita é apresentar na prática como funciona o Poder Legislativo. “A importância dessa visita é mostrar realmente como funciona o nosso Parlamento, viver esse momento é fundamental para eles. É transcender os muros da escola. É uma oportunidade de eles verem na prática o que eles só sabem através dos livros, isso é essencial para o crescimento deles”, enfatizou.

A estudante Jéssica Maria ficou impressionada com tudo que ouviu e classificou a visita à sede do Poder Legislativo Estadual, como ‘muito legal’. “Saber o que os deputados fazem é muito importante. Hoje eu também fiquei sabendo que das 24 cadeiras ocupadas no parlamento acreano, 3 são ocupadas por mulheres, eu não sabia disso. Também fiquei sabendo que qualquer cidadão pode acompanhar a sessão diretamente do Salão Marina Silva, um dos ambientes que visitamos hoje. Achei muito legal, também não sabia disso”, frisou a aluna do 7º ano.

Ao final do encontro, o presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior, fez questão de saudar os alunos. Ele entregou ainda aos estudantes um exemplar da Constituição Federal adaptada, com linguagem acessível para os estudantes do ensino fundamental.

“Sejam bem-vindos, é com muita alegria que os recebemos aqui. Sabemos que a política está presente em tudo. Gosto muito de receber alunos das mais variadas escolas nesta Casa, essas visitas são uma oportunidade para eles aprenderem mais sobre o funcionamento do parlamento acreano. É sempre uma felicidade receber essas crianças”, disse Nicolau Júnior.

Os alunos também foram surpreendidos com a visita do deputado José Luis Tchê (PDT). O parlamentar também fez questão de conversar um pouco com eles e de explicar um pouco do seu trabalho parlamentar.

[Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac]

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POLÍTICA

Em Twitter Gladson afirma que Acre está melhor hoje do que quando assumiu em 2019

Publicado

em

Por

O governador Gladson Cameli (Progressistas) usou as redes sociais neste domingo, 03, para afirmar que o Estado do Acre hoje é muito melhor de quando assumiu em 2019.

No tweet, o Chefe do Executivo falou do combate à pandemia da covid-19 e destacou que os obstáculos foram vencidos com trabalho e determinação.

“O Acre de hoje é um estado muito melhor que o que assumimos em janeiro de 2019. Enfrentamos uma pandemia nunca vista na história do mundo atual e vencemos todos os obstáculos com trabalho e determinação”, afirmou

Continue lendo

POLÍTICA

Prefeitura é uma das vinte e sete cidades escolhidas para fazer parte do Programa Conta pra Mim

Publicado

em

Por

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), fez o lançamento do Programa Conta pra Mim, junto com o Programa Criança Feliz, na tarde de quinta-feira,30, no Parque Urbano – Seringal Capitão Ciríaco. Rio Branco é uma das vinte e sete cidades do Brasil escolhidas pelo programa, para fazer parte do projeto piloto.

O programa fez a entrega de 750 kits de literacia familiar, que consiste em aplicar no dia a dia, nas convivências entre pais e filhos, práticas que estimulam a leitura e a convivência familiar. Os kits contêm vinte livros infantis e materiais orientativos, desta forma iniciaram as primeiras tratativas para elaborar e executar uma ação conjunta envolvendo as políticas públicas de Educação e Assistência Social.

O projeto inicial é celebrado de um Acordo de Cooperação Técnica – ACT entre a Secretaria de Alfabetização – Sealf do Ministério da Educação – MEC e a Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância – SNAPI do Ministério da Cidadania.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Marfisa Galvão, enfatiza a importância da educação na vida de crianças, ao destacar que “é através da educação que conseguimos conquistar um futuro melhor, e como prefeitura, pensamos sempre em levar oportunidade para todos. Esse é um projeto que veio para agregar em muito nosso município”, diz.

“Os kits estarão atendendo as famílias de vulnerabilidade, que são nosso público alvo e junto também, as oportunidades de conhecimento e educação”, complementa Ivan Ferreira, diretor de Planejamento Estratégico e Operacional.   

O município de Rio Branco efetuou há 5 anos o Programa Criança Feliz, com uma meta ousada para atender 1.400 indivíduos nos oitos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS de nossa cidade. As visitas semanais atendem crianças de zero a 6 anos, Benefício de Prestação Continuada – BPC, grávidas e crianças sob medida protetiva/abrigo com visitas quinzenais. Vale ressaltar que o Programa Criança Feliz já realizou mais de 121 mil visitas domiciliares.

“Ser a única cidade do estado fazendo parte deste projeto mostra que o nosso trabalho no decorrer dos anos foi reconhecido, e que todo nosso esforço valeu a pena. É muito gratificante e esperamos que esses kits tragam para as crianças bons resultados e grandes oportunidades futuras”, explica Mircleide Mota, coordenadora do Programa Criança Feliz.

O programa passa a ser executado a partir de novembro, junto com os sessenta e um visitadores do Criança Feliz, explica Osvaldo Ângelo, coordenador do municipal do Programa Conta pra Mim. “Nossos visitadores já estão treinados com técnicas de leituras, aprimoramento e oficinas, para que possa ser levado às crianças o melhor”.

Continue lendo

ELEIÇÕES

“Sou um soldado dessa eleição”, diz Bittar depois de agenda no Alto Acre com Gladson Cameli

Publicado

em

Por

Evandro Cordeiro

O senador Márcio Bittar (UB) fechou a sexta-feira feliz da vida, segundo disse ao AcreNews, após agenda de dois dias no Alto Acre na companhia do governador Gladson Cameli (PP). “Sou um soldado em ponto de bala nessa campanha”, diz um Bittar cheio de esperança na reeleição de Cameli e disposto a caminhar pelos quatro cantos do Estado até os últimos instantes da campanha.

Márcio Bittar fecha a semana com a aliança selada com o governador Gladson Cameli a contragosto dos opositores. MDB, PSD e a esquerda sabem que, juntos, os dois formam a aliança poderosa da campanha, embora Bittar advirta que eleição não se ganha antecipadamente. “Não tem nada ganho, mas não tem como esconder que nossa aliança é forte”, diz o Senador.

Márcio Bittar tem um dos currículos mais ricos dentre todos os senadores do Acre. Sua aproximação com o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi benéfica para o Acre em todos os sentidos. Por exemplo: somadas todas as emendas dele, inclusive as de relator, foram parar nos cofres dos municípios alguma coisa perto de R$ 1 bilhão. Tem prefeito que vai terminar o mandato e não vai conseguir concluir obras feitos das emendas de Bittar. Isso desde os aliados até prefeitos de siglas da esquerda. Todos levaram gordas quantias.

Bittar foi convidado, naturalmente, a coordenar a campanha de Gladson Cameli, responsabilidade da qual não se safara, mas prega a modéstia nesse momento. “Sou candidato a soldado da campanha”, afirma Márcio, cujos partidos que controla tem candidatos tão competitivos que o cientista político mais inadvertido admite: vão eleger maioria da bancada federal e estadual.

Continue lendo

Trending

O Portal AcreNews é uma publicação de AcreNews Comunicação e Publicidade

Editor-chefe: Evandro Cordeiro

Contato: siteacrenews@gmail.com

Área rural 204, Barro Vermelho - Rio Branco

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Os artigos assinados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas