Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acre vai seguir na bandeira vermelha e com medidas restritivas

Avatar

Publicado

em

O Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 no Acre realizou na tarde desta segunda-feira, 5, a vigésima coletiva de informe sobre o avanço da pandemia no estado. Com análise dos dados de 14 a 27 de março, todo o Acre se mantém em Nível de Emergência (Bandeira Vermelha), situação onde se encontra desde o dia 1 de fevereiro.

Num quadro geral, as três regionais tiveram piora nos índices de isolamento social, aumento de casos de Covid-19, aumento de notificações por síndrome gripal e aumento de óbitos, com um altíssimo índice de ocupação de leitos tanto de enfermaria, quanto de UTI. O cenário mais crítico, hoje, é na regional do Baixo Acre/Purus, onde o maior hospital de referência do estado, na capital, não possui leitos de UTI disponíveis.

Com estado ainda em Bandeira Vermelha, medidas restritivas adotadas pelo governo do Estado seguem valendo Foto: Diego Gurgel/Secom

Em todo o estado, quase 7 mil notificações por síndrome gripal foram registradas só no período de 21 a 27 de março, transformando este no pior quadro da pandemia até agora, numa manutenção de óbitos que ultrapassam os 50 por semana, há quatro semanas consecutivas.

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, destacou que neste momento todas as medidas restritivas existentes até então no estado se mantêm. O governo segue com esforços e desafios diários para o combate à proliferação da doença e manutenção da assistência à saúde com abertura de leitos, mas que apenas o trabalho conjunto, com participação da população, entidades e executivo federal e municipal que poderemos alcançar melhores resultados.

“Reforço mais uma vez as medidas que precisamos adotar e que esse é um momento de união de todos nós, pessoas e instituições, para que possamos vencer essa doença aqui no estado do Acre. E pedimos novamente a todos que não se aglomerem, lavem as mãos, usem máscaras. Precisamos barrar o avanço do vírus”, conta o secretário.

Medidas são mantidas

O Estado manterá as medidas adotadas desde fevereiro para o controle da doença, que incluem o funcionamento de quase todos os setores econômicos com a capacidade máxima de 20% em Bandeira Vermelha, além da adoção obrigatória de medidas sanitárias, como o uso de máscaras.

Lockdown Foto: Marcos Vicentti/Secom
Fim de semana segue com medidas mais restritivas Foto: Marcos Vicentti/Secom

Vale lembrar, ainda, que por meio do decreto 8.445, foi adotado o Toque de Restrição, que torna proibida a circulação de pessoas das 22 às 5 horas da manhã, todos os dias da semana.

Os finais de semana seguem com as medidas mais rígidas de contenção, onde ficam impedidos de abrir para atendimento ao público todo o comércio não essencial, além de restaurantes, lanchonetes, supermercados e similares, onde o atendimento deverá ser apenas por serviço de delivery. Fica proibido qualquer tipo de atendimento presencial ao público, inclusive na modalidade drive thru. Também está suspensa a aglomeração de pessoas em espaços públicos e privados destinados à recreação e ao lazer.

Quanto aos templos religiosos, o procurador-geral do Estado, João Paulo Setti, atentou que a decisão monocrática do Supremo Tribunal Federal (STF) no último fim de semana pouco altera as medidas adotadas no Acre. A abertura já era permitida em 20% da capacidade, podendo ser expandida agora para 25%.

O Pacto

O Pacto Acre Sem Covid é uma ferramenta destinada a viabilizar a harmonia entre o desenvolvimento econômico, o direito de proteção à saúde e os valores sociais do trabalho, tendo por finalidade precípua a efetiva proteção do direito à vida.

Este instrumento assegura a retomada gradual e responsável das atividades econômicas e comerciais no âmbito estadual, por meio de mecanismos impulsionados pela atuação conjunta da sociedade, do setor econômico e do poder público, tendo como referência, diretrizes e decisões baseadas em dados oficiais e evidências científicas. 

Os níveis de classificação de risco foram divididos em Vermelho, Laranja, Amarelo e Verde, respectivamente do mais restritivo para o mais flexível. A cada 14 dias é realizada uma nova avaliação dos indicadores, cabendo às prefeituras realizar a autorização das atividades permitidas no respectivo nível de risco apurado por meio de decreto municipal, bem como a instituição de protocolos sanitários a serem seguidos pelos setores da economia que estejam autorizados a funcionar. Um trabalho que envolve Estado, prefeituras, entidades e conta com o apoio de toda a comunidade.

Continuar lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tempo no domingo (11) vai ser nublado e com previsão de chuva no Acre, prevê Sipam

Avatar

Publicado

em

Por

O tempo não deverá mudar neste domingo (11) em todo o estado do Acre. De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o dia será nublado e há previsão de pancadas de chuvas seguidas de trovoadas entre a tarde e à noite.

Confira as temperaturas em todas as regiões:

Alto Acre

Em Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, as temperaturas oscilam entre a mínima de 21°C e a máxima de 29ºC.

Baixo Acre

Mínima de 22°C e máxima de 29ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco.

Vale do Juruá

Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 24ºC e 29°C.

Vale do Purus

Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 22º C e 28°C.

Vale do Tarauacá/Envira

Por fim, em Feijó, Jordão e Tarauacá a variação de temperatura fica entre a mínima de 23°C e a máxima de 28°C.

Continuar lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gefron apreende carregamento com 26 quilos de cocaína

Avatar

Publicado

em

Por

Um carregamento com 26 quilos de cocaína foi apreendido no fim da tarde deste sábado, 10, pelo Grupamento Especializado de Fronteiras, o GEFRON.


A ação, que contou com o apoio da Polícia Federal, ocorreu na Br-317.


A equipe do Gefron, comandada pelo Coronel Antônio Teles e pelo Delegado Rêmullo Diniz, fazia um patrulhamento na rodovia.


Quando o passageiro de um veículo avistou a guarnição, jogou um saco para fora do carro. Depois desceu e entrou numa área de mata. “ Ao perceber a ação suspeita, nossa equipe realizou buscas e encontrou a droga e o acusado”, disse o Coronel Teles.


Na mesma ação o condutor do carro foi preso. No saco os policiais do Gefron encontraram 26 quilos de cocaína. A droga teria como destino Rio Branco.


Os dois ocupantes do automóvel foram presos em flagrante. “ O Gefron está intensificando as ações de combate à criminalidade em várias regiões. Em três dias foram mais de 50 quilos de drogas apreendidas”, disse o Delegado Rêmullo Diniz.

Continuar lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coronavirus começa a dar sinais de “cansaço” e cai número de mortes no Acre

Avatar

Publicado

em

Por

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), registra 378 casos de infecção por coronavírus neste sábado, 10, sendo 141 casos confirmados por exames de RT-PCR e 237 por testes rápidos. O número de infectados saltou de 72.897 para 73.285 nas últimas 24 horas.

Até o momento, o Acre registra 192. 274 notificações de contaminação pela doença, sendo que 117.955 casos foram descartados e 1.044 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 61.861 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 299 pessoas seguem internadas.

Os dados da vacinação contra a Covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS), ficando sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Diante da taxa de ocupação de leitos sobrecarregada no Sistema Único de Saúde, o Estado segue agora trabalhando, com apoio do governo federal, com a transferência de pacientes para outras localidades onde há disponibilidade de leitos para tratamento da Covid-19. A lista de espera por vagas de UTI e enfermaria consta no PDF de Assistência, anexado a este boletim.

Mais 5 notificações de óbitos foram registradas neste sábado 10 de abril, sendo 1 do sexo masculino e 4 do sexo feminino, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 1.339 em todo o estado.

Óbitos do sexo masculino:

Morador de Cruzeiro do Sul, S. J. M., de 74 anos, deu entrada no dia 26 de março, no Hospital Regional do Juruá, e faleceu no dia 8 de abril.

Óbitos do sexo feminino:

Moradora de Sena Madureira, A. C. S., de 81 anos, deu entrada no dia 3 de abril, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), e faleceu no dia 8 de abril.

M. I. S., de 59 anos. Moradora de Rio Branco, deu entrada no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), no dia 2 de abril vindo a falecer no dia 9 de abril.

Moradora de Rodrigues Alves, T. S., de 86 anos, deu entrada no dia 1 de abril, no Hospital Regional do Juruá e faleceu no dia 9 de abril.

Moradora de Rio Branco, F. S., de 66 anos, deu entrada no dia 6 de abril, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), e faleceu no dia 9 de abril.

Continuar lendo

Trending

www.acrenews.com.br é uma publicação da Acrenews Comunicação

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Endereço: Área rural, 204, Setor Barro Vermelho - CEP 69.923-899

Os artigos assinados não expressam a opinião deste site.

contato@acrenews.com.br

Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados.